Índice
O parcelamento de impostos possibilita a manutenção e recuperação das empresas.
O parcelamento de impostos é uma alternativa para ajudar os prestadores de serviço a manterem suas atividades. Leia nosso artigo para saber mais.
O parcelamento de impostos pode ser a salvação dos empreendedores que possuem dívidas com o fisco.
Devido à crise pela qual o país passa atualmente, muitas empresas vivenciam dificuldades para manter seu funcionamento. Continuar de portas abertas, durante o verdadeiro furacão que está sendo a pandemia, é um enorme desafio.
Entre as principais despesas fixas, está o pagamento de tributos. Mesmo com o lockdown e a interrupção de diversas atividades comerciais, a carga tributária segue sendo imposta normalmente. E os boletos não param de chegar.
O cenário é ainda mais crítico para os prestadores de serviço, que lidam com a instabilidade e a volatilidade do mercado. O que fazer, então, para evitar o colapso?
Hoje, trazemos para você uma série de dicas sobre como utilizar o parcelamento de impostos para dar maior flexibilidade e fôlego ao seu fluxo de caixa.
Continue com a gente até o final e saiba tudo!
Quais empresas podem solicitar parcelamento de impostos?
De acordo com a legislação brasileira, empresários de qualquer porte podem ser beneficiados pelo parcelamento de impostos.
Como nosso foco são os prestadores de serviços, vamos tratar das duas modalidades mais utilizadas pelo setor: o Simples Nacional e o MEI.
Quais as regras do parcelamento de impostos pelo Simples Nacional?
Para solicitar esse tipo de parcelamento, deve-se respeitar as seguintes regras:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- limites: duas vezes ou até 60 (sessenta) prestações. Quem escolhe o número de parcelas é o aplicativo do fisco, baseado em cálculos;
- valor mínimo da parcela: R$300,00;
- todos os débitos e acréscimos até a data de solicitação são considerados;
- ao valor de cada prestação são acrescidos juros conforme a taxa selic;
- o prestador de serviços deve quitar a primeira parcela a partir do mês de opção pelo parcelamento de impostos. As próximas deverão ser pagas até o último dia útil de cada mês.
Como o MEI pode fazer parcelamento de impostos?
Para solicitar o parcelamento de impostos, o microempreendedor individual deve acessar o Portal Gov.BR.
O limite de parcelas para débitos vencidos é de 60 (sessenta) meses, e elas devem ter o valor mínimo de R$50,00.
O parcelamento de impostos pode ser cancelado?
O empresário perderá seu benefício nos seguintes casos:
- permanência de saldo devedor após pagamento da última parcela;
- em caso de não haver quitação de três parcelas consecutivas;
- na falta do pagamento da primeira parcela.
Somus Contabilidade: atuando lado a lado com a sua gestão, trazendo soluções assertivas para a manutenção da saúde financeira do seu negócio
Em tempos de crise, perder dinheiro não é uma opção. Especialmente para os prestadores de serviço, deve-se encontrar estratégias inteligentes para reduzir custos e estar sempre em dia com a legislação tributária.
Portanto, para planejar o parcelamento de impostos em sua prestadora de serviços, contrate uma assessoria contábil especializada. Essa é a única maneira de garantir que todos os procedimentos ocorrerão dentro da legalidade, de forma ágil, eficiente e segura.
Sabemos que o momento é bastante delicado, e a Somus Contabilidade está aqui para ajudar! Nosso time de profissionais está à sua disposição, para tirar todas as suas dúvidas e traçar o melhor projeto com base nas informações gerenciais da sua empresa.
Então não perca mais tempo e acesse agora mesmo a nossa página na internet para tirar todas as suas dúvidas e conhecer todos os benefícios que preparamos para você!
Contratar uma assessoria contábil para planejar meu parcelamento de impostos!