Índice
Saiba o porquê de o planejamento financeiro ser um recurso indispensável à abertura da sua empresa
Entenda o papel do planejamento financeiro nos trâmites de abertura e legalização do seu negócio
Viver em uma sociedade capitalista significa que tudo gira em torno do dinheiro. Diante disso, você precisa ser inteligente a ponto de não deixar que apenas esse aspecto domine a sua vida.
É assim que os grandes empresários conquistam o sucesso, pois desde o início de seus projetos já praticavam uma mentalidade a longo prazo, sem imediatismos e projetavam os seus objetivos com muita organização e planejamento financeiro.
Abrir uma empresa não se trata apenas de encarar as burocracias, decorar o estabelecimento e abrir as portas…
Vai muito além disso, sendo necessário cumprir etapas, ser estratégico e adotar uma política voltada ao planejamento financeiro, recurso sobre o qual abordaremos no artigo de hoje.
Portanto, caro leitor, fique atento aos tópicos a seguir e saiba como se planejar financeiramente antes mesmo de abrir a sua empresa.
Tenha uma ótima leitura!
O que é planejamento financeiro e qual a sua finalidade?
O planejamento financeiro nada mais é do que uma ferramenta de gestão financeira voltada para organizar, controlar e definir estratégias a fim de garantir mais saúde às suas finanças.
Esse recurso pode ser utilizado nos mais variados contextos, seja na vida pessoal ou no universo empresarial.
Mais do que isso, seria muito interessante se fôssemos apresentados a uma boa base de gestão ainda na infância, incluindo o planejamento financeiro, não é mesmo?
E agora que já abordamos o conceito principal, vamos para a finalidade.
O grande objetivo do planejamento financeiro é traçar metas e alcançá-las, simples assim!
- Planejou;
- Executou;
- Alcançou.
Essa é a forma mais dinâmica possível para demonstrar a finalidade do planejamento financeiro.
Planejamento financeiro para abrir a sua empresa
Se você está pensando em abrir a sua empresa, saiba que é fundamental planejar-se – não apenas financeiramente, mas até mesmo sobre questões ligadas ao ramo de negócios que pretende atuar.
Vale a pena pesquisar, entender o mercado, analisar os concorrentes e elaborar um bom plano de negócios para catalogar todos os detalhes sobre o seu novo negócio.
Com tudo devidamente documentado, é o momento de partir para o planejamento financeiro, ou seja, entender a viabilidade do negócio e definir metas, objetivos e projeções financeiras realistas.
É muito importante que você já tenha em mente qual o valor disponível para investir na empresa, a fim de que, posteriormente, possa definir a destinação dos recursos.
Não se esqueça de que você precisará:
- Encarar burocracias (que possuem custos);
- Alugar o ponto;
- Comprar mobiliário;
- Adquirir o primeiro lote (caso atue com produtos);
- Adquirir equipamentos específicos (caso atue com serviços);
- Contratar colaboradores etc.
Com a Somus, você começa bem!
Nós, da Somus, atuamos com serviços contábeis especializados em abertura de empresas e podemos te auxiliar desde a etapa do planejamento financeiro para que você implemente o seu negócio sem dor de cabeça.
Por meio do link abaixo, você vai entender melhor sobre o nosso trabalho e ainda poderá preencher o formulário com os seus dados e enviá-lo.
O quanto antes, um consultor vai retornar e apresentar as soluções que o seu novo negócio precisa para começar bem!
Abertura de Empresa em Brasília – DF | Somus Contabilidade