Você já deve ter ouvido a célebre frase: “Quem não é visto, não é lembrado!”
Uma vantagem competitiva é construída não apenas no plano de negócios do seu consultório odontológico, mas no mercado e na mente dos seus potenciais clientes. Quem tem um consultório odontológico, precisa mostrar seus diferenciais competitivos e ter visibilidade, do contrário, nunca conseguirá novos pacientes!
Mas o marketing não serve apenas para publicidade, já que envolve uma ação mercadológica.
E o que é ação mercadológica?
Envolve uma espécie de comunicação com o mercado, onde vários tipos de abordagens podem ser realizados. Contempla ações que tem a missão de reforçar a imagem da odontologia. Colocando-a de forma favorável e evidente diante do público alvo.
Nesse sentido, várias clínicas odontológicas já se atentaram, e hoje passam a trabalhar lançando mão de um amplo mix de comunicação, que envolve:
- Esforço publicitário.
- Atendimento ao cliente (SAC, CRM).
- E comunicação personalizada por meio de vários canais, principalmente os digitais.
Um plano de marketing para consultórios odontológicos que utiliza essa ferramenta maravilhosa e incrível de comunicação mercadológica, possibilita que a empresa experimente uma verdadeira revolução em suas ações de vendas.
É evidente que os hábitos do consumidor mudaram, o mecanismo e atitudes de compra e interesses também sofreram alterações. Com a globalização do mercado, utilização de database marketing e introdução de alternativas que permitem maior engajamento por meio da tecnologia, muitos consultórios odontológicos tem prosperado grandemente.
Índice
Os crescentes investimentos em inovação de marketing para consultórios odontológicos têm três coisas relevantes a serem avaliadas:
- Um plano de marketing para consultórios odontológicos prevê investimentos em tecnologia e capacidade de armazenamento de dados. Os benefícios serão obtidos através da alavancagem de novas tecnologias de marketing combinada com análises específicas sobre o mercado de atuação e público alvo.
- A elaboração de uma estratégia bem estruturada em um plano de marketing para consultórios odontológicos permite a entrega da mensagem certa para a pessoa certa, no momento certo! Isto quer dizer que sua mensagem será entregue exatamente ao público alvo definido em seu plano de negócios.
- Um plano de marketing para consultórios odontológicos para ser realmente eficiente, precisa ser orientado à investimentos direcionados à digitalização total da clínica. Compras de mídias digitais, estratégias direcionadas para as redes sociais, criação de conteúdo relevante, tudo realizado através da contratação de agências especializadas em Marketing Digital.
As interações com os clientes digitais são geridos principalmente pelos gestores das clínicas, geralmente com a ajuda da tecnologia e os dados de propriedade da própria empresa, monitorados e gerados por estas agências.
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Webmarketing
Adentramos já há algum tempo na era da modernidade, onde tudo se pode consultar por meio do campo virtual. Estamos na era da revolução tecnológica e da internet. O e-commerce com suas lojas virtuais ganhou espaço e as informações são distribuídas ao mundo inteiro, sem que haja tempo para fechar ou ficar indisponível para sanar as dúvidas dos clientes.
Velhos conceitos estão morrendo e sendo colocados de lado, a transição re-define estratégias para exibir um futuro inovador e mais completo, onde a postura da ética, do bom atendimento e dos diferenciais competitivos se tornam mais fáceis de serem alcançados, mas ao mesmo tempo, exige maior enfoque.
A excelência dos consultórios odontológicos pode ser vista e analisada de diversas maneiras, sendo definida principalmente pelo exercício da cidadania e da responsabilidade social.
Como é baseado o marketing odontológico?
Um plano de marketing para consultórios odontológicos, leva em consideração alguns princípios como base, que são:
- Planejamento.
- Organização.
- Direção.
- E controle.
Por meio de uma boa estratégia de marketing, o negócio da odontologia se torna menos vulnerável, principalmente nas crises, ganhando não somente o destaque, mas a consistência que precisa.
Por meio de um plano de marketing para consultórios odontológicos, o empreendedor da odontologia supera a concorrência e planeja seus serviços com mais cuidado, atendendo às necessidades e desejos de seus clientes.
Por que você deve ter um plano de marketing para seu consultório odontológico?
As respostas são fáceis e coerentes.
Primeiro porque por meio de um plano de marketing é possível solucionar vários tipos de problemas diferentes, como exemplo: Falta de clientes, falta de capital ou poucas vendas.
O importante não é ter agenda lotada, mas sim planos de tratamentos fechados!
O que adianta ter a agenda cheia, se o cliente não aparecer?
Os clientes precisam aderir a um dos muitos planos de tratamento oferecidos pela clínica, para que o negócio realmente tenha lucro.
Isso está sendo dito porque a grande parte dos profissionais da área da odontologia e claro, de outra áreas também, anseiam por captar massivamente um esperado número de clientes em curto espaço de tempo, como se houvesse uma solução mágica para isso, mas não é assim que acontece.
E não estamos falando aqui sobre preços, mas sim de adquirir clientes e mantê-los de forma inteligente e é aí que entra o plano de marketing para os consultórios odontológicos.
Esse plano estudará:
- Que tipo de público se incorpora a carteira.
- O que fazer e como se é capaz de alcançar tal público.
- Quanto tempo o cliente pode permanecer gerando lucros para a organização
- E como gerar diferenciais competitivos num mercado tão concorrido
A partir dessas informações, o consultório poderá ter maior engajamento e consequente retorno!
E por fim… Contabilidade e Marketing devem andar juntos
Uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas odontológicas irá monitorar a condição financeira do consultório com base em demonstrações financeiras que são compiladas em uma base regular. Um plano de marketing para clínicas odontológicas, executado por uma agência de marketing digital é responsável pela geração de leads e atração de novos clientes para a clínica, e consequentemente novas vendas de serviços.
O escritório contábil deve trabalhar em estreita colaboração com a agência de marketing para acompanhar as tendências no negócio, bem como gerenciar a eficiência das ações de marketing iniciadas pela empresa nas mídias. Por exemplo, uma campanha de marketing poder pode ser bem sucedida em termos de receita bruta de vendas, mas o escritório contábil pode determinar se o custo da campanha está demasiadamente elevado e se os retornos financeiros da mesma (ROI) são satisfatórios.
O plano de marketing para consultórios odontológicos pode dar ao escritório contábil previsões de novos negócios para a clínica, o que irá auxiliar no planejamento e alocação de recursos financeiros de forma mais eficaz. O plano de marketing para consultórios odontológicos também pode alimentar a contabilidade com informações sobre quais os produtos ou serviços são os mais promissores ou comprados pelos pacientes. As duas ações, contábeis e de marketing também devem trabalhar em conjunto, a fim da criação e planejamento de orçamentos para futuras campanhas.
O plano de marketing para consultórios odontológicos – executado por agência especializada – deve manter os gestores da clínica informados sobre o sucesso das campanhas de marketing específicas e a contabilidade sobre os retornos dos investimentos, o que irá apoiar a gestão na criação de estratégias futuras de crescimento da empresa.
Viram como contabilidade e marketing para o seu consultório odontológico tem tudo a ver?
Interessante, não é mesmo?
Vamos falar mais sobre isso pessoalmente? Venha tomar um café conosco!
Até breve!