Qualquer profissão pode se renovar e vence quem chegar primeiro. Já pensou em ir além da publicidade tradicional? Que tal apostar suas fichas em estratégias de Instagram para dentistas?
Por ser a rede social que mais cresce no momento, o Instagram pode ser uma alternativa melhor que o Facebook, por exemplo, para divulgar seu consultório. Além disso, o foco em fotografia faz do Instagram a plataforma ideal para se conectar com usuários que podem precisar de tratamento.
Não tem ideia do que postar para atrair o interesse de usuários do Instagram? Então, você precisa conhecer as ideias que trouxemos neste artigo! Por isso veja, abaixo, algumas das melhores ideias de posts que você pode publicar no Instagram para dentistas!
Índice
1. Tutoriais para melhor cuidado bucal
Quem está nas mídias sociais procura se educar ou se entreter. Você pode fazer ambos, mas recomendamos que use seu perfil para publicar conteúdos educacionais, gerando valor.
Utilize a plataforma como um meio de educar seu público e propagar informação. Crie pequenos guias para ajudar seus seguidores a fazerem uma melhor escovação, passar o fio dental e usar o enxaguante bucal, por exemplo.
Apesar de parecerem informações simples, muitos acabam se esquecendo e até errando no básico. Você pode ser o dentista que lembrará isso a eles!
2. Selfies com os pacientes
Mostrar um pouco da sua rotina de trabalho e dos bastidores é uma boa tática de Instagram para dentistas. As famosas selfies podem ser usadas, ou também pode tirar fotos do seu consultório para mostrar como ele é limpo e aconchegante.
Ao tirar selfies com pacientes, vale lembrar que é necessário que eles autorizem a publicação previamente (como vamos mostrar na dica ao final do artigo).
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
3. Fotos estilo “antes e depois”
Muitos recomendam não fazer fotos no estilo “antes e depois”. Isso porque, de fato, a prática era proibida pelo CFO até pouco tempo atrás.
Entretanto, o Conselho flexibilizou as regras para publicidade, inclusive no uso do Instagram para dentistas. Uma das flexibilizações passou a permitir publicar selfies com seus pacientes e fotos no estilo “antes e depois” dos tratamentos.
Utilizar esse tipo de imagem é ideal para mostrar que seus serviços trazem resultados. Além disso, também despertará a curiosidade dos seus seguidores.
É provável que, a partir dessas publicações, você receba comentários e perguntas sobre os tratamentos que oferece, e você poderá marcar consultas até mesmo por meio do Instagram Direct.
[Dica extra] Atenção às regras do CFO
Com as três ideias acima, você já poderá começar a programar posts em seu perfil no Instagram. Porém, é necessário se atentar a alguns regulamentos do Conselho Federal de Odontologia.
O primeiro deles é a colocação do seu nome e seu número de registro no CRO em todos os posts. Em seguida, para qualquer foto de paciente, é necessário autorização prévia por escrito do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse termo deve ter assinatura do paciente ou de seus responsáveis legais.
Também não é possível publicar vídeos ou transmissões ao vivo de tratamentos, mesmo que autorizado pelo paciente. Por fim, não é permitido fazer posts de venda no Instagram ou oferecer qualquer tipo de brinde gratuito. Promessa de resultados ou divulgação de preços também são proibidos pelo CFO.
Com essas ideias de post e sabendo quais são as restrições estabelecidas pelo conselho, você pode começar a postar desde já!
As mídias sociais estão presentes no cotidiano do país, mas ainda são pouco usadas por setores mais tradicionais. Por isso, comece a postar já e aproveite as vantagens de ser um dos poucos em sua região a usar o Instagram para educar seus pacientes.
Gostou do conteúdo? Você é dentista e deseja ter acesso a mais dicas valiosas como essa? Então continue acompanhando os artigos do blog!