A formação odontológica abre diversas portas de trabalho para uma pessoa que deseja investir na área. As opções são tantas, que muitos ficam na dúvida do que é necessário para trabalhar efetivamente como dentista após se formarem. Você sabe efetivamente o que é preciso para ser um dentista, conseguir trabalhar legalmente, crescer e ter sucesso nessa área?
Primeiramente, é preciso entender que, como um dentista, você terá certas opções de trabalho. Você pode buscar ser funcionário de uma clínica, ou tentar abrir uma clínica individual, e cada uma dessas opções tem suas vantagens particulares, variando principalmente com a situação que você se encontra atualmente.
Ao passo de que muitos formandos não sabem realmente o que é preciso para ser um dentista. Com as informações e conhecimentos certos sobre a área, você terá a clareza necessária para fazer as melhores decisões que irão te levar ao sucesso no futuro dessa profissão.
O que é preciso para ser um dentista
O que viemos falar hoje vai muito além de sua formação em odontologia. Afinal, a formação é somente a base que você adquire para atuar na área e, muitas vezes, o curso de odontologia não te mostra, na totalidade da área, o que é preciso para ser um dentista nesse amplo mercado (falando com um ponto de vista mercadológico e financeiro).
Viemos então te mostrar, além do curso de odontologia, o que você precisa para atingir o sucesso nesse amplo mercado, começando por uma decisão que irá definir completamente o seu rumo na odontologia.
1-Decidindo o foco em uma área específica
Inicialmente pode não parecer, mas o foco em áreas específicas na odontologia é uma grande necessidade. Sem um foco, você será muito genérico, e seu nome dificilmente terá destaque algum, com ou sem um bom trabalho de marketing na área.
Então, antes mesmo de decidir o regime de trabalho, e se será profissional autônomo ou buscará emprego em hospitais ou clínicas, busque decidir seu foco de especialização, criando para si uma imagem para trabalhar com o marketing, e conseguindo estabelecer assim, sua rota para o seu futuro na área de odontologia.
2.Escolha de regime tributário ideal
Ao abrir um consultório próprio, um dentista passará por uma segunda decisão: optar por uma forma de tributação ideal para conseguir pagar menos e lucrar mais. Afinal, qual seria a melhor forma de conseguir pagar seus tributos, não pagando nada de forma excessiva e sempre se mantendo na legalidade?
Não existe uma resposta definitiva para isso. Cada caso é único quando analisamos o ponto tributário, o que leva a uma necessidade de uma análise completa do seu caso para se decidir qual a melhor opção de tributação.
Felizmente, para os dentistas, um serviço de contabilidade completo irá auxiliar nessa decisão e orientar as melhores formas de pagar os tributos, escolhendo o regime mais econômico e menos trabalhoso para o seu caso em particular. Com isso, você terá o que é preciso para ser um dentista e atingir o sucesso nessa área.
Em caso de mais dúvidas, entre em contato com a Capital. Nós queremos te ajudar com todos os trâmites financeiros e tributários do seu negócio.
Que tal aprender também sobre o marketing odontológico?
Sucesso e até breve!