Índice
Entenda tudo sobre o Imposto de Renda para médicos
Você sabe como declarar Imposto de Renda para médicos? Esse é um imposto obrigatório e precisa estar em dia para que sejam evitadas multas. Entenda.
A declaração de Imposto de Renda é uma obrigação que deve ser cumprida anualmente; sendo assim, os profissionais da saúde (como, por exemplo, os médicos) precisam fazer.
Para que a declaração do Imposto de Renda para médicos seja realizada da maneira correta, é preciso estar em posse de algumas informações.
Por isso, no momento de prestar contas à Receita, é necessário reunir informações sobre seus rendimentos, sobre seus gastos, sobre suas dívidas e até mesmo sobre seus investimentos.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Elaboramos este post para que você tire todas as suas dúvidas e para que entenda sobre o Imposto de Renda para esses profissionais de saúde. Acompanhe.
Imposto de Renda para médicos: como funciona?
A declaração do Imposto de Renda para médicos possui algumas particularidades se comparada com a de outros profissionais.
Sendo assim, uma das peculiaridades é que, no momento da declaração, deve ser informado o CPF de todos os pacientes que receberam atendimento.
É importante destacar que os atendimentos são sempre referentes ao ano anterior, por exemplo, a declaração feita no ano de 2022 será com base nos atendimentos de 2021.
Essa foi uma maneira encontrada a fim de que a Receita Federal fizesse o cruzamento de informações dos pacientes para não burlar o sistema.
A declaração de Imposto de Renda para médicos é obrigatória aos que atuam como pessoas jurídicas e físicas.
Ou seja, mesmo que o médico tenha sua própria clínica com o seu CNPJ ou, ainda, seja contratado como pessoa física por uma empresa, será necessário declarar.
No caso de profissionais contratados, é necessário que tenha em mãos os comprovantes de renda do último ano.
Como fazer a declaração
No momento de realizar a declaração do Imposto de Renda para médicos, o primeiro passo é estar com todos os documentos já separados.
Por isso, organize tudo com antecedência. Tenha em mãos os recibos, as notas fiscais e tudo que for necessário para a declaração.
Em seguida, acesse o site da Receita e baixe o programa de geração da declaração; em seguida, forneça todas as informações solicitadas.
No momento de fazer a sua declaração de Imposto de Renda para médicos, não se esqueça de listar os itens dedutíveis.
Encaixam-se nesses termos, por exemplo, os gastos com água, com luz, com condomínio, com material de escritórios, entre outros que sejam necessários para a manutenção da atividade.
Além disso, pagamentos relacionados aos conselhos e aos sindicatos da profissão, bem como despesas com publicidade da clínica, também são dedutíveis..
É importante ressaltar que os comprovantes das deduções precisam constar na declaração.
Somus Contabilidade
Agora que você entende sua obrigatoriedade em fazer a declaração do Imposto de Renda para médico, seja como pessoa física ou jurídica, saiba que possuir uma assessoria especializada no assunto é um diferencial para que você não cometa erros no momento da sua declaração.
Por isso, conheça a Somus Contabilidade, nós temos um time de profissionais qualificados que irá te auxiliar na declaração de Imposto de Renda para médico.
Dessa maneira, você evitará problemas com o fisco.
Para entrar em contato conosco, clique no botão a seguir.
Contar com o auxílio de um profissional para declarar meu IR!