Muitos profissionais da medicina optam por trabalhar como pessoas jurídicas. Para isso, é preciso formalizar a abertura de uma empresa e realizar vários trâmites burocráticos. Uma das escolhas importantes que devem ser feitas é a escolha do formato empresarial ou tipo de empresa.
É nesse momento que muitos ficam em dúvida em como realizar a abertura de EIRELI para Médicos e Clínicas Médicas. Vamos conversar melhor sobre o assunto? Continue a leitura!
Índice
Saiba o que é EIRELI
EIRELI é a sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, um modelo de empresa regulamentado pela Lei 12.441 de 2011. Graças a esse formato empresarial, médicos podem abrir uma organização sem a necessidade de ter um sócio, ou seja, pode ter uma empresa individual. Antigamente, essa necessidade de ter um sócio para formalizar o negócio gerava desconfortos e até mesmo a prática ilegal de sócios fantasmas.
De acordo com o texto da lei, “poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional”.
Além disso, também é preciso ter um capital inicial de pelo menos 100 salários vigentes.
Outra característica da EIRELI é que em caso de problemas financeiros da empresa, o sócio não pode ter o seu patrimônio pessoal afetado.
Confira as vantagens de realizar a abertura de EIRELI para Médicos e Clínicas Médicas:
- elimina a necessidade de sócios;
- protege o patrimônio pessoal do proprietário;
- sem limite de faturamento anual (ao contrário do MEI, por exemplo).
Veja como funciona a abertura de EIRELI para Médicos e Clínicas Médicas
A maneira de fazer a abertura de uma empresa EIRELI para Médicos e Clínicas Médicas é bem semelhante aos demais modelos empresariais. Depois de verificar se cumpre todas as exigências para abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, é interessante procurar a prefeitura para se informar sobre as licenças que vão ser necessárias para o funcionamento da empresa no endereço desejado. No caso de empresas ligadas ao setor da saúde, vão ser necessário o alvará da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros.
O que é necessário para abertura de EIRELI?
Além disso, para realizar a abertura de EIRELI para Médicos e Clínicas Médicas também é preciso fazer o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). O órgão é responsável por fiscalizar a atuação de profissionais da área e também presta vários serviços de apoio a atividade no país.
Após as consultas prévias e a verificação da viabilidade do imóvel selecionado, é viável elaborar um documento constitutivo de pessoa jurídica. No Ato Constitutivo vão estar presentes dados sobre a empresa, como endereço, modelo societário, capital, segmento, entre outros itens. O documento precisa ser registrado na Junta Comercial do estado em questão. Também é neste momento em que o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é criado.
Com o CNPJ em mãos, é preciso ir até à Prefeitura do município para fazer a Inscrição Municipal. Esse passo é fundamental para que a empresa consiga emitir notas fiscais. Em alguns estados essa inscrição é realizada na Junta Comercial, mas é necessário verificar as regras da sua cidade. Pronto!
Entendeu como funciona a abertura de EIRELI para Médicos e Clínicas Médicas? Como vimos, abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada pode ser bastante benéfico para profissionais da saúde. O processo envolve muitas burocracias e é muito importante contar com ajuda de um profissional de contabilidade especializado em abrir EIRELI para Médicos e Clínicas Médicas.
Então? Precisa de ajuda para formalizar o seu negócio? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a nossa empresa!