Ícone do site Contabilidade em Brasília

Certidão negativa – Como funciona o processo de obtenção?

Certidao Negativa Como Funciona O Processo De Obtencao Contabilidade Em Brasilia Df | Capital Assessoria Contabilidade Em Brasília - Contabilidade em Brasília

Saiba como obter sua certidão negativa, ter o controle sobre toda e qualquer pendência e não ser pego de surpresa!

É como dizem: nós nunca sabemos até que acontece com a gente. Existem tantos processos que necessitam de atenção e zelo por sua parte, que chega a ser difícil atentar-se a todos os pontos e procedimentos necessários para que sua empresa continue gerando os melhores lucros e resultados, sempre inovando para alcançar novas metas.
E é normal que os procedimentos aumentem sua quantidade e complexidade com o passar do tempo e, para auxiliá-lo com a gestão das áreas e com o objetivo de evitar perder a qualidade, delegou cargos de responsabilidade para funcionários de confiança e inteiramente competentes de manter o alto padrão de excelência para ajudá-lo em sua administração.
Mas, mesmo com todos os cuidados, é possível que uma coisa ou outra escape do seu radar afiado por engano, e só se tenha conhecimento quando o problema já está bem maior do que se desejaria. E imprevistos acontecem, mesmo com todo o zelo, alguns aspectos pequenos passam despercebidos em meio a outras ações e movimentações da empresa.
E para te ajudar a sair de uma furada – antes mesmo que seja tarde demais -, viemos mostrar um método para conferir se está tudo certo entre você, seu empreendimento e a lei: a certidão negativa. Deste modo, nada te pegará no “pulo do gato” e você pode focar em seu crescimento com mais tranquilidade.
E então, vamos começar? Boa leitura!

O que é uma certidão negativa?

A certidão negativa é um documento que comprova a não existência de nenhuma pendência nos âmbitos financeiros ou processuais no seu nome, no de sua empresa ou até mesmo sobre propriedades. Pode ser emitido por qualquer órgão do governo e possuem validades referentes ao tipo de certidão, da data que foi realizado o pedido e à instituição que foi requerida a emissão. 
Ou seja, é um certificado que alega que não há questões que impeçam você de estar em harmonia com as leis vigentes – ufa! 
É uma maneira eficiente de monitorar se a situação de algum débito – que possa vir a acarretar em complicações com o Governo, no caso de alguma falha nos métodos de vigilância e controle dos processos do seu negócio – realmente aconteceu ou se não há nada a se preocupar.

Como emitir?

Para emitir uma certidão negativa, é necessário entrar em contato com qualquer órgão público. Mas não se preocupe!  A maioria das solicitações podem ser feitas online e muitas delas são gratuitas, apesar de haver uma necessidade de verificar se é necessário fazer esse processo pessoalmente e se o documento exige que seja efetuado um pagamento, isso dependerá do tipo de certidão negativa que você necessita.
De sua parte, devem ser providenciados o CNPJ da empresa e buscar online o órgão do governo que poderá atender ao seu requerimento. Caso seja alguma pendência pessoal, ao invés do CNPJ, basta informar o seu CPF e realizar a mesma ação. Bem simples, não?
Gostou do conteúdo? Sobrou alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
Certidão negativa - Como funciona o processo de obtenção?
Description
Saiba como obter sua certidão negativa, ter o controle sobre toda e qualquer pendência e não ser pego de surpresa!
Author
Publisher Name
Capital
Publisher Logo
Sair da versão mobile