O atendimento de uma clínica é praticamente tão importante quanto a qualidade do serviço que é prestado. Em alguns casos, o atendimento irá garantir que o primeiro contato do cliente seja o melhor possível, permitindo assim que ele retorne ou agende um horário com maior tranquilidade. Por isso, nossas dicas de atendimento para clínica odontológica hoje vão te auxiliar no sucesso do seu negócio.
Para clínicas iniciantes, é comum que o empresário recepcione seus clientes por si próprio, já que nem sempre é possível contratar alguém para isso logo de cara.
Então, nossas dicas de atendimento para clínica odontológica servem tanto para quem irá atender, quanto para quem já possui um atendente na ativa e precisa capacitar ele para melhorar o fluxo de clientes de sua clínica, sem contar o odontólogo empreendedor que começou seu negócio e deseja promover um atendimento mais assertivo desde o princípio. Fique atento às nossas dicas, que vão melhorar a efetividade de seu atendimento, e por consequência, sua captação de clientes de uma forma geral.
Índice
Dicas para atendimento para a clínica odontológica
Disponibilidade de atendimento
A primeira dica é sobre disponibilidade de atendimento. Uma clínica depende muito mais de atendimento passivo que ativo, já que o serviço de uma clínica odontológica lida diretamente com as necessidades das pessoas, porém, a clínica pode trabalhar com ambos os tipos de atendimento, sendo o ativo muito mais opcional.
Para o atendimento passivo, quanto mais meios que o cliente tem para entrar em contato com a clínica, melhor a captação. Então, atenda os clientes via:
- Telefone da clínica;
- Aplicativo de mensagens, como WhatsApp e Messenger;
- E-mail, quando viável para a clínica.
O atendimento digital vem sendo cada vez mais a opção mais aderida pelas clínicas, principalmente quando se trata de marcar horário por WhatsApp e Messenger, permitindo que não seja necessário o contato imediato por telefone para conseguir marcar um horário.
Informal, mas sempre educado
Não são poucas as pessoas que tem receio, traumas ou até medo de ir ao dentista. Porém, como muitas vezes é uma necessidade, é comum que as pessoas, mesmo com medo, marquem de ir ao dentista com uma certa frequência.
Uma das dicas de atendimento para clínica odontológica mais importantes é promover o conforto total do indivíduo, partindo principalmente de seu atendimento inicial, o primeiro contato. Um atendimento com voz calma, tom suave e vocabulário mais simples e informal irá permitir que seu cliente se sinta mais confortável de não somente agendar o horário, mas também mais facilmente marcar o retorno ao consultório.
Conforto em primeiro lugar
Tenha certeza de deixar o cliente com total conforto, independente do método de atendimento que for usar. Seja sucinto, porém sempre educado para conseguir conquistar o seu cliente, e para que isso te permita passar pelas barreiras de desconforto, receio ou medo para que você consiga promover um atendimento mais efetivo.
No caso de atendimento ativo para remarcar consulta depois de um ano, uma de nossas dicas para atendimento para clínicas odontológicas nesse caso é sempre ligar com um tom bem mais informal, ou mandar uma mensagem com tom mais amigável, convidativo, que encoraje o retorno. Além disso, você deve se certificar de que seus clientes compreendam a extensão dos benefícios de comparecer ao dentista.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Capital. Será um prazer te auxiliar, principalmente no que diz respeito à Contabilidade para Dentistas.
Sucesso e até breve!