Como realizar um orçamento de obra?

Compartilhe nas redes!

Passo a Passo de como fazer um orçamento de obras ideal para o seu projeto de construção civil

Um bom orçamento de obra pode determinar o sucesso de sua obra e a satisfação de seu cliente

Você, amigo que trabalha diretamente com construção civil, tem realizado de forma correta o orçamento de obra para seus clientes? Tem levado em consideração tudo que é necessário para fazer um orçamento de obra correto? 
Preparamos este artigo especialmente para ajudar você, e esperamos poder ajudar nessa tarefa, que por muitas vezes pode parecer uma simples, mas que você pode estar fazendo de maneira errada caso não leve em consideração alguns fatores que citaremos aqui.

Como fazer um orçamento de obra?

Para realizar um orçamento de obra de forma correta você precisa seguir alguns passos, dentre eles:

  • Criar um projeto para o orçamento de obra.
  • Organizar composição de custos.
  • Analisar custos diretos e indiretos.
  • Analisar impostos e taxas.
  • Analisar margem de lucros.

Abaixo abordaremos cada um dos tópicos mencionados acima de forma mais direta e com maiores detalhes, para que você possa entender melhor o processo realizado por trás de um orçamento de obra.

Crie um projeto para o orçamento de obra

Para criar um orçamento de obra consistente você precisa possuir um projeto para tal, com todas as documentações necessárias e um mínimo de planejamento para seguir como escopo.
Através desse projeto você acompanhará todo o processo relacionado à construção civil, atribuindo etapas de início, etapas específicas para cada parte inerente à obra, assim como conclusão.
Impossível se falar em orçamento de obra sem ter um projeto com um levantamento mínimo de tudo, o que é necessário para começar e principalmente finalizar uma obra.
O projeto deve prever toda a documentação e, através do planejamento, ter uma previsão de tempo necessário para a conclusão da obra.

Organizar composição de custos

Não existe orçamento de obra sem levantamento de valores, isso para todas as etapas previstas no projeto (conforme passo anterior). É preciso levantar valores relacionados a todos os custos diretos e indiretos da obra (veremos no tópico a seguir), valores relacionados a pessoal, documentação, entrega, e, se possível, prever algumas situações adversas que possam ocorrer.
A eficiência de um orçamento será medida de acordo com o nível de levantamento de informações relacionadas ao projeto.

Analisar custos diretos e indiretos

Para melhor ter um controle relacionado à composição de custos, podemos adotar uma divisão de custos diretos e indiretos, isso irá ajudar a levantar todo o custo necessário para realizar uma obra, consequentemente isso ajuda em uma maior previsão para realizar um orçamento de obra.
Dividindo os custos temos:

  • Custos Diretos: todo material para obra incluindo parte elétrica, hidráulica e infraestrutura
  • Custos indiretos: locação de maquinário, terceirização, transporte, entre outros…

Analisar impostos e taxas

Para completar sua tabela de gastos relacionados ao orçamento de obra, você precisará levantar os custos de impostos pagos durante todo serviço relacionado, assim como todas as taxas relacionadas especificamente à obra. 
Tais gastos podem ser repassados para o cliente através do orçamento, desde que os impostos e taxas tratem especificamente da obra que está sendo realizada.

Analisar margem de lucros

Por fim, você pode levar em consideração uma margem de lucro para você ou seu negócio, anexando a todas as informações coletadas anteriormente. 
Com isso você dificilmente terá problemas ao realizar um orçamento de obra.

Conte com a Capital Contabilidade

Conte conosco, da Capital Contabilidade, somos uma contabilidade especializada em prestadores de serviços. Em especial, você que presta serviços relacionados à construção civil, pode contar conosco para te ajudar em todos os processos contábeis do seu negócio.
QUERO ATINGIR O SUCESSO EM MINHA CONSTRUTORA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Como realizar um orçamento de obra?
Article Name
Como realizar um orçamento de obra?
Description
Passo a Passo de como fazer um orçamento de obras ideal para o seu projeto de construção civil Um bom orçamento de obra pode determinar o sucesso de sua obra e a satisfação de seu cliente
Author
Publisher Name
Capital
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Pode parecer absurdo, mas é realidade no Brasil. Mesmo sob…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top