Índice
Saiba como funcionam as leis trabalhistas para a construção civil e garanta a conformidade do seu negócio
Entenda os principais aspectos das leis trabalhistas que norteiam o setor da construção civil e seja um fiel cumpridor das obrigações do seu negócio
Atuar na gestão de uma empresa do ramo da construção civil não é fácil e exige de você, além de um alto conhecimento profissional, uma capacidade muito grande de gerenciar vários setores com excelência.
A gente acredita que você tem essa expertise e não é à toa que a sua empresa está aí no mercado, atuando de forma competitiva, mas precisamos salientar que existem outros aspectos que também precisam muito da sua atenção, e um deles envolve as questões ligadas às leis trabalhistas.
Afinal, o seu nível de conhecimento desses pormenores é superficial?
Caso positivo, é hora de entender com mais clareza como tudo funciona, para que você consiga garantir o cumprimento de suas obrigações e, assim, evitar processos trabalhistas.
Sendo assim, introdução feita, vamos direto ao ponto!
Leis trabalhistas: como funcionam na construção civil?
Antes de mais nada, é necessário dizer que não basta ter o conhecimento das leis trabalhistas na construção civil, se você não cumprir tudo o que elas determinam, na prática.
E como estamos falando de uma atividade que envolve riscos, é muito importante que a sua empresa seja uma fiel cumpridora das obrigações junto aos colaboradores, para que tudo ocorra de forma impecável.
Diante disso, iremos elencar leis trabalhistas que são fundamentais para a sua empresa:
Jornada de trabalho
Sabemos que existe uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, sendo dividida em 8 horas de segunda a sexta, além de mais 4 horas aos sábados.
Obviamente, existe horário para almoço, além de possíveis compensações de horário e redução de jornada
Estar ciente disso e aplicar na rotina é o básico que você precisa se atentar.
Controlar o ponto
Ter um controle de ponto em empresas com mais de 10 funcionários não é apenas uma indicação, mas sim, uma obrigatoriedade.
A forma que você fará esse registro pode ser de maneiras distintas, seja através de um ponto eletrônico ou até mesmo através de um livro de anotações.
Garantias trabalhistas
Férias, Décimo Terceiro, FGTS, Adicional Noturno, Vale Transporte, Aviso Prévio…
Tudo isso precisa ser garantido pelo empregador, que neste caso é você.
São direitos do trabalhador e obrigações da empresa que contrata.
Após entender os principais pontos das leis trabalhistas, se você ainda não está atuando de forma plena, garantindo os direitos dos seus colaboradores, é hora de repensar a sua gestão e buscar um suporte contábil que possa te ajudar no que for necessário.
Conte com a Capital!
Nós, da Capital, somos uma contabilidade especializada em gestão trabalhista para empresas no ramo da construção civil e atuamos com a expertise de um time impecável de profissionais 100% aptos a garantir a conformidade do seu negócio, de acordo com o que rege a legislação vigente.
E é garantindo isso, através de boas decisões, que você consegue eliminar possíveis ações trabalhistas e, com isso, prosperar na sua área de atuação.
Portanto, para contar com os nossos serviços especializados, basta entrar em contato conosco agora mesmo!
QUERO ATINGIR O SUCESSO EM MINHA CONSTRUTORA!