O Marketing é o um dos principais fatores determinantes do crescimento de uma empresa.
E independente se sua clínica médica for pequena, média ou grande, você sempre precisará do marketing para melhor desenvolver o seu negócio.
Um fator um tanto quanto curioso é que, geralmente, as clínicas médicas não se preocupam tanto com a parte do marketing. Sendo que não o ter em sua empresa poder fazer a mesma falir ou fechar.
As clínicas médicas se preocupam com:
- Locais,
- Atendimentos,
- Valores,
- Decorações,
- Padrão de consultório,
Mas esquecem que nada disso vai ser determinante, se a mesma não tiver clientes. Nesse quesito, para atração de clientela e fidelização é que a propaganda para clínicas médicas passa então a ser essencial.
Existe atualmente um Manual da Publicidade Médica que determina o que sua clínica pode ou não usar no Marketing e Propaganda. Esse manual é feito de acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina) que tem como Resolução o número 1.974/11.
É importante que todos as orientações sejam seguidas de acordo com esse manual.
Veja a seguir as tendências 2017 de marketing para alavancar seus negócios:
Marketing boca a boca
Começamos pela forma mais conhecida de marketing: o marketing boca a boca.
Sim, é uma forma antiga de marketing que muitos não consideram, mas que é a primeira forma do cliente conhecer sua clínica. Você já deve ter percebido que as pessoas o tempo todo estão indicando coisas e compartilhando o que acham bom ou ruim.
É essencial que todo o ambiente colabore para a fidelização do cliente e além disso, sirva também para ajudar com que esse cliente, indique outros clientes. Para isso é necessário contar com alguns fatores, por exemplo:
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- Atendimento da equipe na clínica: Se seu cliente se sentir desrespeitado ou constrangido diante de algum atendimento, é provável que não volte mais. Treinar sua equipe para manter um ótimo relacionamento com seus pacientes é de extrema importância.
- Atendimento do médico: É importante não tratar o paciente como apenas mais um número a ser atendido, estabeleça uma relação de confiança. Não demonstre pressa em finalizar o atendimento. Se o seu paciente (cliente) não se sente diferenciado, ele não tende a confiar em você.
Marketing digital
O Marketing digital é um assunto muito abordado e muito necessário. Afinal, tudo hoje se acha na internet. Existem algumas formas que você pode destacar sua clínica para uma procura maior e um número maior de pacientes em potencial, por exemplo:
- Marketing em redes sociais: essa é uma forma, em que você pode aproveitar as pessoas que fazem parte desse universo para curtir seus conteúdos e páginas disponíveis sobre assuntos relevantes.
Uma dica é que você escreva (ou contrate alguma agência especializada em marketing de conteúdo) para desenvolver matérias interessantes que tenham relação com a sua clínica e sua especialidade. Esse tipo de marketing é o que mais cresce atualmente.
- Marketing em sites: uma excelente forma hoje também é criar um site acessível e de fácil visualização pelos seus pacientes (nesse caso é aconselhado também contratar uma agência especializada).
Se puder ainda é bom que tenha um chat para um contato direto com sua clínica médica, esclarecimento de dúvidas ou até mesmo uma forma do seu cliente verificar os períodos disponíveis na agenda, para poderem marcar dias e horários para consultas.
- Marketing de conteúdo: Investir em conteúdos interessantes é essencial. Você pode fazer com que seus textos e serviços sejam mais acessíveis através de palavras-chaves e dicas.
- Marketing visual: por último e não menos importante é necessário que você tenha uma logomarca. É aconselhado que você contrate uma agência especializada,para que desenvolvam sua identidade visual, e capture a essência da sua clínica médica.
E aí, curtiu nossas dicas? Ainda possui alguma dúvida sobre o assunto? Então, poste-as logo abaixo. Temos verdadeira paixão em interagir com você!
Até a próxima!