Ícone do site Contabilidade em Brasília

Fisioterapeuta pode ser MEI?

Fisioterapeuta Pode Ser Mei Post Min Capital Assessoria Contabilidade Em Brasília - Contabilidade em Brasília

Querendo exercer a profissão como autônomo? Chega de dúvidas! Descubra agora mesmo se fisioterapeuta pode ser MEI e comece o seu negócio de acordo com a lei!

Uma das grandes questões que cercam estudantes, recém-formados ou profissionais da saúde que estenderam seus conhecidos à área da fisioterapia é: “fisioterapeuta pode ser MEI?”.
Então, como maneira de te auxiliar com essa questão, e garantir a melhor escolha do seu modelo empresarial, nós, da Capital Contabilidade, preparamos essa postagem para você. Confira!

Primeiro, vamos entender, o que é MEI?

O Microempreendedor Individual (MEI), é uma forma de enquadramento tributário do regime Simples Nacional, criado com o objetivo de facilitar a inserção de profissionais autônomos no mercado de trabalho.
A grande vantagem do MEI, além da facilidade burocrática do sistema de enquadramento, está no baixo valor da carga tributária, onde, para empreendedores prestadores de serviços, o recolhimento dos impostos fica estabelecido em R$ 52,70, sendo esse valor referente à:

Contudo, não é todo o empresário que pode ser enquadrado como MEI. Existem algumas restrições estabelecidas pela lei complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, como:

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Entendido, mas afinal, fisioterapeuta pode ser MEI?

Infelizmente não! Como citado acima, o microempreendedor precisa estar listado nas atividades permitidas para a prestação de serviço como MEI e como os fisioterapeutas exercem uma atividade de natureza intelectual regulamentada por lei, como odontólogos ou demais médicos, eles não podem ser enquadrados como MEI.

Mas, o fisioterapeuta pode ser autônomo!

Para se regulamentar como fisioterapeuta autônomo é preciso recolher:

Que são calculados com base no seu faturamento por meio de uma tabela progressiva.
Podendo ser deduzidas as suas despesas com o IRPF por meio de livro caixa, o que reduz a sua carga tributária a ser recolhida.
No entanto, caso você preste serviços a uma empresa, sem vínculo empregatício, a mesma, além de pagar seus honorários, deverá custear o INSS.

Ou, optar pelo Simples Nacional!

Uma alternativa viável aos fisioterapeutas autônomos é a abertura de uma empresa como Simples Nacional.
Desta vez, não como MEI, mas como uma microempresa, você pode deduzir, baseando-se no Anexo III do Simples, uma carga tributária muito menor do que como autônomo, pois a medida que o seu faturamento aumenta a taxa do Simples, que substituiria o IRPF se torna menos custosa, enquanto o INSS, pode se manter o mesmo.
Então, caso você esteja decidido a finalmente abrir uma empresa, entre em contato com a Capital e nós faremos uma simulação para o seu negócio!

Extra: Cuidado com a terceirização ilegal!

Muitas clínicas de fisioterapia afirmam que fisioterapeuta pode ser MEI e demitem seus colaboradores para contratá-los como Microempreendedores Individuais, contudo essa é uma prática ilegal!
Portanto, caso tenha dúvidas relacionadas a tributação da sua atividade como fisioterapeuta, conte com os serviços da Capital Contabilidade!
A Capital é um escritório de contabilidade em Brasília, caso queira saber mais sobre os nossos serviços de contabilidade para clínicas de fisioterapia e fisioterapeutas, entre em contato conosco e, justos, iremos definir estratégias de sucesso para o seu negócio!
Acesse nosso Facebook: @capitalcontabilidadedf
#contabilidadeembrasilia #capitalcontabilidade #fisioterapeutapodesermei

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile