Antes de começar a encher o sorriso dos seus pacientes de alegria, é preciso saber como fazer um plano de negócios realmente efetivo e, hoje, você descobrirá como!
Antes de aprender como fazer um plano de negócios, é preciso entender, primeiramente, do que se trata um plano de negócios!
Índice
O que é um plano de negócio?
Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido a expressão “tirar os planos do papel”.
Esta expressão relata muito bem do que se trata um plano de negócios.
Um plano de negócios é um documento que norteia os objetivos a serem alcançados por uma empresa e cada etapa que deve ser cumprida para que tais objetivos sejam alcançados.
Por ser um documento que varia de empresa para empresa, para saber como fazer um plano de negócios, você precisa ter ciência de que ele não segue, necessariamente, um modelo estático, contudo, deve abranger alguns pontos que são essenciais para a elaboração do mesmo.
Principais pontos que devem ser adotados em um plano de negócios para clínica odontológica
Agora, falando da realidade da sua clínica odontológica, é necessário que você se atente a alguns pontos que são cruciais para o sucesso do seu plano de negócio.
Sumário – A visão macro do seu plano de negócios
Esta primeira etapa é destinada a definir as diretrizes do seu plano de negócios.
Aqui, são definidos:
- Os objetivos do plano de negócios;
- As principais informações referentes à empresa como, por exemplo, a missão, a visão e os valores;
- O perfil dos dentistas;
- O investimento inicial;
- As exigências legais;
- Entre outras informações.
Contudo, o sumário não deve tomar todas as folhas – ou páginas virtuais – do seu plano de negócios, ele deve ser sucinto como um sumário, porém, rico em informações que são os pilares para o restante do projeto.
Análise de mercado – Onde você está hoje?
A segunda etapa do seu plano de negócios, e talvez a mais trabalhosa, é a análise de mercado!
Esta etapa fica responsável por identificar quem/quais são suas ameaças e suas oportunidades.
Para saber como fazer um plano de negócios realmente efetivo, é crucial ter em mente que você terá concorrentes mais e menos preparados do que você, e é aqui que identificamos essas questões!
Foque em entender:
- Quem são os seus pacientes? Ou, se não tiver nenhum ainda, quem são os pacientes dos seus concorrentes?
- O que eles mais estão contratando?
- Qual a sua frequência de compra?
- Quais os lugares que eles mais costumam frequentar?
E demais perguntas que te ajudem a entender o seu público-alvo a ponto de criar personas deles.
Plano de Marketing – Analisados os dados de embasamento, chega a hora de entender como fazer um plano de negócio aliado às técnicas do marketing!
Chegou a hora de começar a modelar a sua clínica odontológica com a cara – e o sorriso – que os clientes desejam!
Para isso, tenha todos os dados coletados anteriormente em mãos e analise os 4Ps essenciais para se colocar no mercado e criar valor para sua marca, sendo eles:
- Produto: Seu produto. Tenha em mente o que você vende, qual a sua especialidade e quais são os seus diferenciais;
- Preço: Quanto você cobra? Qual a sua carga tributária? Como entregar valor com um preço que seja menor que a perspectiva de preço dos seus clientes?
- Praça: Onde você irá atender os pacientes? Quais as vantagens do local?
- Promoção: Como será a divulgação da marca? Quais são as dores e necessidades do seu público-alvo?
Operação, como trabalhar? Quais são os seus processos?
Nesta etapa você define os seus processos e como eles devem ser seguidos, pode parecer meio ilusória a primeiro momento, mas é extremamente necessária para que você não se perca na primeira semana de consultas.
E, vai por mim! Não entender como fazer um plano de negócio nesta etapa CUSTA DINHEIRO!
E, por falar em financeiro…
Somos uma Empresa de Contabilidade em Brasília – DF. Temos uma equipe especializada em contabilidade para clínicas odontológicas pronta para entender as suas necessidades e atender as suas demandas financeiras, fiscais e contábeis. Que tal uma consulta para ter um diagnóstico preciso sobre a saúde financeira da sua clínica odontológica com o apoio de nossos especialistas?!
Você, como um profissional especializado em saúde bucal, sabe o diferencial de ser atendido por um especialista, não é mesmo?
Estamos prontos para te receber! ENTRE EM CONTATO CONOSCO HOJE MESMO!
Até breve…
Um forte abraço!
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