Atualizado em Março de 2023.
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Saiba qual a importância e como obter a certidão negativa para sua imobiliária
Mantenha a situação de sua imobiliária regularizada e evite problemas emitindo a certidão negativa de forma correta
A certidão negativa para imóveis é um documento fundamental para a regularização de imóveis.
Essa certeza atesta que não há dívidas ou pendências em nome do proprietário e/ou da imobiliária em questão.
Ela é exigida em diversas situações, como na hora de vender ou alugar um imóvel, e sua falta pode impedir a realização de transações imobiliárias.
Por isso, é importante estar em dia com as obrigações financeiras e fiscais para garantir a obtenção da certidão negativa. Com ela, é possível comprovar a idoneidade da imobiliária e evitar problemas futuros.
Continue conosco para entender mais sobre a importância e como obter a certidão negativa para sua imobiliária!
O que é a Certidão Negativa?
A Certidão Negativa é um documento emitido pelos órgãos do governo que comprova a inexistência de pendências financeiras ou processuais em relação a uma pessoa, empresa ou bem.
É um documento importante para verificar a regularidade de uma pessoa ou empresa em relação a débitos e processos.
Existem diferentes tipos de Certidão Negativa, dependendo do órgão emissor e do tipo de pendência que se deseja comprovar a inexistência.
A CND é um dos tipos mais comuns e é registrada para comprovar a inexistência de débitos fiscais e tributários.
Saiba mais sobre as certidões negativas nos materiais abaixo:
Quais os tipos de Certidões Negativas existentes?
Existem diferentes tipos de Certidão Negativa, dependendo do órgão emissor e do tipo de pendência que se deseja comprovar a inexistência.
Alguns dos principais tipos de Certidão Negativa são:
- Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT);
- Certidão Negativa de Débitos de Imóvel Rural (CNIR);
- Certidão Negativa de Débitos de Veículos (CNDV);
- Certidão Negativa de Débitos Municipais (CNM);
- Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CNE);
- Certidão Negativa de Débitos Federais (CNF).
Cada tipo de Certidão Negativa é emitido por um órgão específico e comprova a inexistência de pendências em relação a tributos, dívidas trabalhistas, imóveis, veículos, entre outros.
Como obter a Certidão Negativa para sua imobiliária?
Para obter a Certidão Negativa para sua imobiliária, é necessário realizar uma pesquisa nos órgãos competentes, como a Receita Federal, a Justiça Federal, Estadual e a prefeitura da cidade onde a empresa está sediada.
É possível solicitar a certidão de forma presencial ou online, dependendo do órgão em questão.
Sempre, é necessário informar o CNPJ da imobiliária e apresentar os documentos solicitados pelo órgão.
Após a análise dos dados, a certidão é entregue, atestando a regularidade fiscal e tributária da empresa.
É importante ressaltar que a validade da certidão é limitada, portanto, é necessário renová-la periodicamente para garantir a sua atualização.
Tenha o suporte de especialistas para auxiliar na obtenção da CND de sua imobiliária
A contabilidade é importante para a obtenção da certidão negativa de uma imobiliária, pois esse documento comprova a inexistência de pendências financeiras ou processuais no nome da empresa.
Os profissionais contábeis ficam responsáveis por manter as finanças da empresa em ordem, além de garantir que as obrigações fiscais e tributárias sejam cumpridas sem maiores problemas.
Dessa forma, a Somus Contabilidade pode auxiliar com todas essas questões para garantir que sua imobiliária se mantenha em conformidade.
Contamos com um time altamente qualificado e pronto para proporcionar as devidas soluções, de acordo com as necessidades específicas de seu negócio.
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