A crise está aí. Ela é notória em todo lugar que passamos e olhamos. Mas não se assuste, pois essa não é a primeira vez que o país enfrenta esse desafio, e nem muito menos será a última. Então, fique calmo e veja algumas dicas que podem servir para a sua clínica odontológica nos tempos em que estamos vivendo.
-
Índice
Corte de gastos
Sempre que ouvimos falar de crise, a primeira coisa que é pensada é o corte de gastos. Mas você precisa analisar esses cortes, pois eles não podem ser realizados de modo que prejudique a qualidade dos seus tratamentos e/ou atendimento.
É necessário que você analise a sua planilha do que é gasto em seu consultório odontológico e corte apenas as coisas que não são extremamente necessárias.
Esses cortes de gastos jamais podem interferir nos seus serviços, pois desse modo, você pode acabar com o seu diferencial em relação a concorrência, correndo o risco de perder os seus clientes.
-
Relação com os clientes
Os clientes precisam ser tratados de maneira carinhosa e única, não somente em tempos de crise, mas em todo o momento, pois vamos concordar, eles são o que mantém a sua clínica odontológica de pé.
Tente acalmar os seus clientes nessa época, quando estes ficarem falando sobre dificuldades com o dinheiro (muitas vezes dito isso para conseguir maior desconto), não fique lembrando-os da crise em que o país está passando, transmita positividade, fale coisas positivas, pois desse modo é bem provável que você consiga os manter afiliados em sua clínica odontológica por bastante tempo.
Outra coisa extremamente essencial, é que você mantenha contato com aqueles clientes antigos que já terminaram os seus tratamentos. Mande e-mail, ligue ou até mesmo opte pela carta, pois desse modo, ele vai se sentir-se especial e pode até querer realizar uma visita de rotina para saber se está tudo certo.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
-
Orçamentos
Você precisa sempre ter preparado várias opções de orçamento, com várias indicações, distinguindo o que for eletivo, do que for obrigatório ou urgente.
Desse modo, os tratamentos precisam ser completos, informando com tudo o que precisa ser realizado na dentição, desde tratamentos de canal, até clareamentos no consultório.
Jamais sugira propostas de tratamentos que não sejam a indicação correta do que o cliente precisa com a intenção de diminuir o preço, por exemplo: nunca indique uma restauração direta quando o certo é fazer uma indireta, trabalhe de forma digna, com crise ou sem crise.
-
Investimentos
Você deve estar pensando: “mas como vou investir em tempos de crise?”, e a resposta é: você PRECISA investir. Principalmente em marketing, que é um recurso que deve ser iniciado e nunca deve ser descontinuado.
Pesquisando bem, você irá observar que o investimento não é tão caro quanto você pensa. Você precisa utilizar as redes sociais e um site ao seu favor! Uma página no Facebook, uma conta no Instagram ou Twitter auxiliam e muito no processo de marketing de qualquer tipo de negócio.
Não perca tempo, encha essas redes sociais de fotos, anúncios, promoções, dicas, informações, etc. Você não pode se esquecer que o marketing é um tipo de investimento para a sua clínica odontológica, e não um gasto.
Pague para impulsionar as suas publicações nesses sites, crie um blog e pague ao Google por links patrocinados, para que você tenha mais visitantes por meio do AdWords e não fique para trás! Internet é a melhor maneira para que você consiga divulgar seus negócios e consequentemente, obter novos clientes.
-
Rede de amigos
Se junte com seus amigos. Vocês precisam se organizar para passarem por essa crise unidos. Peça que eles indiquem o seu consultório, falem com seus vizinhos e amigos de confiança e desse modo, você irá conseguir prosperar e superar os desafios.
-
Encare de frente!
Essa é a última e a mais importante dica: você precisa encarar essa crise de frente! Não fique com medo, siga e vença essa fase complicada!
Agora que você já tem dicas que vão fazer você passar por essa crise de cabeça erguida, não se esqueça que elas valem para todos os momentos, não somente para essa fase difícil!