Possuir uma clínica odontológica não é tarefa fácil. Embora você se preocupe em fornecer a seus pacientes um tratamento superior para que tenham uma saúde bucal perfeita, é muito fácil ficar preso nas operações do dia-a-dia e esquecer um outro elemento vital para que seu consultório odontológico seja um sucesso: garantir uma experiência excepcional aos seus pacientes.
O fato é que a maneira de gerenciar sua clínica odontológica deixa impressões duradouras em seus pacientes e impacta significativamente as suas taxas de retenção e fidelização. É imperativo que você permaneça organizado, esteja no topo das melhores clínicas e aprenda a gerenciar uma clínica odontológica com os pacientes no coração.
Aqui estão 8 dicas para ajudá-lo a melhorar a experiência de seus pacientes em sua clínica odontológica:
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Índice
O que torna a sua clínica exclusiva?
Todas as campanhas de marketing de sucesso para clinicas odontológicas compartilham estratégias consistentes para que você se destaque da concorrência. Mas, a fim de estabelecer verdadeiramente a sua clínica odontológica como uma das líderes de mercado quando o assunto for saúde bucal, você também deve identificar os seus diferenciais de mercado e proteger suas vantagens competitivas exclusivas. Se você oferecer uma enorme gama de serviços de saúde bucal ou enfatizar uma determinada especialidade, sua perspectiva distinta tem o poder de atrair e reter um alto volume de pacientes.
Para aproveitar ao máximo esses atributos, é preciso promovê-los de forma consistente ao longo de todas as suas campanhas de publicidade dental e interações com os pacientes. Então, ao invés de depender de canais de publicidade tradicionais, que muitas vezes “são muito comuns para todo mundo”, você deve considerar métodos que destacam o que define a qualidade e os diferenciais comprovados de sua clínica odontológica.
Excepcionalmente personalize boletins digitais sobre saúde bucal, E-mail Marketing e Newsletters, publicações nas mídias sociais, interações pelo WhatsApp, enfim, são apenas algumas das maneiras que você pode se relacionar com mais qualidade com os seus pacientes, e construir uma consciência dos serviços que sua clínica oferece, promovendo o seu negócio dental como a melhor escolha da sua região.
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Criar uma cultura empresarial
Uma vez que você descobriu o que define os diferenciais de sua clínica odontológica, é hora de mergulhar um pouco mais fundo e descobrir a sua cultura empresarial.
Sim, descubra. Sua cultura empresarial já existe, você só precisa encontrá-la! Está em sua personalidade, seu estilo de liderança, seus valores, seus processos, seu comportamento, suas expectativas, e na sua comunicação interna com seus funcionários e também com seus pacientes. Essencialmente, é como você gere ou administra a sua clínica odontológica. Até mesmo a decoração do seu consultório e o ambiente físico desempenham um papel na sua cultura empresarial. Quando engajado, sua maneira única de fazer as coisas tem o poder de aumentar a produtividade, atrair pessoas de qualidade, e manter os pacientes fidelizados.
Para desenvolver e fortalecer sua cultura empresarial, reúna todos os membros de sua equipe e tenha uma discussão aprofundada sobre as operações do dia a dia do seu consultório dental, bem como seus objetivos a longo prazo. Ouça a todos, anote todas as observações, dê atenção ao que eles acreditam serem os fatores que o diferencia, em seguida, trabalhe com eles de modo que cada funcionário esteja na mesma sintonia. Quando cada funcionário estiver trabalhando pelo mesmo objetivo, o ambiente de trabalho será mais harmonioso, mais produtivo, com bem menos estresse e com certeza, sua clínica odontológica será bem mais próspera em todos os sentidos!
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Expanda seus serviços
Quando se trata de tempo para aumentar sua base de pacientes, pense em maneiras de expandir seus serviços para melhorar o valor percebido, reforçar a sua posição competitiva, e despertar o interesse de potenciais pacientes. Talvez o seu potencial de produção seja limitado pelo tamanho atual do seu consultório odontológico, e você está pensando em se mudar para um espaço maior. Talvez você esteja interessado em melhorar a acessibilidade da sua clínica. Ou talvez você esteja considerando a introdução de novas especialidades para atender às crescentes necessidades da sua comunidade.
Seja qual for o caminho que você deseja trilhar, certifique-se de não sobrecarregar as operações de sua clínica. Ao atingir o equilíbrio certo entre tecnologia, especialidades, processos e recursos humanos, sem comprometer a qualidade do atendimento, então você vai se tornar um dentista de sucesso com uma forte reputação, clientes leais e os lucros maximizados.
