Planejamento estratégico para clínicas médicas: 4 dicas para alavancar sua empresa

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4 dicas para desenvolver um bom planejamento estratégico em sua clínica e obter os melhores resultados

Ter sucesso como empreendedor na área da saúde é um grande desafio, afinal, essa área envolve diversas variáveis, desenvolver um bom planejamento estratégico, portanto, é essencial  

Uma instituição de saúde, como qualquer outra empresa, precisa atingir o sucesso financeiro, crescer e gerar lucros, entre outros objetivos. Nesse viés, o plano estratégico de uma empresa para uma clínica é fundamental para aumentar a produtividade, introduzir novos serviços e gerar produtos de maior qualidade, entre outros benefícios. 

A forma correta de realizar este planejamento está delineada em quatro sugestões importantes, que fornecemos para você. 

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Listamos abaixo mais alguns materiais importantes para o ramo empresarial da saúde, confira também:

4 dicas para desenvolver um planejamento estratégico

 1. Defina a sua cultura organizacional

Alinhar o planejamento estratégico com o posicionamento da empresa é crucial, pois seria inútil elaborar planos futuros que sejam inconsistentes com a equipe administrativa e inconsistentes com o papel da empresa em seu setor. Portanto, é fundamental definir a cultura corporativa. A cultura empresarial é criada por uma coleção de dados que inclui a visão, missão e  valores.

Visão – Se trata de uma meta, um propósito a ser alcançado pela empresa em um determinado tempo.

Missão – O objetivo principal, o que a empresa quer entregar ao cliente. 

Valores – São comportamentos e ideais praticados que a empresa atinja seus objetivos. 

 

Tendo estas informações, é mais fácil motivar e inspirar seus trabalhadores, pois eles saberão exatamente para onde devem ir, e isto facilitará a cobrança dos mesmos mais tarde. Valores como ambição e disciplina, entre outros, devem ser implementados, gerenciados e cumpridos.

 2. Faça uma análise swot

Uma análise SWOT identifica tanto os pontos fortes e fracos internos quanto as oportunidades e riscos externos para seu negócio. Ela alertará os gerentes sobre os pontos fortes de sua clínica, assim como áreas para melhoria tanto em serviços, processos, funcionários médicos, quanto no atendimento ao paciente. 

 3. Defina seus processos 

Para fazer o planejamento estratégico em uma clínica médica, é preciso primeiro definir os processos internos. É fundamental conhecer os pontos fortes e fracos de cada setor, desde a recepção até o próprio consultório, entre outras coisas. Você pode então definir todos os seus processos, alinhar suas estratégias e determinar quais partes devem ser melhoradas ou eliminadas, assim como os prazos para fazê-lo. 

 4. Conheça os pacientes 

Conhecer seus pacientes é crucial para seu planejamento estratégico, particularmente no caso de uma clínica médica. Você pode criar abordagens mais eficientes e interessantes para atender às demandas, expectativas e exigências destes indivíduos, utilizando estas informações.

 O principal objetivo de uma clínica médica é fornecer aos pacientes um cuidado exemplar, certo? Eles são uma fonte de receita porque recomendam sua empresa sem qualquer tipo de incentivo. É muito simples obter respostas às suas perguntas! Você pode fazer uma pesquisa de entrevista pós-consorte, estabelecer uma caixa de sugestões ou enviar um e-mail com perguntas, por exemplo.

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É crucial saber o que fazer com as informações que você coleta, ao invés de simplesmente coletá-las. Embora seja uma operação mais complexa, analisar tudo que envolve o seu planejamento também é parte do planejamento. Ao identificar as ações ideais para seus objetivos, você pode determinar o curso de ação mais eficaz. Antes do tratamento de pacientes, o sucesso de uma clínica começa. Entretanto, sabemos que essa não será uma tarefa fácil.

Por isso, estamos aqui para te oferecer apoio com todos os processos necessários para que sua clínica tenha uma gestão impecável, afinal somos especialistas em Contabilidade para Clínicas Médicas.

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