4 tendências que a sua construtora precisa conhecer
Separamos 4 tendências da construção civil para 2022 que você precisa conhecer. Leia o nosso artigo e confira!
A expectativa para construção civil para 2022 é grande. Apesar da pandemia, o setor conseguiu continuar funcionando.
O setor não alcançou os resultados que tinham sido projetados para o ano de 2020. Por outro lado, conseguiu um crescimento de 2,7% no terceiro trimestre de 2021.
A expectativa dos especialistas era de que o setor obtivesse um crescimento de 4% até o final do ano.
Com o retorno das atividades comerciais, da indústria e da vida em sociedade, o setor tem uma grande chance de alavancar em 2022.
As empresas que buscam aproveitar esse momento precisam acompanhar as tendências. Você verá, neste artigo, quais são as 4 tendências da construção civil para 2022.
A construção civil envolve todas as atividades de produção de obras.
Nessa área, estão incluídas as atividades relativas às funções de planejamento, de projeto, de execução, de manutenção e de restauração de obras em diferentes segmentos, como edifícios, aeroportos e túneis.
- Metodologia Bim:
O Bim (Building Information Modeling) começou a ser visto como um recurso no Brasil há pouco tempo. Um dos fatores foi a publicação do decreto Nº 10.306 de 2020, que tornou o uso obrigatório do Bim em obras públicas.
A metodologia Bim é utilizada em todo o período da obra, gerenciando as informações do projeto a partir de um modelo virtual.
Além disso, todos os profissionais envolvidos no projeto conseguem acompanhar e atuar de forma colaborativa por todo o período.
- Sustentabilidade:
A demanda por construções mais sustentáveis vem crescendo.
Investidores, compradores e a sociedade, de maneira geral, estão cada vez mais atentos em relação às questões ambientais.
Além disso, estão cobrando que grandes empresas adotem mecanismos para evitar que o meio ambiente seja prejudicado por suas atividades comerciais.
Ademais, o custo da construção sustentável é 13% menor que a convencional.
- CUB (Custo Unitário Básico):
É uma estimativa de custos por metro quadrado de construção a serem adotados nas respectivas regiões jurisdicionais a serem calculados.
Para este ano de 2022, as previsões são de um crescimento que varia entre 5% e 10% frente a uma alta de 3% do PIB.
Mesmo assim, alguns especialistas acreditam que, nos próximos dois anos, o mercado não continuará no processo de crescimento.
- Linha de balanço:
A linha de balanço é uma técnica que auxilia o gerenciamento de tempo na obra. Seu objetivo é organizar e planejar os locais da obra no tempo, o que possibilita uma visão ampla e simples do que está sendo realizado e do que ainda deve ser executado na obra.
A SOMUS CONTABILIDADE é especialista em contabilidade para construção civil!
Para conseguir melhorias consideráveis, nada melhor que contar com parcerias sólidas e especializadas no assunto.
E nós, da SOMUS CONTABILIDADE, somos os indicados para ajudar a sua empresa, pois somos especializados em empresas da construção civil, entre outras.
Oferecemos serviços de contabilidade para empresas de construção civil, para advogados, para clínicas médicas, para comércio e para prestadores de serviço.
Clique no nosso site, Somus Contábil, e converse agora mesmo com um de nossos especialistas.