Simplificando a legislação tributária para você e sua clínica médica continuarem sem preocupações!
Fazer o que se ama é incrível. Não há nada como algo que nos impulsiona frente a um desafio, nos ergue do chão quando tudo se complica e faz desse modo, com que as coisas e o mundo ganhem cores e vida. Mesmo quando isso é incerto e aquele frio na barriga nos percorre, é tão satisfatório!
Seguir os passos de alguém que você ama ou traçar seu próprio destino e se jogando de cabeça, é algo que te motiva, então é seu direito correr atrás e realizar o que sonha alto e atira, não ao céu, mas às estrelas!
Tudo é incrível e mesmo o conhecido torna-se novo, e para que você desfrute desse eterno mar de rosas, viemos ajudar a deixar esse mar ainda mais cristalino e esclarecer pontos importantes para que sua clínica médica vá para frente e acompanhe seus sonhos em direção ao que mais importa: você.
O que é legislação tributária?
A legislação tributária são leis que tratam sobre os tributos, designação da responsabilidade tributária e cobrança de tributos em território nacional, o que inclui fiscalização e penalidades para quem transgride a lei.
Ou seja, nada mais é do que as leis que falam sobre as taxas que devem ser pagas, quem deve pagá-las, a cobrança em si, o policiamento e as punições de quem está sujeito a tais regras.
Como isso afeta na minha clínica?
De cara, já lhe é cobrado uma escolha: escolher um regime tributário para sua clínica médica. Na teoria, você pode optar por qualquer um deles, mas deve-se atentar em qual deve ser mais vantajoso para seu negócio.
No Brasil, existem três principais regimes a serem adotados:
- Simples Nacional: a taxação feita em apenas uma guia com alíquota que varia dependendo do faturamento, que deve ser no máximo de 4,8 milhões anuais;
- Lucro Real: paga-se Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro real calculado, sendo este o lucro líquido contemplando ajustes antecipados no Regulamento do Imposto de Renda, sendo voltado para negócios que faturam até 78 milhões anuais;
- Lucro Presumido: paga-se Imposto de Renda e Contribuição Social sobre uma taxa pré-estabelecida, e, mesmo que o lucro seja maior ou menor, a taxação continua invariável, e o faturamento deve ser acima de 78 milhões anuais.
Assim, primeiramente deve-se observar o faturamento da empresa antes de decidir, e também optar pela qual melhor se enquadra nas ambições e nas características de sua clínica. Dependendo do regime escolhido, seu negócio pode economizar muito com impostos e taxas, tudo depende de qual modelo é o mais compatível.
A adequação é a chave para que a tributação escolhida não seja uma pedra no meio do seu caminho para concretizar seus anseios, então, na hora de escolher, atente-se aos detalhes e nas vantagens de cada um deles, para fazer com que seus sonhos cheguem até você com um mar de calmaria, e não com uma tempestade.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! E se restou alguma dúvida não hesite em nos contatar!