Índice
Abrir uma Clínica de Psicopedagogia é o sonho de muitos profissionais da área. Para conseguir alcançar o objetivo, é preciso muita força de vontade e também recursos financeiros. No Brasil, uma das formas de legalizar um negócio com baixo investimento inicial e com uma carga tributário menor é o MEI (Microempreendedor Individual).
Diante disso, muitos se perguntam:
“Psicopedagogo pode ser MEI?”
Se você também tem essa dúvida, continue acompanhando o texto até o final para descobrir.
Boa leitura!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
O que é MEI?
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo tirar profissionais da informalidade. O projeto foi regulamento pela Lei nº128, publicada em 2008, que define os critérios e responsabilidades dos profissionais enquadrados.
Uma das principais exigências para participar do programa é não receber mais que R$ 81.000,00 por ano. É preciso ficar atento, pois, o valor é atualizado periodicamente. Além disso, o interessado não pode ser sócio de outra empresa ou ter algum tipo de débito com o INSS. Outro fator fundamental é que a atividade exercida pelo profissional precisa constar na lista de atividades permitidas para MEI disponibilizada no Portal MEI.
Quais as vantagens de ser MEI?
Não é por acaso que muitas pessoas se perguntam se psicopedagogo pode ser MEI. Microempreendedores individuais possuem vários benefícios interessantes… vamos falar um pouco mais sobre eles?
- Menor carga tributária;
- permissão para contratar um funcionário com custos trabalhistas reduzidos;
- possibilidade de emitir notas fiscais e solicitar empréstimos como pessoa jurídica;
- direito a benefícios previdenciários (aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença).
São todas essas vantagens sem contar que abrir um MEI é muito mais rápido e menos burocrático do que as outras modalidades. Em poucos minutos, por meio do computador, é possível obter o CNPJ e começar a ter todas as vantagens que citamos.
Psicopedagogo pode ser MEI?
Agora, chegou o momento de responder a pergunta: afinal, psicopedagogo pode ser MEI?
Infelizmente, psicopedagogos não podem ser MEI. Entretanto, isso não significa que não existem outras boas alternativas para quem deseja abrir uma empresa na área.
Para isso, é preciso escolher entre a natureza jurídica e o regime tributário que melhor se adeque a atividade que você pretende exercer, o tamanho do seu negócio, entre outros detalhes. Além disso, é preciso fazer o contrato social, realizar o registro na Junta Comercial e emitir os alvarás e licenças necessárias para o funcionamento regular do consultório.
Apesar de não serem tão simples quanto abrir um MEI, a abertura de empresa fica muito menos complicada com o auxílio de um bom profissional de contabilidade. A presença desse profissional é fundamental para que você faça as melhores escolhas e inicie o seu negócio no caminho certo, sempre focando no crescimento saudável e constante.
Como vimos, psicopedagogo não podem ser MEI, mas existem outras boas opções para profissionais da área que desejam ter o seu próprio negócio. Por isso, se você tem este sonho, não deixe de procurar ajuda profissional especializada para conseguir conquistá-lo da melhor forma possível.
Quer ajuda para abrir a sua empresa na área de psicopedagogia? Fale conosco!
Será um grande prazer poder ajudar!
QUERO ATINGIR O SUCESSO EM MEU CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA!