Você já se perguntou sobre como captar e fidelizar clientes no consultório de odontologia, certo? Essa não é uma dúvida exclusivamente sua!
Muitos dentistas empreendedores que abrem uma clínica ou consultório de odontologia se perguntam a respeito da captação e fidelização de clientes de forma eficiente. A questão, que parece complexa, pode ser bem mais simples do que se imagina.
A solução está em tomar as decisões certas a respeito do assunto, garantindo assim maior taxa de sucesso nas estratégias de captação e fidelização de clientes.
Quer um exemplo bem interessante de programa de fidelização, que não tem nada a ver com a odontologia, mas que pode ser aplicado por dentistas?
Lembre-se daqueles cartões de fidelidade de restaurantes, bares, lanchonetes, food trucks e redes de fast food. Quanto mais você consome, mais carimbos acumula e, ao final, ganha um desconto, um lanche, uma sobremesa ou alguma outra coisa, a questão é que sempre há um brinde ao final.
É verdade! E isso pode te ajudar a fidelizar os clientes do consultório! Já te explicarei como!
A ideia por trás desse tipo de estratégia é manter o visitante fiel e fazê-lo retornar ao estabelecimento até que todos os espaços do cartão sejam devidamente preenchidos. Assim, ele ganha o brinde e as chances de ele ter preferência pelo estabelecimento em questão são muito maiores!
Mas, como isso pode ser aplicado na odontologia, afinal? A resposta está, novamente, na estratégia.
Ainda que você não vá distribuir comida, o conceito permanece o mesmo! O objetivo continua sendo manter o cliente fiel ao seu negócio. Portanto, você precisa incentivá-lo a ficar. É claro que os tratamentos odontológicos são bem mais custosos que uns lanchinhos aqui e ali, mas não é nada que você não possa contornar!
Vamos aprender mais a seguir?
Como fidelizar clientes no consultório de odontologia com o exemplo dos fast foods e restaurantes?
Já comece a pensar no seu cartão fidelidade. Com ele, você poderá colocar sorrisos nos rostos dos seus clientes, literalmente! É assim que você irá fidelizar clientes no consultório de odontologia (ou clínica)!
Você pode usar a sua criatividade para pensar nos brindes, descontos e promoções, sempre pensando no lado financeiro da coisa, é claro. Lembre-se: nenhum brinde é gratuito. O cliente sempre paga por ele de alguma forma.
Isso significa que, por mais que não pareça, o item oferecido foi custeado de alguma maneira, ainda que o cliente não perceba isso de forma direta.
Isso significa que uma limpeza “gratuita” para o cliente x foi custeada por um tratamento no valor de R$ 5 mil realizado pelo cliente y. O preço do brinde estava incluso no tratamento do cliente y? Não diretamente! Mas o lucro cobre essa despesa.
Em outras palavras, os brindes não podem sair do seu bolso, por assim dizer, mas devem ser custeados pelo seu lucro, o excedente.
Entendeu? Para fidelizar clientes no consultório de odontologia, é preciso usar a cabeça!
Você pode oferecer clareamento dental, limpeza gratuita, uma consulta grátis ou qualquer outro tipo de oferta para gerar valor ao seu cliente. Isso normalmente chama muita atenção, porque o consumidor se sente valorizado, ele se vê como algo importante para você, e é importante manter essa imagem na mente dele! Afinal, sem ele, seu consultório ou clínica não existe.
Mas, novamente, não se esqueça de pensar nas finanças. A contabilidade para dentistas te ajuda a prever todas as possibilidades e a evitar riscos na hora de investir nesse tipo de promoção. Não deixe de entrar em contato com a Capital. Nós podemos te ajudar a fazer seus investimentos com segurança. Somos especialistas na contabilidade para odontologia!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.