Nada pode ser mais impactante para o crescimento de uma clínica odontológica do que inviabilidade financeira, por falta de controle contábil de suas finanças.
Isso porque para se manter estável e de modo sustentável, toda clínica odontológica necessita ter total controle de seu fluxo de caixa e assim minimizar impactos que podem gerar um verdadeiro efeito cascata, resultando em grandes crises financeiras e consequentemente em quebra empresarial.
Índice
A profissão empreendedora
É fato que todo dentista ainda que recém-formado, já possui toda estrutura técnica para conhecimento total da função e de como montar seu próprio negócio.
No entanto, a prática do empreendedorismo requer muito mais que apenas conhecimento específico na função de atuação, mas também requer aprendizado quanto a gestão necessária para o bom andamento dos negócios.
Sendo assim, ainda que o profissional esteja completo, formado e pronto para atuar, algumas técnicas, principalmente que envolvem a gestão financeira do negócio, é imprescindível para manter a saúde financeira da empresa e estruturação necessária para sobrevivência da mesma.
A contabilidade no gerenciamento da rotina
Todo negócio que almeja manter-se estruturado necessita de inúmeros cuidados rotineiros, e a parte financeira é uma das áreas mais vulneráveis de todo o processo. Isso porque ela é quem sustenta e dá condições para a continuidade e crescimento do negócio.
É através da Contabilidade Gerencial que é apurada a saúde financeira da clínica odontológica, assim como a viabilização de seus processos.
Ela é quem dá base para a tomada de decisões, pois traz informações relevantes para a gestão.
Através da análise contábil eficiente, alguns erros podem ser percebidos e evitados, a fim de minimizar os impactos financeiros provenientes de uma má gestão.
A Gestão Financeira atualmente é a principal ferramenta de apoio aos negócios. Todo gestor do seu próprio negócio, para ter visão de sua saúde empresarial, necessita manter organizada todas as movimentações e transações para controle rotineiro assíduo, minimizando impactos futuros.
A falta de visão para a Gestão Financeira eficiente é o principal fator de deficiência nos negócios,
Separando o fluxo de caixa do lucro
Todo negócio próprio e principalmente de pequeno porte, traz esse tipo de confusão. Nas clínicas odontológicas também é muito comum para o profissional empreendedor, misturar o fluxo de caixa com o lucro obtido pelos seus serviços.
O fluxo de caixa é o valor necessário para flutuação dos negócios rotineiros. Ele é quem subsidia condições imediatas como compra de materiais para escritório e equipamentos necessários em curto prazo.
Quando se trata de um consultório odontológico, a necessidade de se manter um fluxo de caixa para compras e pagamentos de despesas imediatas e reposição de estoque, é extremamente necessário para a continuidade na prestação dos serviços com os clientes.
Já por sua vez, o lucro deve ser delimitado de acordo com a disponibilização do faturamento, já descontado o valor estimado necessário para o fluxo de caixa.
Procure sempre trabalhar com profissionais especializados
Trabalhar com profissionais capacitados é de extrema relevância em todos os aspectos empresariais.
Quando se fala em contabilidade, embora o modo de movimentação financeira não pareça mudar efetivamente, trabalhar com técnicas voltadas para a rotina de determinados tipos de empresas é essencial para melhor identificação dos problemas e obtenção de resultados mais assertivos.
Atualmente, diversos escritórios de contabilidade já atuam atuando em nichos específicos de mercado e assim trazem resultados mais rápidos devido à familiaridade com a rotina desse tipo de serviço.
Não se permita errar nesse fator tão decisivo para a saúde de sua empresa. Mantenha sempre atualizado sobre as técnicas de gestão necessárias para o bom andamento dos seus negócios e nunca deixe de trabalhar com um contador competente, especializado em contabilidade para clínicas odontológicas
A saúde financeira do seu consultório só depende de você!
Até a Próxima!