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opções financeiras flexíveis
As clínicas odontológicas de sucesso oferecem aos seus pacientes uma ampla gama de opções de pagamento para que eles se sintam mais inclinados a aceitarem as recomendações de tratamento e fecharem o contrato para um tratamento duradouro e contínuo. Além de atenderem a planos de saúde odontológicos, oferecem as opções financeiras mais convenientes tais como, débito, crédito, cheque e dinheiro, além de financiamento especial para garantir que a situação financeira pessoal não interfira nas decisões sobre os cuidados com a saúde dental.
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Lembre-se de se envolver
Para uma clínica odontológica, nada importa mais do que ser capaz de contar com um grupo de pacientes fiéis que a visitem regularmente e que recomende a mesma aos seus amigos e familiares. Afinal de contas, manter pacientes da carteira fiéis é substancialmente menos custoso do que ter que empenhar esforços para conquistar novos pacientes. Porém, manter pacientes da carteira leais ao consultório, requer mais do que apenas oferecer um serviço razoável, horários flexíveis de atendimento e um local de fácil acesso. Trata-se de envolver os pacientes, chegando a eles em um nível emocional, ganhando sua confiança e criando relações duradouras.
Graças a era digital em que vivemos atualmente, existem inúmeras oportunidades para que os dentistas não só se aproximem dos pacientes existentes e dos potenciais, mas também se conectem com eles em uma base contínua. Através do marketing multicanal, que inclui uma mistura de WhatsApp, SMS, Facebook, Instagram, You tube, Blog e E-mail Marketing, nunca foi tão fácil para se manter na vanguarda das mentes dos pacientes, mostrar-lhes que você realmente se importa, tornar-se a maior autoridade em saúde bucal e o dentista mais bem-sucedido e popular para o seu público.
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Incentivar a indicação de novos pacientes
Quando se trata do crescimento da sua base de pacientes, nada é melhor do que “buzz marketing” ou uma excelente referência boca-a-boca. Uma recomendação confiável de um amigo, familiar, colega ou até mesmo através da internet pode ser a única razão porque um paciente escolhe a sua clínica odontológica em detrimento de outras.
Os pacientes da base sempre estão muito ocupados com suas próprias vidas e muitas vezes sequer pensam em apoiar o desenvolvimento de sua empresa. Então, para ajudar a incentivar os pacientes a falarem sobre a sua clínica odontológica aos amigos, contar sobre os seus diferenciais e sobre os seus serviços, você precisa ser proativo em pedir indicações aos pacientes. Você pode distribuir cartões de referência no consultório, oferecer um programa de bônus de referência, oferecer aos pacientes links rápidos para sites de avaliação on-line, incentivar os pacientes a entrarem no seu site e darem depoimentos sobre a sua clínica odontológica e seus diferenciais, ou mesmo incentivar os funcionários e motivá-los a divulgar o seu consultório. Qualquer que seja o método de referência que você escolher, será útil no sentido de aumentar a base de clientes, porém, não se esqueça de acompanhar, medir e ser proativo nas suas ações.
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Atualize seu software de agendamento
Um sistema de agendamento odontológico de qualidade faz mais do que apenas lhe permitir marcação de consultas. Ele melhora o fluxo de pacientes, maximiza a produtividade, diminui o stress, tanto para pacientes quanto para os funcionários, e, finalmente, contribui para uma prestação de serviços e atendimento ao cliente superior ao que os seus pacientes esperam. É por isso que você precisa garantir que a sua clínica odontológica tenha o mais flexível, eficiente e atualizado software de agendamento possível.
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Treine, treine e especialize a sua equipe de atendimento ao cliente
A jornada de um paciente em sua clínica odontológica, começa com seu primeiro ponto de contato, que é na maioria das vezes uma recepcionista ou outro membro de sua equipe de recepção. Na verdade, sua equipe de recepcionistas e atendimento deve ser um dos seus maiores referenciais para atração de novos pacientes e manutenção dos pacientes da casa. Seu profissionalismo, habilidades comportamentais e de comunicação devem deixar em todos os seus pacientes e visitantes uma impressão duradoura de uma experiência incrível em cada visita.
Dito isto, a formação profissional e a educação continuada são elementos essenciais dos processos de gestão de uma clínica odontológica. Certifique-se de que cada pessoa que recebe e/ou trabalha com seus pacientes – pessoalmente ou por telefone – seja treinado para transformar numa experiência incrível de atendimento cada interação com o paciente.
E por fim,
Não se esqueça de manter uma gestão contábil eficiente, para potencializar todos os seus esforços e transformar sua clínica odontológica num verdadeiro empreendimento de sucesso.
Conte sempre com um contador especializado em contabilidade para clínicas odontológicas, contabilidade para dentistas ou contabilidade para consultórios odontológicos para apoiá-lo em sua gestão.
Até a próxima!