Índice
Preparamos Este Passo A Passo Para Que Você Entenda As Melhores Práticas A Fim De Abrir Uma Construtora E Fazer Do Seu Ofício Uma Forma Para Alcançar Seus Objetivos!
Todo grande empreendimento começou de um sonho, assim como o seu!
Por isso, sonhar com as conquistas que você tanto deseja é fundamental, mas tirá-las do papel é o primeiro passo para que ela deixe de ser um sonho e se torne a sua realidade.
Portanto, colocar a mão na massa é preciso, e se você quiser realmente ver todos os seus desejos tomando vida, é preciso começar o quanto antes.
Mas, você sabe como começar?
Se não, vamos falar como abrir uma construtora de uma forma simples e prática, para tirar logo do papel seus planos!
E então, vamos lá? Boa leitura!
Conhecendo o Mercado
O mercado nacional está cada vez mais competitivo e isso é algo, simplesmente inegável, uma vez que conseguimos enxergar os processos econômicos rumo a uma nova crise financeira.
Contudo, para aqueles que sabem exatamente o que querem fazer – assim como você -, pode se dizer que já estão “dez passos à frente” de seus concorrentes, visto que já têm não apenas conhecimento sobre o mercado no qual pretendem abrir uma construtora, mas que compreendem as obrigações implicadas por essa atividade.
Sendo assim, o correto estudo do mercado no qual há a pretensão de atuar é imprescindível, ainda mais quando levamos em conta a grande quantidade de empresas do mesmo ramo procurando conquistar a mesma fatia de mercado.
Dessa forma, considere as seguintes informações a fim de conhecer o mercado mais a fundo e abrir uma construtora de sucesso:
- Público-alvo que pretende atingir;
- Maiores empresas do seu ramo de atuação;
- Custos de atuação de uma construtora;
- Estratégias utilizadas para a divulgação de serviços; entre outros.
Após ter em mãos cada uma dessas informações, é preciso fazer um estudo aprofundado para entender quais serão seus objetivos ao abrir uma construtora.
Portanto, após essa fase, chegaremos no plano de negócios.
Plano de Negócios
Após compreender a atuação do seu mercado, a primeira fase é desenvolver o correto plano de negócios, não apenas com o objetivo de abrir uma construtora, mas de analisar a viabilidade, assim como as melhores opções para desenvolver essa ação.
Sendo assim, pode-se dizer que fazer uma plano de negócios é fator crucial para definir estratégias claras e assertivas com o objetivo de fazer a sua construtora atingir os mais altos níveis de sucesso.
Para além disso, este documento é capaz de fornecer um overview para se antecipar às dificuldades e, assim, auxiliar na definição de medidas preventivas, bem como aquelas consideradas paliativas.
Então, considere os seguintes tópicos ao fazer o seu plano de negócios:
- Análise de mercado;
- Plano de Marketing;
- Projeto operacional;
- Plano financeiro;
- Análise de cenários;
- Análise estratégica;
- Avaliação final do plano de negócios.
Questões Legais e o CREA
Todas as fases anteriores são extremamente importantes, porém, nenhuma delas é capaz de garantir a saúde da sua empresa, além de mantê-la distante de problemas, como é o caso da legalização.
Dessa maneira, ao abrir uma construtora, é de suma importância ter o apoio de um contador experiente em relação ao seu mercado para que, assim, ele consiga indicar a você as melhores maneiras de efetivar o seu projeto através do correto enquadramento tributário, obtenção de alvarás, cadastro junto à RFB (Receita Federal do Brasil), cadastro junto ao CREA, entre muitos outros aspectos que, se não forem seguidos à risca, podem acabar com a sua construtora antes mesmo de ela começar a dar os frutos que você tanto busca.
Visto isso, caso precise de auxílio para abrir a sua construtora, entre em contato com a gente. Será um enorme prazer ajudá-lo a concretizar o seu sonho!