“Por que preciso contratar um contador”? Muitos empreendedores fazem essa pergunta, pois não conseguem entender o porquê precisam de um profissional de contabilidade ou uma assessoria contábil para lhes assessorarem em suas empresas.
Nós da Capital Contabilidade entendemos você e queremos responder a sua pergunta! Por isso, preparamos este conteúdo com muito carinho, pois, sabemos que após você ler este post, com certeza surgirá outra questão em sua mente: “Por quê não tive um contador antes’?!
Agora responda: “Você faz ideia de como a saúde financeira de sua empresa ou negócio poderia ser saudável, com a contratação de um contador”?
“Você imagina ao menos, “em que”, a expertise desses profissionais pode contribuir com a gestão financeira e gestão contábil do seu empreendimento?
Tamanha é a importância de um contador, que cada vez mais, pequenas, médias empresas e grandes empresas contratam uma consultoria e assessoria contábil, viabilizando assim os melhores resultados para negócio.
Índice
E por que você deve ouvir um contador?
Porque um contador não só calcula tributos e apura demonstrações financeiras, mas também ajuda a otimizar a gestão empresarial, fazendo com que os processos da organização fiquem mais evoluídos, automatizados e práticos.
Escrituração contábil
A escrituração contábil nas empresas é o nome recebido para o processo de registro de operações que envolvem os recursos financeiros, de direitos, obrigações e bens.
Esse tipo de serviço contábil, envolve a escrituração de todo o material contábil vinculado à contabilidade da empresa.
E não importa o regime tributário ou o tamanho da sua empresa, você precisa da escrituração. Muitos empresários costumam negar a obrigatoriedade desse serviço, na concepção de que a empresa por ser de pequeno porte, por se tratar de uma microempresa ou por estar inscrita no Simples Nacional, não possuem essa responsabilidade junto ao fisco e portanto, estão livres da burocracia. Só que, isso não está compatível com a realidade.
Ao não escriturar toda esta movimentação financeira, o empresário prejudica a própria empresa além de correr sérios riscos de sanções legais junto ao fisco.
Um contador orienta o empresário a evitar passivos trabalhistas
Evitar os passivos trabalhista é realmente uma dura missão para qualquer tipo de empreendedor, e o profissional da contabilidade é muito útil nesse sentido também.
É comum o empresário achar que pode proceder de alguns modos, sem se preocupar com questões jurídicas/legais. Só que o contador conhece bem sobre os procedimentos trabalhistas, e se encarrega de alertar seu cliente sobre os processos obrigatórios que a empresa precisa adotar.
Isso inclui as questões fiscais, de departamento de pessoal, ou na área contábil. Portanto, fica bem claro que a esse respeito, o empresário se mantém atualizado quanto às regras, direitos e deveres trabalhistas, sem correr o risco de ter que pagar nada além do imposto pela lei ou tendo que sofrer ações trabalhistas. Afinal de contas, os passivos trabalhistas pesam bastante!
Desafios do empreendedorismo!
Diga-se de passagem, nem sempre os empresários têm a real noção dos desafios que o empreendimento passará ou muitas vezes nem sabem como contornar a situação, e isso é um grande problema quando não se tem auxílio de um contador!
O contador está acostumado a lidar com esses desafios diariamente e por se tratar de um consultor financeiro, este profissional está preparado para orientar seu cliente. Por exemplo – “você sabe qual é o formato legal do seu negócio”?
Sabe como esse mesmo formato reflete nos impostos da empresa?
Uma boa equipe contábil possui não somente conhecimento, mas recursos tecnológicos que permitem com que a gestão contábil seja focada nas principais necessidades da empresa, dessa forma a administração financeira e tributária seja condizente com a realidade do negócio.
Ao adquirir todo esse aporte e auxílio, fica mais simples para o empreendedor estabelecer planejamentos financeiros e estratégicos, traçando metas e mantendo o fluxo de caixa positivo.
O trabalho de um bom contador serve na maioria dos casos, como uma bússola e um guia para os
Portanto, há muitos motivos relevantes para ouvir um contador, não é mesmo?
Se você quiser nos ouvir, estamos a sua inteira disposição. Venha bater um papo conosco e vamos finalmente fechar essa parceria tão importante para o sucesso total do seu negócio!
Até a próxima!