Mulheres na construção que colocam a mão na massa

Contabilidade Em Brasilia Df | Capital Contabilidade Contabilidade Em Brasília - Contabilidade em Brasília

Compartilhe nas redes!

O crescimento da mulher na construção civil é recente e tem caminho lento, porém progressivo. Em 2008 havia 22 mil mulheres no setor; já em 2016 esse número saltou para 30 mil
Seja pela iniciativa de ONGS ou empresas privadas que estimulam o trabalho feminino em um ambiente predominantemente masculino, o que se observa é o crescimento do número de mulheres interessadas em trabalhar na construção civil e colocar, literalmente, a mão na massa.
Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), de 2008 até 2016 o número de mulheres cresceu de 22 mil para 30 mil, mas ainda representam apenas 0,7% do total quando comparados ao número de homens no setor. Vale ressaltar que, de forma indireta, é possível obter números ainda maiores, já que em nosso país muitas mulheres trabalham de forma autônoma, exercendo atividades que envolvem, principalmente, serviços de finalização e acabamento de obras.
A ONG Mulheres na Construção, criada em 2006, no município de Canoas, no Rio Grande do Sul, já capacitou mais de 3960 mulheres nas especialidades de pedreiras, pintoras, azulejistas, ceramistas, eletricista e hidráulica. O objetivo da organização é disseminar a sua metodologia através de cursos de formação profissional em parceria com organizações do primeiro, segundo e terceiro setores.
Trabalhos desenvolvidos na ONG:
-Ensina a leitura e interpretação de planta baixa
-Incentiva o empreendedorismo e o cooperativismo
-Desenvolve o pensamento crítico com relação a sexualidade, autoestima e relações interpessoais em local de trabalho.
-Promove a autonomia, a cidadania e o empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e violência doméstica
Há mais de um ano, a arquiteta Gabriela da Siqueira abriu uma empresa que oferece serviços gerais de mulher para mulher. A arquiteta buscou informações e conhecimentos na ONG Mulheres na Construção e fez os cursos de Cimento e Batom (construção, reparo e pintura em paredes) e Criadoras na Obra (instalação de cerâmica, elétrica e hidráulica). Além do conhecimento adquirido, conheceu muitas mulheres que, como ela, também atuavam ou gostariam de atuar com serviços de pequenas reformas.
Assim surgiu a UFA! Mão de Obra Feminina, uma empresa que soluciona problemas residenciais e comerciais de quem não se sente à vontade com a mão de obra masculina. “Atuamos nas áreas de pintura, elétrica, hidráulica, onde mostramos que a mulher é capaz de fazer o que ela quiser, priorizando a ética, o respeito e o comprometimento. Estou colocando a “mão na massa” há um ano e cinco meses e, mesmo sendo pouco tempo, já me sinto mais completa como profissional”, explica a arquiteta.
Para aquelas que desejam ingressar nesse mercado é possível encontrar cursos oferecidos pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou mesmo por entidades assistenciais, como ONGs espalhadas pelo Brasil, afinal, o lugar da mulher também pode ser em um canteiro de obra.
Dicas para mulheres no canteiro de obra
Barriga de fora, salto alto e cílios postiços são proibidos;
• Roupas justas também não são bem-vindas;
• Anéis e pulseiras devem ser evitados por questão de segurança;
• Maquiagem é livre;
• Usar touca sob o capacete de segurança evita que o cabelo fique impregnado de poeira e agarre em algum equipamento;
• Calças jeans são mais indicadas, pois a sujeira se torna menos evidente;
• Um aperto de mão é suficiente para cumprimentar os colegas de equipe (trocar beijos no rosto não é recomendável).
Fonte: Mapa da Obra
Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Em função das características do segmento, a construção civil pode…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top