6 dicas sobre Controle Financeiro para Clínicas Médicas

Compartilhe nas redes!

O controle financeiro para clínicas médicas permite que o profissional de saúde consiga manter a saúde financeira de seu empreendimento, estabelecendo metas e desenvolvendo estratégias para o desenvolvimento de sua empresa.
Manter o fluxo de caixa atualizado, fazer o recolhimento de todos os impostos e o pagamento de todas as contas em dia são pontos indispensáveis para o controle financeiro de uma clínica médica.
Para entender o funcionamento e manter o controle financeiro para clínicas médicas atualizado, acompanhe as seguintes recomendações:

O controle financeiro para clínicas médicas exige que todos os registros de todas as transações financeiras seja efetuado, desde a compra de tintas para a impressora até o pagamento dos impostos. O objetivo é calcular de forma correta o custo de manutenção da clínica e o retorno financeiro obtido com a movimentação.
Para ter o resultado correto da movimentação financeira, é necessário que o controle financeiro de uma clínica médica seja detalhado, já que qualquer transação, por menor que seja, irá gerar diferença no final do período de apuração.
Um dos pontos importantes a ser lembrado é a separação dos valores referentes à clínica dos valores pessoais. A separação deve ser feita desde as contas bancárias, com a movimentação do que seja da clínica e do que seja dos gastos pessoais do profissional de saúde.

  • Projeção de fluxo de caixa

O controle financeiro para clínicas médicas deve ter um plano de ação, com a projeção de custos e rendimentos. Manter um bom planejamento financeiro é importante para que se possa estabelecer metas para a clínica.
Mantendo o planejamento para o fluxo de caixa, o profissional médico terá uma visão geral do seu empreendimento, podendo estabelecer estratégias para incrementar a receita e manter o controle das despesas, principalmente em períodos quando o fluxo financeiro é menor.
Dentro desse planejamento, o profissional poderá criar um fundo de reserva para atender urgências e imprevistos, como a necessidade de substituição ou de manutenção de um equipamento ou a compra de suprimentos.
No controle financeiro para clínicas médicas, o fundo de reserva é o montante que irá atender também despesas como pagamento de décimo terceiro salário, férias dos empregados, possíveis rescisões e outras eventualidades.
Com a elaboração do controle financeiro para clínicas médicas, os responsáveis pela gestão financeira têm mais condições de otimizar os gastos e despesas da empresa, podendo, dessa maneira, fazer a análise dos melhores investimentos.

  • Assessoria de um consultor

A melhor forma de manter o controle financeiro de uma clínica médica é a contratação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas médicas que poderão orientar o profissional médico sobre as melhores formas de tributação e de gerenciamento da empresa.
Um profissional especializado possui o conhecimento necessário para orientar o empresário na elaboração do planejamento estratégico para melhor aproveitar os recursos oferecidos pela clínica, deixando que o profissional médico possa se dedicar aos pacientes com maior atenção, garantindo a qualidade no atendimento.
Com o apoio e assessoria de um profissional, o médico responsável pela clínica terá os relatórios financeiros e gerenciais mais adequados para o controle financeiro de uma clínica médica.

  • Tecnologia, um aliado importante

Atualmente, tudo o que devemos fazer para gerenciar uma empresa possui o apoio da tecnologia. São os mais diversos sistemas de gestão empresarial disponíveis, facilitando a vida do empresário e oferecendo as informações necessárias para conduzir da melhor maneira seu empreendimento.
O controle financeiro para clínicas médicas deve funcionar da forma mais exata possível, já que qualquer erro pode afetar negativamente o resultado final. Portanto, o contador ou profissional financeiro responsável pela assessoria poderá indicar o melhor sistema de gestão financeira.
Assim, a clínica médica poderá manter mais organizada suas movimentações, com relatórios de contas a pagar, contas a receber, emissão de recibos, fluxo do caixa e confecção de folha de pagamento, entre outras necessidades.
Com um bom software de gestão, o empresário médico poderá utilizar todos os recursos tecnológicos para agilizar os processos rotineiros de sua clínica, permitindo o agendamento e a administração de consultas online, poupando tempo e esforço dos funcionários, gerando maior facilidade também para os clientes que, dessa maneira, poderão agendar as consultas, verificar as avaliações ou marcar retornos.

  • Implantando avaliações de desempenho

Um aspecto interessante e possível para manter de forma organizada o controle financeiro de uma clínica médica é procedendo a avaliação constante sobre o empreendimento, seja por parte dos pacientes ou por parte dos funcionários. Após a realização das consultas, o empresário médico poderá fazer a avaliação dos serviços prestados, recebendo opiniões sobre as melhorias que pode aplicar em sua clínica.
A avaliação de desempenho pode ser feita através da internet ou de forma presente, com um funcionário destacado para a função, procurando respostas objetivas e rápidas, sem fazer as pessoas perderem tempo.
As avaliações internas devem ser feitas periodicamente, verificando o desempenho de cada funcionário e fornecendo um feedback após cada processo de avaliação. Ouvir as opiniões e sugestões de colaboradores com relação à administração da clínica médica é de grande valia, já que oferece meios para o desenvolvimento e planejamento estratégico da empresa.

  • Capacitação constante

Como em qualquer área profissional necessária em nossas vidas, o médico também deve estar sempre se atualizando em sua profissão, conhecendo novos métodos e aplicando novas tecnologias.
O correto controle financeiro para clínicas médicas possibilita que o profissional tenha disponibilidade para dedicar mais tempo à sua própria atualização, podendo oferecer melhores serviços e garantindo a fidelização de seus clientes.
Mantendo sua empresa sob controle, o profissional poderá acompanhar as notícias que envolvem sua área de saúde, participando de cursos médicos ou de eventos ligados à medicina e garantindo maior assertividade em seus diagnósticos.
Até a próxima!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Para fazer a abertura de uma clínica médica é necessário…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top