Contabilidade em Brasília

Planejamento estratégico para consultório odontológico — Saiba como estruturar o seu sucesso a curto e a longo prazo!

A elaboração de um planejamento estratégico é essencial para o sucesso do seu consultório odontológico! Aprenda como elaborar o seu agora mesmo!

O planejamento é uma área essencial para qualquer empresa, porém, quando falamos do planejamento estratégico para consultório odontológico é preciso saber que a sua ausência pode ser o motivo para sérios problemas de previsibilidade em seu negócio.
Possuir um planejamento estratégico bem estruturado garante que o seu consultório odontológico seja capaz de cumprir os objetivos e metas estipuladas dentro de um período hábil de tempo, estado precavido de possíveis imprevistos.
Contudo, antes de entender como estruturar o seu planejamento estratégico para consultório odontológico, vamos defini-lo.

O que é um planejamento estratégico para consultório odontológico?

O planejamento estratégico para consultório odontológico é uma área da administração do seu negócio que fica responsável por analisar e avaliar a situação atual da empresa com o intuito de definir metas e objetivos estratégicos, levando em consideração:

Sendo que, todas essas ações são destinadas ao sucesso do seu consultório.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Como elaborar um planejamento estratégico para consultório odontológico

Para elaborar um planejamento estratégico para consultório odontológico você precisa se atentar aos procedimentos iniciais do processo.
Erros na definição de informações como a missão, visão e valores da empresa podem ser prejudiciais à todo o andamento do processo, uma vez que ações tomadas não irão de encontro com o que a empresa acredita.
E por falar em missão, visão e valores…

1 — Defina o MVV do seu consultório odontológico

O primeiro passo a ser dado para a realização de um planejamento estratégico do seu negócio é entender quem é você no mercado.
Para isso, comece definindo o seu MVV (Missão, Visão e Valores). Uma boa dica para a definição do seu MVV é responder perguntas como:

Missão

Visão

Valores

Como essas informações em mente é possível atender os seus clientes com uma ideologia alinhada entre toda a sua empresa.

2 — Realize uma análise SWOT do seu consultório

A análise S.W.O.T., também conhecida como análise F.O.F.A., é a sigla dada ao procedimento de mapeamento das suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Nela, são dispostas as informações obtidas em duas colunas, onde uma se destina ao ambiente externo do seu negócio e a outra ao ambiente interno.
SWOT
Matriz SWOT como fazer, fonte: Agendor
Como visto na imagem acima, o ambiente interno é composto pelas forças e fraquezas que mapeiam, respectivamente seus pontos fortes e fracos, o que permite uma visão mais ampla das ações que podem ser tomadas para o sucesso do seu negócio.
Já o ambiente externo abrange suas oportunidades e ameaças, como, por exemplo, algum interesse identificado em seu público-alvo que seu consultório possa atender, – oportunidade – ou algum concorrente que esteja forçando o seu consultório a diminuir sua participação no mercado – ameaça.
Contudo, dentro desses quatro pontos podem ser avaliadas inúmeras informações para melhor embasamento do seu planejamento estratégico.

3 — Defina seu objetivo e as suas metas

Com os dados necessários em mãos, chega a hora definir suas metas e objetivos.
O importante é basear-se no máximo de informações coletadas nos procedimentos anteriores e ter certeza do objetivo definido.
Tenha plena ciência de quanto pretende desembolsar, qual será o seu retorno e em quanto tempo ele cobrirá o investimento realizado.
O processo para definição do seu objetivo deve ser feito da seguinte maneira, primeiro você estabelece o objetivo principal a ser alcançado e depois define um plano de ação com as metas e prazos necessários para alcançá-lo.

4 — Acompanhe seus indicadores de desempenho

Realizado o seu plano de ação, é necessário que você acompanhe o andamento dos processos.
Foque em entender quais são os KPIs (Indicadores-chave de desempenho, traduzido do inglês) dos setores envolvidos em seu plano de ação e quais os resultados mínimos que eles deverão apresentar.
Por exemplo, no primeiro mês meu atendimento, baseado no levantamento de informações sobre o público-alvo e demanda por serviços odontológicos, deverá marcar 10 consultas.
A análise desses resultados te auxiliarão a entender o andamento do seu planejamento estratégico.

5 — Aprimore seus resultados

O intuito do planejamento estratégico para consultório odontológico é entregar resultados de sucesso para seu estabelecimento, mas com o tempo você aprenderá que existem muito mais variáveis a ser consideradas que adaptam-se de negócio para negócio.
Os pontos apresentados acima são cruciais para o seu sucesso, mas não são tudo!
O que te trará maior segurança para que os seus resultados te surpreendam positivamente é ter um embasamento sólido para suas tomadas de decisão.
Para isso, você pode contar com os serviços contábeis da Capital Contabilidade!
A Capital é um escritório de contabilidade em Brasília que é especializado nos serviços de contabilidade para consultório odontológico.
Para saber mais, o que acha de marcarmos uma conversa e, juntos, estruturarmos um planejamento estratégico de sucesso para o seu consultório odontológico?
Acesse o nosso Facebook: @capitalcontabilidade
#contabilidadeembrasilia #contabildiadeemdf #contabilidadeparadentistas #capitalcontabilidade #planejamentoestrategico

Classifique nosso post
Sair da versão mobile