Conheça os erros mais comuns de declaração de IR e evite cometê-los

Veja Quais Sao Os Erros Mais Comuns Com A Declaracao De Ir E Saiba Como Nao Comete Los Blog - Contabilidade em Brasília

Compartilhe nas redes!

Os 7 erros mais comuns de declaração do IR

Errar na declaração de IR pode ser mais comum do que se imagina. A melhor maneira de evitar esses erros é sabendo identificá-los, por isso, neste artigo, trouxemos 7 dos erros mais comuns em declarações de Imposto de Renda!

A declaração do imposto é algo que demanda atenção na hora de ser entregue.

Existem alguns erros aos quais os contribuintes estão suscetíveis e que podem gerar alguns problemas com a Receita Federal, bem como levar o contribuinte a cair na temida malha fina; um simples 0 fora do lugar pode ser um grande causador de dor de cabeça. 

Ao cometer um erro na declaração, busque corrigi-lo o quanto antes a fim de evitar cair na malha fina e se prejudicar.

O ideal é ter atenção ao preencher a declaração e saber identificar onde estão possíveis pontos de erros. Pensando nisso, preparamos 7 tópicos com os principais erros na declaração de IR.

Veja mais sobre o Imposto de Renda, acesse os materiais no nosso blog nos links abaixo.

1- Erros com digitação e incompatibilidade de dados 

Esse erro, apesar de ser algo banal, é comum e pode interferir seriamente na entrega da sua declaração, afinal, quando se fala de números, sabemos que um simples 0 pode causar uma diferença gigantesca na soma final.

Além disso, divergências de informações também são muito comuns, como também acontece de errar ou colocar informações divergentes a informações fornecidas pelos bancos, pelos empregadores etc. Por isso, é necessário estar 100% atento na hora de preencher seus dados na declaração.

2- Omissões de rendimentos obtidos com aluguel ou com dependentes

Omitir rendimentos na declaração também é um erro bastante comum. O contribuinte, por vezes, acaba achando que não há problemas em deixar aquela renda extra de fora… Um aluguel, um trabalho autônomo ou rendas de seus dependentes.

Evite esse erro, já que os métodos de checagem da Receita costumam ser bem eficazes, isso porque é utilizado o cruzamento de dados informados através da declaração e das informações recebidas através das fontes fornecedoras.

3- Adicionar o mesmo dependente em mais de uma declaração

Seja por falta de informação ou de atenção, um erro que pode acontecer é informar um mesmo dependente em mais de uma declaração; por exemplo, pai e mãe, ambos declaram o IR e acabam por colocar um mesmo filho em sua declaração.

4- Erros com deduções 

Em relação a deduções com despesas médicas, não devem ser adicionadas despesas cujos comprovantes não existam. Esse erro é um dos mais passíveis de cair na malha fina, então tome bastante cuidado ao declarar as despesas com saúde.

5- Erros com despesas escolares 

Em casos de despesas com educação, muitos contribuintes acham que todas as despesas estão aptas a serem deduzidas do IR , porém vale observar que casos como cursos de idioma, cursos da área de informática, dentre outros, não entram para a lista das possíveis deduções.

6- Confundir PGBL e VGBL

Algumas pessoas confundem os planos de previdência privada PGBL e VGBL. O problema ocorre basicamente porque o PGBL pode ser deduzido do IR, já no caso do VGBL, ele deve ser informado apenas como aplicações financeiras.

7- Erros com investimentos

Ações adquiridas e ganhos provenientes dessa ação também precisam ser informados em sua declaração. O valor informado deve ser o valor de aquisição, ou seja, o valor da ação no dia da sua compra. 

O que devo fazer em casos de erro na declaração?

Saiba que há solução, a Receita Federal dispõe de um sistema que possibilita fazer o envio de uma declaração retificadora, porém é necessário estar ciente dos prazos para fazer as alterações e para fazê-las de maneira correta.

Tenha ajuda de um profissional para entregar sua declaração de IR

A melhor forma de evitar problemas com a Receita Federal é não cometer erros com a declaração, por isso ter a ajuda de um profissional contábil faz toda a total diferença nesse momento.

Um profissional de contabilidade vai agilizar o processo da entrega, com segurança e com precisão para evitar erros. Se já enviou a declaração e teve incompatibilidade em algum ponto, procure um profissional para te orientar no processo de correção.

Conte com um profissional da Somus Contabilidade 

Estamos no mercado a fim de garantir os melhores resultados em questões contábeis para nossos clientes, com profissionais eficientes e qualificados.

DECLARE O SEU IMPOSTO DE RENDA AGORA BASTA CLICAR AQUI

5/5 - (1 vote)
Summary
Conheça os erros mais comuns de declaração de IR e evite cometê-los
Article Name
Conheça os erros mais comuns de declaração de IR e evite cometê-los
Description
Quer saber quais são os principais erros com a declaração de IR? Descubra e saiba como evitá-los lendo o artigo no nosso blog
Author
Publisher Name
SOMUS CONTABILIDADE
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Também chamadas de obrigações tributárias, as obrigações fiscais se referem às…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top