Índice
Evite problemas financeiros nas clínicas médicas!
Veja quais são os problemas financeiros mais recorrentes em clínicas médicas e saiba como evitá-los em seu estabelecimento
Problemas financeiros ocorrem em empresas de todos os tipos, desde empresas iniciantes até grandes instituições.
Do ponto de vista de um médico, pode ser difícil saber de onde vem e para onde vai o dinheiro, por isso muitos estabelecimentos lutam para manter suas despesas gerais sob controle e para permanecer com lucratividade; outros se deparam com contas crescentes em um cenário de saúde em constante mudança.
Qualquer que seja sua situação, este artigo mostrará algumas das formas mais comuns de uma clínica médica cair em dificuldades financeiras e a forma de evitá-las no futuro.
Se o artigo lhe interessa, leia também os artigos relacionados:
- O fluxo de caixa pode ajudar no controle financeiro?
- Consultoria financeira: quando contar com ela na sua empresa?
- Não escreveu o seu documento fiscal? Saiba o que fazer!
Dívidas e problemas financeiros na prática, como ocorrem?
Dívidas e problemas financeiros podem surgir de várias causas diferentes, incluindo contas médicas e investimentos. No entanto, muitos médicos relatam que as dívidas e os problemas financeiros mais comuns têm origem na má escrituração e administração por médicos.
A má escrituração e a gestão podem resultar em contas médicas elevadas, pagamentos faltantes, pagamento excessivo a programas governamentais e até mesmo na ruína financeira.
Infelizmente, mesmo as práticas mais bem-administradas, ocasionalmente, caem em dificuldades financeiras, particularmente quando confrontadas com um grande volume de pacientes e uma lista crescente de tarefas necessárias, mas, às vezes, repetitivas.
Veja, abaixo, algumas das causas recorrentes dos problemas financeiros em clínicas médicas.
Dificuldade em pagar as contas médicas
Se você achar difícil pagar suas contas médicas, ou se você acabar devendo muito mais do que esperava pagar, isso pode ser um sinal de que existe um problema de dinheiro na prática.
Talvez você tenha que dar uma olhada nas suas finanças e decidir se a despesa extra vale a pena. Se a resposta for não, então a dívida extra é simplesmente grande demais. Nesse caso, considere cuidadosamente suas opções e procure outras opções que lhe proporcionem um melhor valor para seu dinheiro.
Aumento de custos indiretos
Não é segredo que os custos com tudo que envolve a área da saúde são altos. Os prestadores de serviços de saúde também, incluindo médicos, estão sentindo o impacto de custos mais elevados.
No entanto, os esforços para aumentar a receita não são suficientes para compensar o aumento do custo das operações.
É importante notar que a receita não é a mesma coisa que a rentabilidade. Se sua receita for baixa ou estiver em queda, e suas despesas também estiverem aumentando, considere mudar seu foco para rentabilidade, em vez de aumentar seus preços ou diminuir o número de serviços que você presta.
Além desses desafios, existem alguns problemas de gestão que podem acarretar sérios problemas financeiros, como, por exemplo:
- Não realizar um planejamento tributário;
- Não fazer orçamentos com muitos fornecedores e optar sempre por uma única opção;
- Não fazer uma gestão de custos;
- Negligenciar o estoque e os insumos médicos;
- Não negociar as melhores condições para as compras de insumos médicos;
- Não gerenciar corretamente os documentos;
- Glosas nos documentos;
- Não fazer o controle do fluxo de caixa;
- Não investir em atendimento e em tecnologia.
Como isso tudo afeta o atendimento ao paciente?
Ter um problema financeiro em sua prática pode ser extremamente prejudicial para seus pacientes.
Se você se encontrar em uma situação em que não possa pagar um empréstimo ou fazer um pagamento de folha de pagamento, ou se perder um pagamento, seus pacientes podem ver isso como um sinal de que você não pode ser confiável para fornecer um atendimento de qualidade, tendo em vista que o capitão de uma empresa é responsável por manter todas as áreas funcionando bem e atendendo o propósito dentro da empresa.
Como solucionar problemas financeiros em sua clínica médica?
Além de se preocupar com sua condição financeira, você deve voltar seu foco para sua prática e para a qualidade dos cuidados que você presta, o que pode ser um desafio para os profissionais da saúde. Por isso, é fundamental, para todo profissional médico que é dono de clínica e consultório, contar com auxílio especializado de uma contabilidade.
O auxílio especializado é a solução para evitar a incidência desses problemas financeiros em sua clínica.
Tenha o auxílio da Somus Contabilidade
Com o apoio especializado da Somus, você pode cuidar dos serviços médicos enquanto conta com um especialista para lidar com assuntos fiscais, tributários, legais e financeiros.
Conte com o nosso apoio e elimine os problemas financeiros da saúde clínica médica.
RESOLVA E PREVINA, DE FORMA EFETIVA, OS PROBLEMAS FINANCEIROS EM SUA CLÍNICA, CLIQUE AQUI AGORA