Eu não sei quanto a vocês, mas há algum tempo venho trocando muitas ideias com vários empreendedores da área da saúde, e todos me deram o mesmo parecer:
“Sentimo-nos muitas vezes sobrecarregados pela quantidade de marketing de conteúdo que entra em nossa caixa de entrada de e-mails todos os dias. São E-mails, Newsletters, E-books para download, White papers, webinars, dentre outros. Nossa!!! É muita coisa para lidar e acompanhar.”
Isso é totalmente compreensível! Muito conteúdo às vezes, fica complicado para se organizar e ler uma a um. No entanto, você já parou para pensar que esta quantidade de conteúdo que recebe, é também uma oportunidade incrível para encurtar sua curva de aprendizagem e assim você conseguir obter informações valiosas que talvez, de outra forma, você nunca teria acesso?
Isto é real e verdadeiro, e é também, uma excelente forma de você se atualizar, principalmente se você está apenas iniciando as atividades de sua clínica médica!
Claro que, para tirar o máximo proveito de todo este conteúdo livre, você tem que responder a algumas perguntas muito importantes:
“Como você fará para se concentrar em ideias que fazem sentido para o seu tipo de negócio? Quais as ferramentas que podem realmente ajudá-lo a começar a por sua ideia empreendedora em prática”?
Este é um desafio que muitos médicos, dentistas, fisioterapeutas e demais profissionais da área da saúde estão enfrentando neste momento para a abertura de sua clínica médica ou odontológica.
E a resposta que não quer calar, está contida na filosofia socrática, que na verdade é a inscrição que se via na entrada do Oráculo de Delfos: “conhece-te a ti mesmo”.
O que quero dizer com isto é que, antes de começar a olhar para fora e se perder em um redemoinho sem fim de ideias, você deve olhar para dentro de si mesmo e decidir o que você realmente quer fazer, e que tipo de empresa, clínica ou consultório que realmente você deseja construir.
É muito tentador nos dias atuais – onde o empreendedorismo está em alta no país – que você acredite que pode agarrar-se a alguns jargões corporativos, tais como como “construa a empresa do futuro” ou “a clínica médica ideal” e “você sabe a diferença entre preço e valor?”, e simplesmente escolher a combinação perfeita entre um bom software de gestão e iniciar a sua clínica médica a partir daí .
Sinceramente, talvez você possa ou talvez você não possa ou não deva agir assim. Sério mesmo… Eu não sei! Tudo o que posso lhe dizer é que eu juntei a tudo isso a minha visão de vários anos empreendendo e lidando com empreendedores, e sei que na verdade esses jargões nunca funcionaram para mim e menos ainda para eles.
O que sempre funcionou para mim ao longo do tempo foi uma estratégia simples, porém funcional, e que se baseia em:
– escrever numa folha de papel, seja num caderno ou no meu plano de negócios, algumas perguntas básicas sobre o que quero e, em seguida, ser o mais sincero possível dando em cada resposta o meu melhor, sem pensar demais ou tentar impressionar alguém.
Este é um processo contínuo e não tenho, de verdade, a pretensão de descobrir completamente tudo que preciso para ter sucesso empreendendo. Mas o processo de fazer perguntas sinceras sobre minhas pretensões me ajudou a definir o que eu realmente quero fazer e visualizar o tipo de empresa que eu estou lutando a vida inteira para criar e atender bem aos meus clientes.
Sendo assim, aqui estão algumas perguntas – e respostas – que podem e devem lhe ajudar a descobrir exatamente o tipo de clinica médica/ odontológica que você quer construir.
Vamos lá?
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Índice
Você quer construir uma clínica médica tradicional ou tem uma ideia mais inovadora?
Para mim, a resposta foi: “Eu quero uma empresa contábil totalmente inovadora”. Eu não tenho qualquer problema com as empresas de contabilidade tradicionais. Na verdade, eu realmente admiro a maioria delas. Mas eu nunca me encaixaria nesse mundo totalmente tradicional, apesar de ser um contador, e seria ridículo para mim tentar emular um modelo de negócio de uma empresa contábil apenas tradicional. Além disso, eu não acho que os meus clientes-alvo gostam necessariamente de empresas que prestam serviços de contabilidade apenas de forma tradicional. Eu acho que a maioria deles, até pelo perfil de profissionais que são, está à procura de um atendimento mais contemporâneo, voltado para uma era mais digital, dentre outros fatores.
E você, como um médico ou dentista, qual é a sua resposta sincera para esta questão?
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
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Tijolo e cimento ou Contabilidade Digital?
Contabilidade Digital, com certeza!
Mesmo tendo, logicamente uma infraestrutura física, por que alguém em são consciência, numa ara globalizada digital, iria manter uma empresa contábil apenas de tijolo e cimento, quando na realidade, quase todas as pessoas fazem tudo online?
