Psicólogo pode ser empresário individual? Qual o melhor regime tributário?

Psicologo Pode Ser Empresario Individual Qual O Melhro Regime Tributario Post Capital Assessoria Contabilidade Em Brasília - Contabilidade em Brasília

Compartilhe nas redes!

Deseja saber se psicólogo pode ser empresário individual? Então confira a postagem que nós, da Capital Contabilidade, preparamos para você e tire todas as suas dúvidas!

Ao iniciar as suas atividades como profissional da área psicológica, é comum o questionamento: “Psicólogo pode ser empresário individual?”.

Uma vez que o valor dos impostos a serem pagos por uma pessoa jurídica são bem menores que uma pessoa física e você deseje atuar como liberal, é necessário saber se a sua atividade pode ser tributada como empresário individual.

Então, para te ajudar a entender melhor se é permitido ou não o seu ingresso no mercado como psicólogo liberal e ainda descobrir o melhor regime tributário para o seu negócio, confira agora mesmo a nossa postagem!

Psicólogo pode ser empresário individual

Sim, o profissional psicólogo pode abrir empresa como empresário individual, contudo, com algumas restrições!

Justamente por se tratar de uma atividade intelectual, de natureza científica, a Lei nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002, do Código Civil brasileiro, em seu artigo 966, diz que:

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Sendo assim, o ingresso do profissional na modalidade empresarial de Microempreendedor Individual (MEI) torna-se restrito a esses profissionais.

“Como assim?! Me explica melhor, psicólogo pode ou não pode ser empresário individual?”

Pode, mas psicólogos não podem ser MEI!

Visto do ponto de que o psicólogo trabalhe como liberal, por conta própria, sim, o psicólogo pode ser empresário individual, sendo assim registrado nas modalidades empresárias:

  • Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), possuindo o mínimo de patrimônio equivalente a 100 vezes o valor do salário-mínimo estabelecido no ano;
  • Empresário Individual (EI), é uma opção válida ao ingresso, contudo, apresenta algumas várias no valor que será tributado da sua empresa, uma vez que seus impostos podem chegar até 27,5% de alíquota a ser tributada; e
  • Sociedade Unipessoal, destinada ao profissionais que desejam ter todos os direitos e obrigações de um sociedade empresarial, no entanto, constituída por um único profissional.

Exerça sua atividade enquadrado no melhor regime tributário

Para o início das suas atividade como psicólogo liberal, pagando o mínimo de impostos, a melhor solução é a realização de um planejamento tributário detalhado.

Dessa forma é possível que você escolha entre o melhor regime tributário para psicólogo, levando em consideração todos os dados internos e fatores externos que impactam a sua atividade.

Contudo, como estamos falando de um profissional liberal, a escolha do regime Simples Nacional, pelo valor menor de impostos a serem pagos, pode se apresentar com mais vantajosa, porém, tudo dependerá da análise que será realizada por um contador especializado em psicologia, tendo como demais opções para o enquadramento:

Então, para saber mais sobre como abrir sua empresa como psicólogo liberal, entre em contato com um escritório de contabilidade especializada em psicólogos. Conte com a Capital Contabilidade!

QUERO ATINGIR O SUCESSO EM MEU CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA!

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Conhece as normas para montar um consultório médico? Descubra agora…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top