Boa parte dos psicólogos não trabalham como contratados em regime CLT, mas sim como autônomos e empresários. Ser autônomo, porém, não consiste apenas em sair atendendo pacientes, é necessário legalizar a sua atuação. Para além da liberação do Conselho Regional de Psicologia (órgão que rege a atuação dos profissionais no território nacional), o profissional tem de estar em dia com suas obrigações para com o governo.
Sendo assim, é necessário entender como funciona a carga tributária, as especificações técnicas da profissão, os limites de atuação, as possibilidades de regime tributário e societário
Mas, principalmente, para iniciar com o pé direito, é preciso saber como abrir uma empresa de psicologia da maneira correta e, dessa forma, manter-se longe de problemas.
E então, quer entender como funciona o processo de abertura de uma empresa de psicologia?
Então venha com a gente, nós vamos te explicar!
Boa leitura!
Entenda o modelo de tributação para psicólogos
Existem procedimentos padrões para abrir uma empresa de psicologia. O MEI, hoje, é uma forma fácil para trabalhadores autônomos se regularizem. Entretanto, o psicólogo não consta mais nas relações de atividades permitidas pelo MEI.
De toda forma, você não precisa se preocupar. Se você quiser abrir a sua empresa de psicologia, pode se enquadrar em outros modelos de tributação.
Antes de tudo, uma das informações para a qual deve se atentar ao estudar as maneiras de como abrir uma empresa de psicologia é a declaração do tipo de atividade exercida. O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Exercidas) estipula algumas classificações para os psicólogos. São elas:
- atividade de psicanálise;
- clínica de psicanálise;
- consultório de psicanálise;
- serviços de psicologia.
Aos olhos de um iniciante, a maioria das atividades pode parecer igual, mas não são. Um consultório é um local onde prioriza-se a identificação do problema. A clínica é voltada, principalmente, para a execução de tratamentos.
Saiba que não há problema nenhum em declarar mais de uma atividade. Declarar a execução de mais de uma atividade não resultará em qualquer diferença nas cobranças do fisco.
Agora, é preciso se atentar à escolha do modelo de tributação. O psicólogo pode se cadastrar como Empresário Individual (EI), EIRELI ou LTDA, pagando cargas tributárias mais leves.
Se você quiser abrir a sua empresa sem nenhuma sociedade, pode escolher entre os dois primeiros. Porém, se deseja abrir uma empresa com algum sócio, é necessário se cadastrar como LTDA.
Por fim, vem uma parte um pouco mais burocrática: o cadastramento da empresa na prefeitura de sua cidade.
A contabilidade para abertura de empresas de psicologia
Obviamente, você não precisa se preocupar em resolver todos estes trâmites sozinho. O ideal é contratar uma contabilidade especializada neste tipo de serviço, voltado para abertura de empresas na área de psicologia.
E, mesmo após abrir sua empresa, o psicólogo precisa manter o controle da sua contabilidade em dia, para não cair na malha fina.
Se você é um psicólogo e precisa abrir sua empresa, bem como controlar toda a sua contabilidade mensal, nós vamos te ajudar! Venha falar com a gente!