Processos trabalhistas na construção civil – como evitar?

Compartilhe nas redes!

Conheça as principais causas de processos trabalhistas na construção civil e entenda como evitá-los!

Mantenha sua construtora distante de problemas, conhecendo e sabendo como se prevenir em relação aos processos trabalhistas
Para que projetos saiam do papel e obras de construção civil ocorram de forma impecável, a mão de obra humana é fundamental. 
Com isso, para você, gestor de construtora, vem a responsabilidade de cumprir com todos os direitos trabalhistas que seus funcionários possuem, garantindo que tudo funcione adequadamente. 
Contudo, esse é um desafio em muitas construtoras, que acabam precisando lidar com as complicações de processos trabalhistas… 
Sendo assim, para te auxiliar a não ter esse tipo de problema, preparamos o conteúdo de hoje para apresentar as principais causas de processos trabalhistas e de que forma você pode evitá-los.

Processos trabalhistas na construção civil – quais são as causas?

Para saber como evitar, antes, é preciso ter conhecimento sobre quais são os principais fatores causadores de processos trabalhistas na construção civil. 
Dessa forma, vamos falar sobre cada um dos principais a seguir.

1 – Horas extras

Comumente, trabalhadores passam mais tempo do que é permitido por lei nas obras, o que pode gerar processos trabalhistas por horas extras excessivas. 
O ideal é que a jornada de trabalho tenha 8 horas diárias e 44 horas semanais, quando isso é excedido, durante o máximo período de 2 horas, é necessário o pagamento de horas extras. 
Tanto a extrapolação das 2 horas quanto o não pagamento adequado das horas extras podem gerar processos.

2 – Danos morais 

Situações que agridam a moral, honra e dignidade de um trabalhador podem gerar processos trabalhistas por danos morais. 
Dentro do cenário da construção civil, isso se caracteriza por cobranças excessivas, agressões verbais, chacotas e afins.

3 – Intervalo

Todo profissional com carga horária superior a 6 horas tem direito a 1 hora de intervalo. 
Em alguns casos, pode ser de 30 minutos, caso o colaborador não concorde voluntariamente, o período retirado deve ser pago em horas extras e quando isso não ocorre, pode-se reclamar esse valor na justiça.

4 – Acidentes de trabalho 

Na construção civil, os cuidados com a segurança dos colaboradores devem ser redobrados, com atenção às Normas Regulamentadoras, uso adequado de EPIs e afins. 
Quando isso não é posto em prática, os acidentes de trabalho podem ocorrer e, especialmente se tiver ocorrido negligência da construtora, vêm os processos trabalhistas.

5 – Não cumprimento dos direitos do colaborador 

Ou seja, erros que não são corrigidos em relação ao salário, adicionais, FGTS e demais direitos que o colaborador possui são aspectos que também causam processos trabalhistas.

Como evitar os processos trabalhistas?

Agora que você já sabe quais são as principais causas, vamos a como evitar… 
De forma geral, para evitar basta não cometer os erros que evidenciamos acima, contudo, sabemos que isso pode não ser tão simples assim, especialmente em meio a uma rotina corrida. 
Por isso, ter o suporte de profissionais que podem te auxiliar tanto com as folhas de pagamento quanto em outras questões que tomam muito do seu tempo é fundamental.

Conte com a Capital!

Para ter total suporte de profissionais contábeis especializados no ramo de construção civil, você pode contar conosco, da Capital. 
Com a gente, você tem a realização impecável das folhas de pagamento e não precisa se preocupar com os demais aspectos contábeis da sua construtora. 
Assim, consegue focar em cumprir com todos os direitos trabalhistas adequadamente e se manter distante de processos. 
Portanto, clique no botão do WhatsApp e entre em contato com nossa equipe agora mesmo.
QUERO ATINGIR O SUCESSO EM MINHA CONSTRUTORA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Processos trabalhistas na construção civil - como evitar?
Article Name
Processos trabalhistas na construção civil - como evitar?
Description
Conheça as principais causas de processos trabalhistas na construção civil e entenda como evitá-los! Mantenha sua construtora distante de problemas, conhecendo e sabendo como se prevenir em relação aos processos trabalhistas
Author
Publisher Name
Capital
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Uma das formas de motivar os funcionários e aumentar sua…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top