Gestão da empresa de construção civil: como fazer?

Compartilhe nas redes!

A gestão da empresa de construção civil certamente apresenta grandes desafios para o empresário. É necessário atender aos cronogramas, sempre apertados, trabalhar com orçamentos enxutos, garantir uma boa produtividade e controlar os processos que envolvem a empresa.

O primeiro passo para a gestão da empresa de construção civil é manter um planejamento eficiente, conhecendo os projetos em que ela está envolvida e elaborando um plano de trabalho eficiente, procurando sempre minimizar os problemas que possam se apresentar.
Na empresa de construção civil é necessário envolver todos os responsáveis para que os objetivos sejam alcançados, gerenciando pessoas, materiais e processos com a mesma linha de critérios, conseguindo solução para o bom andamento das obras.

As equipes de trabalho na gestão da empresa de construção civil

Um dos grandes problemas para a gestão da empresa de construção civil está relacionado com o pessoal. O mercado tem oferecido mais profissionais do que o necessário, mas, na maior parte das vezes, com qualificação abaixo do necessário.
Para as pequenas e médias empresas da construção civil torna-se ainda mais difícil, já que os profissionais mais qualificados são contratados por empresas de grande porte, que podem oferecer salários e benefícios mais atraentes.
A gestão da empresa de construção civil com relação aos recursos humanos exige a implantação de um plano de carreira que apresente aos empregados possibilidades de crescimento dentro da empresa, mostrando que o salário não é o único benefício oferecido, fazendo com que eles entendam sua importância e responsabilidade com relação aos objetivos empresariais.

As obras na gestão da empresa de construção civil

Entendendo a importância do pessoal na gestão da empresa de construção civil, o segundo ponto que deve ter atenção é a gestão de obras, que deve ser monitorada em cada etapa de cada projeto, atendendo a todos os problemas que, inevitavelmente, aparecem a todo momento na construção e que, muitas vezes, são imprevisíveis.
As obras devem manter um índice de produtividade, mantendo a qualidade de acordo com os projetos, exigindo constante atenção por parte dos gestores.
Com esses dois pilares básicos, a gestão da empresa de construção civil pode aplicar as ferramentas mais acertadas para que possa ter bom andamento:

      1-Orçamentos assertivos

Na gestão da empresa de construção civil, os orçamentos devem estar o mais próximo possível daquilo que deve ser concretizado, sabendo-se de antemão os preços de insumos e de mão de obra na região de execução da obra.
Os orçamentos exigem o cálculo de composições unitárias, de encargos, de tributação e de formação de preços, considerando-se também as variações pertinentes em cada caso, decorrentes da inflação e da possível flutuação de preços de insumos ou de alterações tributárias e econômicas que possam limitar a validade do orçamento.
Os custos de materiais, equipamentos, insumos e mão de obra devem ser bem identificados, quantificados e mensurados, utilizando-se padrões de medidas adequados para cada item.

      2-Cronograma lógico e eficiente

O cronograma das obras deve ser eficiente, começando pelo levantamento e listagem de todas as atividades necessárias para a viabilização do empreendimento. Com o orçamento bem delineado, torna-se mais fácil preparar as quantidades corretas de insumos e de serviços, além dos equipamentos exigidos para a construção.
O cronograma de cada obra deve seguir a ordem lógica de execução, facilitando o estabelecimento de datas para a conclusão de cada etapa e sinalizando a interdependência entre as atividades.

      3-Cronograma físico-financeiro

Na gestão de empresa de construção civil, o cronograma físico-financeiro permite distribuir na linha do tempo o avanço físico do projeto, obtendo-se estimativas sobre o que será necessário para cada etapa, valores que devem ser desembolsados e pessoal que será utilizado.
O cronograma físico-financeiro permite o planejamento de custos do projeto e a concretização de melhores negociações financeiros, dando condições de acompanhamento da evolução da construção e dos gastos estimados.

      4-Responsabilidades trabalhistas

Um dos fatores que provocam mais problemas na gestão da empresa de construção civil são as responsabilidades trabalhistas. É necessário, portanto, dar toda a atenção ao planejamento de todas as rotinas e de como são contratados os empregados.
Acompanhar e seguir a legislação irá reduzir os riscos de processos e de prejuízos de ordem social e financeira.
A empresa de construção civil pode aumentar a produtividade dos empregados através de um sistema de gestão de qualidade, reduzindo custos e desperdícios e garantindo maior controle sobre os processos, mantendo a organização interna.
A gestão da empresa de construção civil deve considerar também ações para garantir a pontualidade na conclusão das etapas e um fluxo de caixa eficiente, facilitando o pagamento de salários e evitando paralisações que possam provoca atraso no andamento do cronograma.

       5-Motivação da equipe de trabalho

A gestão da empresa de construção civil deve se estender ao canteiro de obras objetivando melhor organização do trabalho e boa liderança da equipe. O grande desafio no gerenciamento de equipes está na administração de conflitos, na empatia e no respeito às individualidades, fazendo com que cada profissional entenda suas funções e as exigências do trabalho em equipe.
A boa gestão da equipe permite que se possa reter talentos e conseguir o máximo da equipe de trabalho, estimulando boas práticas e garantindo a qualidade dos serviços.

       6-Assessoria especializada

A gestão da empresa de construção civil não pode dispensar o apoio de uma assessoria especializada, permitindo que o empresário ou os gestores tenham maior disponibilidade para atendimento dos objetivos da empresa.
Profissionais que tenham conhecimento sobre tributação, legislação trabalhista e contabilidade na área da construção civil irão permitir melhor gerenciamento da empresa e garantir que ela atinja seus objetivos, como planejado.
Pense nisso e até a próxima!
Quero Agendar Uma Reunião - Contabilidade em Brasilia - DF | Capital Assessoria
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CONSTRUTORA

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
As taxas de benefícios sociais no segmento da construção civil…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top