Para que você tenha a estrutura necessária para lidar com seus pacientes com perfeição, é preciso analisar primeiro a saúde financeira de uma clínica médica. Entenda como.
Você é proprietário ou gestor de uma clínica médica?
Então, como está a saúde financeira de uma clínica médica que você dirige?
Antes de falar sobre pontos importantes, queremos explicar melhor do que se trata a saúde financeira e sua importância.
Vamos lá?
Índice
Saúde financeira: o que é?
A saúde financeira não somente tem relação com o momento presente da empresa, mas dá condições para que planejamentos a médio e longo prazo também sejam feitos, além de que com ela, é possível corrigir algumas falhas na gestão ou administração do negócio.
Quando falamos sobre a saúde financeira de um empreendimento, ainda mais quando ele se qualifica na saúde humana e no atendimento assistencial da vida.Ou na manutenção da mesma, aí se encontra uma grande preocupação, pois será a partir dos resultados da clínica médica que se terão condições de melhorar e aperfeiçoar ainda mais o atendimento e o ambiente de recepção aos pacientes.
Ficou claro até aqui?
Portanto, a partir de agora, veja como diagnosticar a saúde financeira de uma clínica médica, para validar se você está bem ou não. Combinado?
1 – Diagnóstico financeiro pelos dias e horas trabalhadas
É preciso mensurar e validar se os gastos com a clínica e com os médicos estão sendo bem posicionados, tanto quanto os recebimentos desses atendimentos, pois se as despesas superam a receita é hora de fazer uma nova análise para descobrir o que está acontecendo e mudar o rumo da lucratividade da clínica médica.
2 – Diagnóstico financeiro através do fluxo de caixa da clínica médica
- Quanto foi que seu consultório ou clínica médica conseguiu arrecadar hoje?
- Quais são as variações de entradas e saídas?
- Como está esse faturamento a nível mensal?
Esse tipo de acompanhamento permitirá que, em épocas de menos consultas, por exemplo, se possa cortar algumas despesas ou ainda diminuir a contratação de pessoal para a clínica.
Já quando forem notados os períodos de maior movimentação em clínica médica, aí sim, novas contratações e melhorias poderão ser realizadas.
Todas essas ações evitarão atrasos nos pagamentos e flutuações nos recebimentos, havendo um maior equilíbrio entre demanda e recebimento.
3 – Atenção ao repasse dos convênios e planos de saúde!
Esse tipo de controle é essencial, já que existem datas específicas para repasse, que se não atento, o profissional ou gestor de clínica médica, pode acabar por só receber muito depois, um trabalho já realizado.
Tenha, portanto, tudo muito bem descrito, como:
- Datas de repasse; e
- Percentuais por atendimento, procedimento e etc.
Isso pode ser bastante útil para determinar dias e períodos de atendimento por plano de saúde ou quantidade de pacientes a serem marcados por dia.
4 – E como um contador pode ajudar a clínica médica?
O contador tem muitas qualificações e conhecimentos que são essenciais para o bom desenvolvimento do negócio com clínica médica. É por isso é necessário ter um profissional especializado nesse ramo de atuação, visto que, por meio dele, é possível ter muitas vantagens quanto:
- Maior lucratividade;
- Menor pagamento no imposto de renda;
- Controle de despesas;
- Maior equilíbrio em contas a pagar e receber;
- Dentre muitos outros!
Por isso, entre agora mesmo em contato conosco e poderemos te ajudar a se posicionar cada dia mais forte e melhor!