Índice
O que é a CFM e o que ele está fazendo frente à crise do novo Coronavírus?
Entenda o que é a CFM e qual a posição dele perante ao estado de pandemia causado pelo Coronavírus!
Doutores, socorristas e enfermeiros de todo o mundo estão se movendo neste exato momento para conter um mal invisível, que assombra todos.
De fato, o Coronavírus causou muito mais repercussão do que o imaginado, e combatê-lo é uma grande batalha, que está sendo travada não por soldados que portam armas de fogo, com o objetivo de aniquilar uma outra sociedade, com pensamentos diferentes, mas sim por agentes de saúde, que utilizam da ciência e esperança para unir os povos novamente.
Contudo, em tempos de isolamento social, muitos indivíduos são privados – talvez ainda mais do que o normal – de ter a devida assistência médica para evitar o contágio e disseminação do vírus.
Nisso tudo, os médicos do Brasil se encontram em um embate contra o distanciamento entre si mesmos e seus pacientes….
Contudo, ainda existe um órgão capaz de mudar esse cenário de dúvida para as pessoas que podem ajudar – mesmo que longe de seus pacientes!
Hoje, vamos falar sobre o CFM e qual foi a medida dessa entidade para conter a pandemia do novo Coronavírus no Brasil!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é o CFM?
O CFM é o Conselho Federal de Medicina, um órgão que define as normas quanto à prática de atividades de natureza médica, bem como a fiscalização de componentes representantes da saúde.
Portanto, ele é o que define o que está de acordo com as leis em todo território nacional sobre suas atitudes na área da saúde.
O que o CFM está fazendo perante a crise do Coronavírus?
Se o CFM está intimamente relacionado à área da saúde no Brasil, inclusive ditando as regras aos quais os estabelecimentos e profissionais devem seguir, o que ele está fazendo diante da nova pandemia?
Você já deve ter ouvido falar sobre o impasse nas atividades à distância prestada por médicos, não é mesmo?
Por isso, ao analisar os efeitos do Coronavírus e a necessidade de prestar assistência às pessoas que não conseguem sair de casa, ou moram em locais remotos demais para a ação de um profissional, a CFM tomou uma medida decisiva:
Foi reconhecida a necessidade de atendimento à distância de profissionais da saúde para pessoas em combate ao COVID-19.
Como agir segundo o CFM agora?
Bom, sabemos como o momento é delicado para todos agora, contudo, toda a ajuda que puder ser prestada será muito bem-vinda, inclusive, o CFM permite isso.
Sendo assim, se você puder transmitir seus conhecimentos remotamente, seja ele por recomendações ou outro tipo de ajuda, agora é o momento!
Diante de uma crise, é preciso estar ainda mais fiel ao seu propósito como profissional da saúde e, mesmo em quarentena, encarar o vírus inimigo com as armas que possui!
Portanto, mais do que nunca, você, doutor, possui um papel importante para todos: informar sobre o que pode ser feito e dar o exemplo.
Todos contamos com você, da forma que lhe for possível e, assim, passaremos por essa crise!
Gostou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário abaixo e nos diga a sua opinião sobre o assunto!