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Guia para reduzir o nível de inadimplência em sua clínica odontológica!
Saiba como lidar com a inadimplência e manter sua clínica distante de problemas financeiros
Os desafios presentes na gestão de um negócio não são poucos, exigindo que gestores tenham cuidado com cada mínimo detalhe para garantir um bom funcionamento.
E isso não é diferente quando se trata de uma clínica odontológica, pois, ainda que o seu foco seja atender diversas pessoas, para isso, também é preciso assumir o papel e desafios do gestor.
E um dos desafios mais comuns e desagradáveis de lidar é a inadimplência, sendo que compromete a sua relação com o cliente e as finanças da sua clínica.
Por isso, preparamos o artigo de hoje para te dar um guia de como lidar com essa situação e reduzir esse fator em seu negócio.
Guia para reduzir a inadimplência
A situação de inadimplência pode se dar por diversos fatores, desde pessoas realmente mal intencionadas até um simple esquecimento.
Por isso, é importante saber como lidar com a situação, para que ela seja a mais tranquila para ambas as partes envolvidas.
Sendo assim, quando necessário, aplique o que vamos apresentar para você neste guia.
#1 Tenha uma boa relação com seus clientes
A relação que você tem com seu cliente é muito importante para lidar com a inadimplência, isso porque, além de tornar a ocorrência mais difícil, torna mais simples contornar a situação, caso ela ocorra.
Por isso, preze por uma relação próxima e cordial com quem frequenta sua clínica.
#2 É preciso cobrar
Por mais desagradável que seja, a cobrança é necessária.
Afinal, caso não seja realizada, é o financeiro da sua clínica que acaba ficando comprometido.
Para isso, é interessante adotar um sistema digital automático de cobranças, assim, você tem a garantia de que será cobrado, quando necessário.
#3 Negociação
Especialmente se você cumprir com o primeiro passo deste guia, partir para questões judiciais logo de cara não é a opção mais interessante.
Sendo assim, é importante sempre buscar uma negociação, oferecendo novas formas que a pessoa inadimplente possa regularizar seus pagamentos.
#4 Envie lembretes de pagamento
Especialmente com a possibilidade dos recursos digitais, você pode enviar lembretes de pagamento e, assim, até mesmo evitar que a inadimplência chegue.
Você pode realizar isso via e-mails, WhatsApp, mensagens e afins.
#5 Sempre tenha contrato
Em casos mais extremos, a única forma de conseguir lidar com a inadimplência em esferas judiciais é com a presença de um contrato.
Portanto, sempre tenha um contrato para formalizar a sua prestação de serviços.
Tenha total controle sobre os seus números!
Para além de cuidar da situação de inadimplência, é essencial ter máximo controle sobre todos os números da sua clínica.
Assim, você evita situações próprias de inadimplência e consegue gerir melhor um futuro financeiro adequado para o seu negócio.
Além disso, é preciso sempre estar em dia com suas obrigações fiscais e tributárias, garantindo a conformidade da sua clínica.
E você pode contar conosco, da Capital, para tudo isso!
Nós somos uma contabilidade especializada em clínicas odontológicas e estamos prontos para dar todo o suporte que você precisa.
Sendo assim, não hesite em nos contatar.