Índice
Conheça as principais causas de processos trabalhistas na construção civil e entenda como evitá-los!
Mantenha sua construtora distante de problemas, conhecendo e sabendo como se prevenir em relação aos processos trabalhistas
Para que projetos saiam do papel e obras de construção civil ocorram de forma impecável, a mão de obra humana é fundamental.
Com isso, para você, gestor de construtora, vem a responsabilidade de cumprir com todos os direitos trabalhistas que seus funcionários possuem, garantindo que tudo funcione adequadamente.
Contudo, esse é um desafio em muitas construtoras, que acabam precisando lidar com as complicações de processos trabalhistas…
Sendo assim, para te auxiliar a não ter esse tipo de problema, preparamos o conteúdo de hoje para apresentar as principais causas de processos trabalhistas e de que forma você pode evitá-los.
Processos trabalhistas na construção civil – quais são as causas?
Para saber como evitar, antes, é preciso ter conhecimento sobre quais são os principais fatores causadores de processos trabalhistas na construção civil.
Dessa forma, vamos falar sobre cada um dos principais a seguir.
1 – Horas extras
Comumente, trabalhadores passam mais tempo do que é permitido por lei nas obras, o que pode gerar processos trabalhistas por horas extras excessivas.
O ideal é que a jornada de trabalho tenha 8 horas diárias e 44 horas semanais, quando isso é excedido, durante o máximo período de 2 horas, é necessário o pagamento de horas extras.
Tanto a extrapolação das 2 horas quanto o não pagamento adequado das horas extras podem gerar processos.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
2 – Danos morais
Situações que agridam a moral, honra e dignidade de um trabalhador podem gerar processos trabalhistas por danos morais.
Dentro do cenário da construção civil, isso se caracteriza por cobranças excessivas, agressões verbais, chacotas e afins.
3 – Intervalo
Todo profissional com carga horária superior a 6 horas tem direito a 1 hora de intervalo.
Em alguns casos, pode ser de 30 minutos, caso o colaborador não concorde voluntariamente, o período retirado deve ser pago em horas extras e quando isso não ocorre, pode-se reclamar esse valor na justiça.
4 – Acidentes de trabalho
Na construção civil, os cuidados com a segurança dos colaboradores devem ser redobrados, com atenção às Normas Regulamentadoras, uso adequado de EPIs e afins.
Quando isso não é posto em prática, os acidentes de trabalho podem ocorrer e, especialmente se tiver ocorrido negligência da construtora, vêm os processos trabalhistas.
5 – Não cumprimento dos direitos do colaborador
Ou seja, erros que não são corrigidos em relação ao salário, adicionais, FGTS e demais direitos que o colaborador possui são aspectos que também causam processos trabalhistas.
Como evitar os processos trabalhistas?
Agora que você já sabe quais são as principais causas, vamos a como evitar…
De forma geral, para evitar basta não cometer os erros que evidenciamos acima, contudo, sabemos que isso pode não ser tão simples assim, especialmente em meio a uma rotina corrida.
Por isso, ter o suporte de profissionais que podem te auxiliar tanto com as folhas de pagamento quanto em outras questões que tomam muito do seu tempo é fundamental.
Conte com a Capital!
Para ter total suporte de profissionais contábeis especializados no ramo de construção civil, você pode contar conosco, da Capital.
Com a gente, você tem a realização impecável das folhas de pagamento e não precisa se preocupar com os demais aspectos contábeis da sua construtora.
Assim, consegue focar em cumprir com todos os direitos trabalhistas adequadamente e se manter distante de processos.
Portanto, clique no botão do WhatsApp e entre em contato com nossa equipe agora mesmo.
QUERO ATINGIR O SUCESSO EM MINHA CONSTRUTORA!