Para divulgar um comércio varejista com sucesso na internet é preciso se diferenciar da concorrência, garantindo, dessa forma, a preferência do público consumidor e atraindo-o para viver uma experiência de compra diferente dos demais.
Uma das estratégias que vem sendo aplicada com sucesso na internet é o marketing de diferenciação, um novo conceito que permite ao comércio varejista conseguir destaque entre os milhares e milhares de sites que podemos encontrar nos mais variados setores.
O marketing de diferenciação envolve um conjunto de estratégias que permite divulgar a marca de uma empresa e posicioná-la no mercado com um diferencial competitivo que a torna destacada entre as demais, ou seja, é necessário fazer com que a empresa de comércio varejista esteja acima de seus concorrentes.
Nesse caso, utilizar o marketing de diferenciação para divulgar um comércio varejista na internet exige que se trabalhe o relacionamento com o cliente de maneira diferenciada, que se ofereça produtos de qualidade e, principalmente, que a empresa conheça seus pontos fortes, trabalhando com eles e fazendo com que a informação com o público seja mais próxima.
Podemos apresentar algumas estratégias utilizadas no marketing de diferenciação para fazer com que um comércio varejista se mostre diferente dos concorrentes. Para isso, é preciso que os responsáveis pelo marketing conhecem a fundo a empresa e as expectativas dos clientes.
A partir daí, basta aplicar essas estratégias:
Índice
1- Conteúdo relevante para divulgar um comércio varejista
O usuário de internet vem se tornando cada vez mais seletivo e, por isso, está procurando conteúdo que possa lhe oferecer novos conhecimentos e nova visão sobre qualquer assunto ou produto. Para conquistar novos clientes, a empresa de comércio varejista deve utilizar o marketing de conteúdo que atraia a atenção.
Hoje, os clientes se mostram bem mais exigentes e procuram as empresas com as quais possam manter uma comunicação mais próxima, com as quais possam se identificar e, por isso, é necessário implantar meios de manter os usuários de internet bem informados, de forma mais simples e eficiente, diferenciando-se das demais empresas.
Dessa maneira, é importante investir em um blog ou em newsletters que possam levar informação aos usuários e clientes, mantendo um contato mais amigável e mais próximo, mostrando que a empresa é mais do que uma simples fonte de renda.
2- Inovar sempre para divulgar um comércio varejista
A diferenciação exige inovação e a inovação precisa ser uma constante para divulgar um comércio varejista na internet. Ambos os conceitos estão estreitamente ligados e, atualmente, ninguém vai conseguir se destacar da concorrência se não estiver oferecendo novas soluções, que possam surpreender os potenciais clientes.
Para colocar essa ideia em prática existem diversos caminhos, mas é imprescindível conhecer a missão e os valores da empresa para estabelecer as estratégias a serem aplicadas. Além da produção de conteúdo, a empresa deve manter um site amigável, compatível com dispositivos móveis, criando novos layouts e fotos sob novos ângulos, chamando a atenção dos usuários e fazendo com que busquem contato direto com a empresa.
3- Análise SWOT, uma das melhores ferramentas da internet
Uma das ferramentas mais utilizadas no marketing é a análise SWOT. A sigla reúne as primeiras letras de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
Analisando esses fatores, é possível implantar estratégias para divulgar um comércio varejista na internet, reduzindo os possíveis ataques de concorrentes que trabalham com o mesmo ramo de atividade e, ao mesmo tempo, corrigir as fraquezas. O foco da atenção deve ser na comunicação e na ampliação das forças da empresa, podendo aproveitar melhor as oportunidades de crescimento.
Contudo, para utilizar adequadamente a análise SWOT é imprescindível conhecer a fundo a concorrência, podendo elaborar um planejamento com foco na diferenciação, principalmente quando se trata de internet, que oferece total liberdade aos usuários.
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Gestão de Comércio Varejista – 5 erros que você nunca pode cometer!
4- Manter o pioneirismo na internet
Na internet geralmente encontramos sites que parecem cópias de outros, principalmente quando buscamos um determinado produto. Portanto, para divulgar um comércio varejista é preciso ser pioneiro, buscando novas formas de entrar em contato com o público, mesmo utilizando as ferramentas disponíveis, que são conhecidas por todos os usuários.
O pioneirismo, nesse caso, é procurar sair do lugar comum, oferecendo serviços únicos e produtos diferenciados, além de um atendimento impecável. Certamente, a concorrência poderá tentar se igualar, mas, quando alguém se torna o primeiro a implantar a estratégia, a empresa terá uma imagem positiva para os potenciais clientes.
5- Agregar valor ao produto para divulgar um comércio varejista
Vender mais barato do que os concorrentes nem sempre é uma boa estratégia para divulgar um comércio varejista na internet. Muitos clientes até pagam um pouco mais por qualquer produto, desde que ele tenha um valor agregado.
E o valor agregado pode ser a entrega mais rápida, um atendimento mais atencioso, pessoas dispostas a resolver as possíveis dúvidas ou até mesmo uma plataforma mais simples e amigável.
Na divulgação de um comércio varejista através da internet é básico procurar entender o usuário e se colocar no seu lugar, ou seja, estabelecer a empatia, oferecendo os produtos e serviços de uma forma organizada e eficiente.
6- Sempre interaja com o público
Insistimos no ponto de interação com o público, uma vez que os usuários de internet, quando resolvem fazer pesquisas ou se decidem sobre uma compra, procuram sempre as empresas com as quais conseguem se identificar. Assim, é essencial que a empresa mantenha contato com qualquer usuário que mande um e-mail, que faça um comentário ou mesmo uma reclamação.
Os canais de contato devem estar sempre disponíveis para os potenciais clientes, respondendo rapidamente e mostrando que a empresa está na internet para oferecer soluções e não apenas para vender e lucrar cada vez mais.
Evidentemente, podemos oferecer dicas de como divulgar um comércio varejista com sucesso na internet, mas não podemos criar fórmulas mágicas. Cada empresa deve analisar o seu potencial e aplicar as estratégias mais adequadas para seu ramo de atividade. Ser diferente na internet não é tão simples e, em razão disso, é preciso usar a criatividade, aproveitando todo e qualquer ponto importante para manter o destaque entre os concorrentes.
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