6 dicas sobre Controle Financeiro para Clínicas Médicas

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

O controle financeiro para clínicas médicas permite que o profissional de saúde consiga manter a saúde financeira de seu empreendimento, estabelecendo metas e desenvolvendo estratégias para o desenvolvimento de sua empresa.
Manter o fluxo de caixa atualizado, fazer o recolhimento de todos os impostos e o pagamento de todas as contas em dia são pontos indispensáveis para o controle financeiro de uma clínica médica.
Para entender o funcionamento e manter o controle financeiro para clínicas médicas atualizado, acompanhe as seguintes recomendações:

O controle financeiro para clínicas médicas exige que todos os registros de todas as transações financeiras seja efetuado, desde a compra de tintas para a impressora até o pagamento dos impostos. O objetivo é calcular de forma correta o custo de manutenção da clínica e o retorno financeiro obtido com a movimentação.
Para ter o resultado correto da movimentação financeira, é necessário que o controle financeiro de uma clínica médica seja detalhado, já que qualquer transação, por menor que seja, irá gerar diferença no final do período de apuração.
Um dos pontos importantes a ser lembrado é a separação dos valores referentes à clínica dos valores pessoais. A separação deve ser feita desde as contas bancárias, com a movimentação do que seja da clínica e do que seja dos gastos pessoais do profissional de saúde.

  • Projeção de fluxo de caixa

O controle financeiro para clínicas médicas deve ter um plano de ação, com a projeção de custos e rendimentos. Manter um bom planejamento financeiro é importante para que se possa estabelecer metas para a clínica.
Mantendo o planejamento para o fluxo de caixa, o profissional médico terá uma visão geral do seu empreendimento, podendo estabelecer estratégias para incrementar a receita e manter o controle das despesas, principalmente em períodos quando o fluxo financeiro é menor.
Dentro desse planejamento, o profissional poderá criar um fundo de reserva para atender urgências e imprevistos, como a necessidade de substituição ou de manutenção de um equipamento ou a compra de suprimentos.
No controle financeiro para clínicas médicas, o fundo de reserva é o montante que irá atender também despesas como pagamento de décimo terceiro salário, férias dos empregados, possíveis rescisões e outras eventualidades.
Com a elaboração do controle financeiro para clínicas médicas, os responsáveis pela gestão financeira têm mais condições de otimizar os gastos e despesas da empresa, podendo, dessa maneira, fazer a análise dos melhores investimentos.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

  • Assessoria de um consultor

A melhor forma de manter o controle financeiro de uma clínica médica é a contratação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas médicas que poderão orientar o profissional médico sobre as melhores formas de tributação e de gerenciamento da empresa.
Um profissional especializado possui o conhecimento necessário para orientar o empresário na elaboração do planejamento estratégico para melhor aproveitar os recursos oferecidos pela clínica, deixando que o profissional médico possa se dedicar aos pacientes com maior atenção, garantindo a qualidade no atendimento.
Com o apoio e assessoria de um profissional, o médico responsável pela clínica terá os relatórios financeiros e gerenciais mais adequados para o controle financeiro de uma clínica médica.

  • Tecnologia, um aliado importante

Atualmente, tudo o que devemos fazer para gerenciar uma empresa possui o apoio da tecnologia. São os mais diversos sistemas de gestão empresarial disponíveis, facilitando a vida do empresário e oferecendo as informações necessárias para conduzir da melhor maneira seu empreendimento.
O controle financeiro para clínicas médicas deve funcionar da forma mais exata possível, já que qualquer erro pode afetar negativamente o resultado final. Portanto, o contador ou profissional financeiro responsável pela assessoria poderá indicar o melhor sistema de gestão financeira.
Assim, a clínica médica poderá manter mais organizada suas movimentações, com relatórios de contas a pagar, contas a receber, emissão de recibos, fluxo do caixa e confecção de folha de pagamento, entre outras necessidades.
Com um bom software de gestão, o empresário médico poderá utilizar todos os recursos tecnológicos para agilizar os processos rotineiros de sua clínica, permitindo o agendamento e a administração de consultas online, poupando tempo e esforço dos funcionários, gerando maior facilidade também para os clientes que, dessa maneira, poderão agendar as consultas, verificar as avaliações ou marcar retornos.

  • Implantando avaliações de desempenho

Um aspecto interessante e possível para manter de forma organizada o controle financeiro de uma clínica médica é procedendo a avaliação constante sobre o empreendimento, seja por parte dos pacientes ou por parte dos funcionários. Após a realização das consultas, o empresário médico poderá fazer a avaliação dos serviços prestados, recebendo opiniões sobre as melhorias que pode aplicar em sua clínica.
A avaliação de desempenho pode ser feita através da internet ou de forma presente, com um funcionário destacado para a função, procurando respostas objetivas e rápidas, sem fazer as pessoas perderem tempo.
As avaliações internas devem ser feitas periodicamente, verificando o desempenho de cada funcionário e fornecendo um feedback após cada processo de avaliação. Ouvir as opiniões e sugestões de colaboradores com relação à administração da clínica médica é de grande valia, já que oferece meios para o desenvolvimento e planejamento estratégico da empresa.

  • Capacitação constante

Como em qualquer área profissional necessária em nossas vidas, o médico também deve estar sempre se atualizando em sua profissão, conhecendo novos métodos e aplicando novas tecnologias.
O correto controle financeiro para clínicas médicas possibilita que o profissional tenha disponibilidade para dedicar mais tempo à sua própria atualização, podendo oferecer melhores serviços e garantindo a fidelização de seus clientes.
Mantendo sua empresa sob controle, o profissional poderá acompanhar as notícias que envolvem sua área de saúde, participando de cursos médicos ou de eventos ligados à medicina e garantindo maior assertividade em seus diagnósticos.
Até a próxima!

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Brasília

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Para fazer a abertura de uma clínica médica é necessário…
Cresta Posts Box by CP