Índice
Esclareça suas dúvidas sobre a folha de pagamento por CEI e se mantenha em regularidade com esta questão!
Saiba como funciona a folha de pagamento por CEI e qual a melhor forma de evitar irregularidades
O processo de execução de uma obra de construção civil envolve uma série de etapas e procedimentos que precisam ser feitos com muito cuidado e atenção.
Para que a obra seja entregue de forma impecável, você precisa saber todos os detalhes que necessitam estar em dia.
Sendo assim, preparamos este conteúdo especialmente para te auxiliar a lidar com todos os processos. Por isso, ao longo deste artigo vamos te mostrar como lidar com uma etapa fundamental: a folha de pagamento.
Assim, explicaremos como funciona a folha de pagamento por CEI e de que forma você pode garantir sua regularidade.
Folha de pagamento por CEI – como funciona?
A execução de uma obra exige profissionais qualificados para realizar os processos necessários, logo, é preciso ter funcionários e, consequentemente, lidar com folhas de pagamento.
Dessa forma, a sua construtora precisa ter o CEI, sigla para Cadastro Específico do INSS, que vai ser fundamental para que todas as obrigações trabalhistas necessárias sejam devidamente cumpridas.
Ou seja, a folha de pagamento por CEI é:
- necessária para construtoras;
- define as obrigações que precisam ser cumpridas;
- garante a regularidade em relação às suas responsabilidades trabalhistas.
Com isso, você se mantém distante de processos trabalhistas e outras complicações que podem afetar negativamente a sua construtora.
Demais aspectos essenciais para a elaboração da folha de pagamento
Agora que já esclarecemos a questão da folha de pagamento por CEI, vamos evidenciar outros três pontos cruciais para que a elaboração da folha de pagamento dos seus colaboradores seja feita de forma adequada.
Horas trabalhadas
O levantamento das horas trabalhadas vai permitir que você identifique se ocorreram faltas, horas extras e se existem especificidades que devem ser consideradas.
Com isso, você garante o cálculo realizado de forma adequada.
Descontos
Os descontos podem ser referentes tanto a horas que não tenham sido trabalhadas quanto a aspectos como VT, VR, convênio médico, entre outros.
Tudo isso deve ser minuciosamente apurado para que não ocorram divergências.
FGTS
FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, sendo um direito previsto a todos os trabalhadores que atuam pela CLT, que não é descontado do salário, mas sim pago pela sua construtora.
A alíquota para o FGTS é de 8%.
Não tenha problemas com a elaboração das folhas de pagamento!
Para que a folha de pagamento não seja um problema em sua rotina, é crucial ter o suporte de quem pode te auxiliar em cada etapa.
Sendo assim, o suporte contábil especializado em empresas do ramo de construção civil é indispensável, e você pode contar conosco, da Somus, para isso.
Nossa equipe é especializada em atender negócios como o seu, proporcionando as soluções ideais para a sua conformidade e resultados expressivos.
Portanto, se você quer contar com especialistas no assunto para te auxiliar, basta clicar no ícone do WhatsApp e falar conosco!
Esclareça suas dúvidas sobre a folha de pagamento por CEI e se mantenha em regularidade com esta questão!