Índice
Os 7 erros mais comuns de declaração do IR
Errar na declaração de IR pode ser mais comum do que se imagina. A melhor maneira de evitar esses erros é sabendo identificá-los, por isso, neste artigo, trouxemos 7 dos erros mais comuns em declarações de Imposto de Renda!
A declaração do imposto é algo que demanda atenção na hora de ser entregue.
Existem alguns erros aos quais os contribuintes estão suscetíveis e que podem gerar alguns problemas com a Receita Federal, bem como levar o contribuinte a cair na temida malha fina; um simples 0 fora do lugar pode ser um grande causador de dor de cabeça.
Ao cometer um erro na declaração, busque corrigi-lo o quanto antes a fim de evitar cair na malha fina e se prejudicar.
O ideal é ter atenção ao preencher a declaração e saber identificar onde estão possíveis pontos de erros. Pensando nisso, preparamos 7 tópicos com os principais erros na declaração de IR.
Veja mais sobre o Imposto de Renda, acesse os materiais no nosso blog nos links abaixo.
- Você, contribuinte, sabe se poderá optar pela declaração de IR pré-preenchida?
- Organize suas finanças e fuja de problemas com estas dicas
- Dirf 2022: conheça alguns cuidados que sua empresa tem que ter para enviá-la corretamente
1- Erros com digitação e incompatibilidade de dados
Esse erro, apesar de ser algo banal, é comum e pode interferir seriamente na entrega da sua declaração, afinal, quando se fala de números, sabemos que um simples 0 pode causar uma diferença gigantesca na soma final.
Além disso, divergências de informações também são muito comuns, como também acontece de errar ou colocar informações divergentes a informações fornecidas pelos bancos, pelos empregadores etc. Por isso, é necessário estar 100% atento na hora de preencher seus dados na declaração.
2- Omissões de rendimentos obtidos com aluguel ou com dependentes
Omitir rendimentos na declaração também é um erro bastante comum. O contribuinte, por vezes, acaba achando que não há problemas em deixar aquela renda extra de fora… Um aluguel, um trabalho autônomo ou rendas de seus dependentes.
Evite esse erro, já que os métodos de checagem da Receita costumam ser bem eficazes, isso porque é utilizado o cruzamento de dados informados através da declaração e das informações recebidas através das fontes fornecedoras.
3- Adicionar o mesmo dependente em mais de uma declaração
Seja por falta de informação ou de atenção, um erro que pode acontecer é informar um mesmo dependente em mais de uma declaração; por exemplo, pai e mãe, ambos declaram o IR e acabam por colocar um mesmo filho em sua declaração.
4- Erros com deduções
Em relação a deduções com despesas médicas, não devem ser adicionadas despesas cujos comprovantes não existam. Esse erro é um dos mais passíveis de cair na malha fina, então tome bastante cuidado ao declarar as despesas com saúde.
5- Erros com despesas escolares
Em casos de despesas com educação, muitos contribuintes acham que todas as despesas estão aptas a serem deduzidas do IR , porém vale observar que casos como cursos de idioma, cursos da área de informática, dentre outros, não entram para a lista das possíveis deduções.
6- Confundir PGBL e VGBL
Algumas pessoas confundem os planos de previdência privada PGBL e VGBL. O problema ocorre basicamente porque o PGBL pode ser deduzido do IR, já no caso do VGBL, ele deve ser informado apenas como aplicações financeiras.
7- Erros com investimentos
Ações adquiridas e ganhos provenientes dessa ação também precisam ser informados em sua declaração. O valor informado deve ser o valor de aquisição, ou seja, o valor da ação no dia da sua compra.
O que devo fazer em casos de erro na declaração?
Saiba que há solução, a Receita Federal dispõe de um sistema que possibilita fazer o envio de uma declaração retificadora, porém é necessário estar ciente dos prazos para fazer as alterações e para fazê-las de maneira correta.
Tenha ajuda de um profissional para entregar sua declaração de IR
A melhor forma de evitar problemas com a Receita Federal é não cometer erros com a declaração, por isso ter a ajuda de um profissional contábil faz toda a total diferença nesse momento.
Um profissional de contabilidade vai agilizar o processo da entrega, com segurança e com precisão para evitar erros. Se já enviou a declaração e teve incompatibilidade em algum ponto, procure um profissional para te orientar no processo de correção.
Conte com um profissional da Somus Contabilidade
Estamos no mercado a fim de garantir os melhores resultados em questões contábeis para nossos clientes, com profissionais eficientes e qualificados.
DECLARE O SEU IMPOSTO DE RENDA AGORA BASTA CLICAR AQUI