Eu trabalho com médicos e dentistas em diversas cidades, que teriam muitas vezes, sérios problemas de logística e de tempo param se deslocarem até o meu endereço físico. Porém, tenho o Portal WEB da contabilidade, minha sede digital, onde posso atender às demandas mais burocráticas, tais como: envio de guias para pagamentos de impostos, declaração de rendimento, contrato social, atender às solicitações, dentre outras tarefas que são otimizadas através da tecnologia web. Além disso, outras coisas pode se resolver por e-mail e telefone. Essa é a maneira que eu já trabalho com alguns e gostaria de trabalhar com todos os meus clientes. Para mim este é o modelo de negócio ideal, mesclar as duas formas de atendimento.
E você, como pode aperfeiçoar o relacionamento com seus clientes. Manter apenas uma clínica física, ou criar também uma clinica virtual, onde você pode criar um atendimento personalizado e diferenciado quando seu cliente não esta em procedimento fisicamente?
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Sistema de gestão nas nuvens ou um ERP local?
É tentador manter sistemas internos em nossas empresas contábeis, principalmente porque há uma base de dados de clientes tão grande instalada em nossos servidores que nos dá equivocadamente uma sensação de “segurança”, mas as ineficiências inerentes a esses sistemas me deixa louco.
Neste momento eu trabalho com sistemas contábeis internos, porém, tem hora que me sinto trabalhando na era das cavernas. E sei que isso ainda vai ser uma rotina árdua por alguns anos, porque muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com todas as vantagens da contabilidade baseada numa gestão alocada em nuvem. Mas, em resposta sincera a minha pergunta, o tipo de serviço que eu quero prestar aos meus clientes gira completamente em torno do ecossistema globalizado virtual/digital. E é neste sentido que baseio meu planejamento.
- E você, já se habituou a era digital ou ainda prefere trabalhar com sistemas internos em sua clinica médica?
- Quais as facilidades os sistemas virtuais trariam para a gestão da sua clinica?
- Quais os benefícios de você ter total controle de toda gestão financeira administrativa de seu consultório, independente de estar presente fisicamente nele ou não?
- Você já ouviu falar em Coworking?
- Que tal ter um sistema de gestão onde você poderia ter acesso em qualquer endereço físico que estiver?
Saiba mais sobre coworking: https://coworkingbrasil.org/como-funciona-coworking/
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Atender a Nichos ou ser uma empresa generalista?
Olha amigo empreendedor… Eu já lutei muito com esta pergunta!
Quando você está apenas começando uma empresa contábil, a tendência natural é tentar ser um contador útil para todos os fins e atender a qualquer perfil de cliente que entrar pela porta do escritório. No entanto, eu cheguei a conclusão de que ser um contador ou empresa contábil generalista é como estar atolado em areia movediça.
Eu nunca iria obter o fluxo de trabalho, tipo de empresa ou perfil de cliente que eu queria a menos que eu tivesse uma abordagem vertical e especializada, e então eu escolhi me especializar em contabilidade para clinicas médicas e contabilidade para clínicas odontológicas, isto é, alguns nichos específicos que eu estava realmente animado a atender (tanto pessoal como profissionalmente) e hoje estou muito comprometido com eles. Posso atender de modo personalizado e apoiar a cada clinica médica e odontológica segundo as necessidades especificas de cada uma, seja referente a legislação, gestão, planejamento tributário, planejamento financeiro, dentre outras especificidades do segmento.
- E você, meu amigo empreendedor – médico ou dentista – que tipo de clinica médica ou odontológica quer ter?
- Uma clínica generalista ou quer atender à especialidades?
- Quer atender apenas particulares ou se associar as operadoras de saúde para atrair uma gama maior de pacientes?
- Qual a sua estratégia?
Meu conselho…
Se você está sonhando de iniciar a sua própria clínica médica respondendo a algumas perguntas básicas como estas que lhe fiz acima, então, esta pode ser uma boa maneira de começar.
A minha experiência diz que fazer isso, também pode ajudá-lo a lidar com o fluxo interminável de informações de marketing de conteúdo que continuam e continuarão vindo em sua direção.
Conheça os seus objetivos pessoais e o tipo de clínica médica ou odontológica que você pretende e quer construir. Isso tornará sua vida muito mais tranquila, e será muito mais fácil de escolher as ideias e conteúdos específicos que são realmente úteis ao seu ciclo de aprendizagem empreendedora.
Nosso blog é um exemplo disso. Postamos semanalmente matérias que agregam valor à suas ideias inovadoras e também lhe fornecem ferramentas que podem enriquecer a gestão da sua clinica médica e odontológica. Para nós, é muito importante que você seja excelente em tudo quando estiver empreendendo.
Que bom que você esta aqui! Mande-nos sugestões de assuntos que você quer ler, suas maiores dores, anseios e dúvidas. Temos muito amor e paixão, e nos sentimos privilegiados em poder atendê-los.
Muito sucesso e boa sorte!