6 Dicas de como captar clientes na advocacia

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Nesse artigo você vai ver:

Uma das grandes dificuldades para captar clientes na advocacia é apresentada pelo Código de Ética da OAB, que limita o advogado a distribuir cartões em eventos ou encontros ou simplesmente a contar com recomendações.
Porém, nem tudo está perdido; existem algumas exceções.
A internet mudou vários aspectos a respeito da captação de clientes na advocacia. Muitas oportunidades foram abertas pela rede de computadores, permitindo que o advogado possa fazer sua divulgação de uma forma totalmente legal, dentro das regras da OAB.
Essa nova situação é muito importante, já que a concorrência no mercado jurídico se torna cada dia mais acirrada, com um grande número de profissionais e de escritório criando estratégias para se destacar entre os concorrentes.
Com as ferramentas disponibilizadas pela internet, o advogado encontra outros meios de criar estratégias e de captar clientes na advocacia, montando um bom plano de marketing e podendo chegar com mais facilidade aos seus potenciais clientes.
Para captar clientes na advocacia através da internet, o profissional de Direito necessita encontrar o nicho de mercado, definir o seu público-alvo e conseguir uma boa posição no segmento escolhido.
Contudo, também é importante que, como advogado, ele não perca de vista sua própria atualização, visto que o Direito é uma área em constante mutação, sempre com novas leis e com nova jurisprudência sobre os mais variados assuntos e questões.
Definindo seu público-alvo e analisando suas próprias expectativas de consolidação no mercado, o advogado encontra com mais facilidade as estratégias para consolidar sua marca e se tornar uma referência no meio jurídico.
Entre as principais estratégias que podem ser aplicadas para captar clientes na advocacia, podemos sugerir as seguintes:

         1-Lecionar em faculdades e escolas de ensino médio

Para captar clientes na advocacia, o profissional de Direito pode lecionar, tanto em faculdades da área quanto em escolas de ensino médio, apresentando-se no mercado como referência em sua área de especialização.
Ao se tornar especialista em determinada área e lecionando sobre os assuntos que melhor conhece, o advogado aumenta sua rede de relacionamentos, tornando-se mais conhecido e lembrado pelo seu público potencial.

         2-Aproveitar os canais da internet

Uma das maneiras de captar clientes na advocacia é aproveitando ao máximo as ferramentas digitais. Mantendo um site com layout bem construído e inserindo informações sobres sua atuação no Direito, o advogado abre uma porta para a conquista de novos clientes.
Criando sua própria marca e customizando seu site, os impressos do escritório, seu perfil nas redes sociais, sempre que essa marca for visualizada ela será ligada ao nome dele, como um profissional de Direito especializado.

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          3-Participar de entidades e associações

A participação em entidades e associações garante maiores possibilidades de captar clientes na advocacia, tornando-se mais conhecido no mercado jurídico. Com a presença em eventos, a participação em encontros e ministrando palestras sobre sua área de especialização, o advogado aumenta sua rede de contatos e consegue captar mais clientes.

         4-Manter um networking atualizado

A manutenção de um networking atualizado é outra estratégia para captar clientes na advocacia. Um networking não é apenas uma lista de contatos, mas sim pessoas com quem o advogado deve manter um relacionamento profissional mais estreito, desde um cafezinho para conversar, até o convite para um evento.

        5-Investir na própria atualização

A atualização no mundo jurídico exige que o advogado esteja sempre buscando novas informações, aumentando seus conhecimentos e se tornando um expert em sua área. Para captar clientes na advocacia, é importante separar uma parte de cada dia para saber sobre as novidades, organizar-se e colocar a leitura em dia.

        6-Respeitar o Código de Ética

Em todas as estratégias utilizadas para captar clientes na advocacia, o advogado deve manter o respeito ao Código de Ética da OAB, principalmente no que se refere a fazer sua publicidade com discrição e moderação, mostrando que é um profissional respeitável e que honra seu compromisso com a Justiça.
Um bom advogado é aquele que age pela ética e pela busca da qualidade na prestação de serviços aos seus clientes. Para captar clientes na advocacia, antes de tudo, o que o advogado precisa é passar essa imagem, tanto no lado pessoal quanto no profissional. A partir do momento em que essa imagem é assimilada pelo público em geral, o advogado encontrará maior facilidade para ser encontrado pelos clientes, sem que precise procurar com eles.

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