Índice
Entenda o que é e como funciona a gestão de tempo além de aprender a utilizá-la para melhorar muito a produtividade do seu empreendimento comercial!
O dia tem 24 horas para todos nós. Sendo assim, partindo deste pensamento, surge uma pergunta que há muito vem “martelando a cabeça” de diversos empreendedores:
“Por que algumas pessoas conseguem executar mais tarefas do que as outras no mesmo período de tempo?”
Essa é uma questão que, assim como dissemos acima, tem incomodado a maioria dos empreendedores, uma vez que o tempo é igual e passa na mesma medida para todos. Dessa maneira, sua resposta é muito simples: aqueles que produzem mais e conseguem executar mais tarefas num período determinado utilizam a gestão de tempo à seu favor!
Visto isso, resolvemos escrever este artigo já no início do ano de 2020 para que você, empresário do comércio, consiga melhorar a produtividade e desenvolvimento do seu negócio e fazer com que este ano seja marcado em sua vida como sendo aquele em que você deixou de ser um simples comerciante e passou a ser um gigante do comércio reconhecido pelo mercado e, é claro, por seus clientes.
E então, curioso para entender melhor o que é a gestão de tempo e compreender os aspectos que ela traz a fim de fazer uma verdadeira revolução nas taxas de produtividade do seu comércio?
Dessa forma, fique com a gente até o final e se deleite com as informações que vão mudar a sua empresa de patamar!
Boa leitura!
O que é a Gestão de Tempo?
A gestão de tempo é, basicamente, uma forma de gerenciar o seu tempo, assim como as atividades que executa a fim de melhorar não apenas a produtividade, mas, também, os resultados das ações desempenhadas.
Dessa forma, podemos dizer que, quando bem utilizada, essas estratégias geram diversos benefícios para o empreendimento e, é claro, para a vida pessoal tanto dos colaboradores quanto do empresário ou gestor.
Podemos utilizar como exemplo dessas vantagens, a economia de tempo, uma vez que, quanto menor for o período utilizado para desenvolver uma ação, maior será o período disponível para executar outras tarefas ou, melhor ainda, para descansar e curtir a vida com a família. Afinal de contas, por mais importante que o trabalho seja, todos precisamos de um momento de descanso, certo?
Como fazer a Gestão de Tempo?
Aprender a fazer a gestão de tempo está mais relacionado ao nosso dia a dia do que podemos imaginar. Afinal de contas, os passos para que seja possível otimizar os períodos de trabalho, estão diretamente ligados à forma como fazemos a grande maioria das coisas.
Sendo assim, resolvemos deixar aqui algumas dicas que, sem dúvida alguma, farão a diferença no seu negócio:
Faça um bom planejamento
O planejamento, assim como todos sabem – apesar de nem sempre executarem – é a base de qualquer projeto que alcança seus objetivos.
Dessa maneira, é necessário preparar um lista das suas tarefas com antecedência, de forma que as atividades que tenham maior prioridade fiquem no topo da lista, sendo que as demais somente deverão ser iniciadas a partir do momento em que as anteriores forem cumpridas.
Tenha metas e objetivos
Utilizar a ferramenta de OKRs pode ser muito benéfico para o seu estabelecimento comercial, uma vez que, através dela, é possível definir um objetivo e as metas chave para alcançar o que fora definido.
Determine prazos
Definir prazos aumenta em muito a sua eficiência faz com que se mantenha maior concentração no término da atividade.
Visto isso, é necessário ter em mente que não há ninguém melhor que você para definir seus prazos, afinal de contas, você conhece o seu ritmo de trabalho e sabe em quanto tempo conseguirá cumprir um novo desafio.
No entanto, não se esqueça que o ideal é fazer com que o seu tempo seja otimizado sem diminuir ou perder totalmente a qualidade do projeto.
E então, o que achou das informações sobre a gestão de tempo? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo. Responderemos o mais rápido possível!