Entenda o que é o direito administrativo

Contabilidade Em Brasília Contabilidade Em Brasília - Contabilidade em Brasília

Compartilhe nas redes!

Garantir que todas as regras e princípios da Administração Pública sejam cumpridas é o objetivo do direito administrativo, que rege o funcionamento das funções desempenhadas pelos poderes executivos, tal como o Governo Federal, além dos governos estaduais e municípios.

Trata-se de um conjunto de normas que determinam como deve ser a atuação de todos os envolvidos em funções administrativas no poder público. São regras como transparência, ética e compromisso como o bem público e com o cidadão.
Caso as leis que suportam o direito administrativo não sejam respeitadas, o servidor (seja concursado ou cargo de confiança) corre o risco de ser punido com multas e até detenção, penas que serão determinadas de acordo com o tipo de crime cometido.

Princípios constitucionais

Se você está pensando em fazer parte de uma administração pública, deve saber que a Constituição Federal de 1988 prevê princípios e deveres que precisam ser seguidos pelos trabalhadores do serviço público:

  1. Legalidade: a Administração Pública deve estar de acordo com os instrumentos legais previstos e autorizados, ou seja, não infringir as leis.
  2. Impessoalidade: a Administração Pública não deve ser usada para benefícios pessoais, nem mesmo para exercer influência ou adquirir prestígio pessoal.
  3. Moralidade: gestor e servidores devem ser honestos na Administração Pública. Trata-se de desempenhar com ética suas funções, que visam servir o cidadão.
  4. Eficiência: a função exercida na Administração Pública precisa ser produtiva, eficiente e de qualidade.
  5. Publicidade: os atos administrativos devem ser publicados para o que serviço seja transparente e fiscalizado. Por exemplo, as nomeações de servidores em concursos, compra de equipamentos, valores destinados à saúde, educação, etc. devem ser formalizadas no diário oficial.

shutterstock-414063409.jpg

Princípios complementares

Em 1999, foi publicada a Lei 9784, que complementa a Constituição Federal e prevê mais diretrizes para que a Administração Pública atue de maneira transparente. São princípios como:

  • Supremacia do interesse público: que prevê o interesse do cidadão em primeiro lugar e não o particular.
  • Autotutela: dever de revogar ou anular atos considerados ilegais ou inoportunos.
  • Direito de ampla defesa: garantia de se manifestar e apresentar provas para defesa em casos de processos judiciais.

O direito administrativo é considerado muito importante e fundamental para que a Administração Pública seja usada para sua real finalidade, o cidadão. Você pode saber mais sobre o tema ao entrar com um de nossos especialistas em direito administrativo.
Fonte: MundoAdvogados.com.br

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O Prestador de Serviços PJ se tornou uma tendência no…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top