Após se formar na faculdade de psicologia, boa parte das pessoas ficam em dúvida quanto a qual é a melhor forma de atuar.As pessoas que são contratadas por terceiros não possuem esse problema, uma vez que a maioria passa a ser enquadrada pela CLT. Mas pessoas que optam por trabalhar de forma autônoma ficam perdidas. Uma das principais questões é: o psicólogo pode ser Simples Nacional?
A resposta é sim. O psicólogo pode ser Simples Nacional. Mas a questão vai além disso. A ponto principal é se realmente compensa ser Simples Nacional…
Índice
Outros tipos de tributação
Existem, hoje em dia, vários tipos de sistema de tributação. E o Simples Nacional é um deles. Para além deste, há sistemas como o MEI, o lucro real e o lucro presumido.
Qual será que o psicólogo deve escolher?
Bom, a resposta para essa pergunta é: essa questão tem diversas variáveis!
O sistema de tributação pelo qual um psicólogo deve optar deve ser escolhido tendo como base algumas análises que levam em conta diversas variáveis.
A primeira coisa a se avaliar é se esse tipo de atividade engloba-se nas aceitas pelo sistema tributário. O MEI, por exemplo, foi criado apenas para colocar trabalhadores que possuem profissões não legisladas dentro da legalidade. A psicologia, por sua vez, é uma profissão que possui legislação própria, o que a exclui da área de atuação do MEI.
Mas o psicólogo pode atuar nos demais sistemas de tributação, inclusive, como já mencionado, no Simples Nacional.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somus pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
O simples nacional
O Simples Nacional acaba por ser uma das opções mais comuns. Isso porque o Simples Nacional é um tipo de tributação voltado para pequenas empresas, que lucram até R$ 4,8 milhões. Boa parte dos psicólogos acabam optando por esse sistema, já que suas margens de lucros ficam sobre esse intervalo e também porque esse tipo de imposto aceita o tipo de atividade exercida (CNAE 8650-0/03).
O psicólogo pode ser Simples Nacional porque essa tributação aceita as atividades de psicanálise, clínica de psicanálise, consultório de psicanálise, de clínica, consultório ou centro de psicologia e de serviços de psicologia.
O psicólogo, quando se enquadra no Simples Nacional, tem sua vida um pouco facilitada. Isso porque esse regime de tributação, como o próprio nome já diz, foi criado para facilitar a vida de pessoas com pequenos negócios. Essa modalidade oferece uma tributação simplificada, sendo que os tributos são pagos através de uma única guia de impostos, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples).
Sendo assim, ele engloba os seguintes impostos:
- Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Serviços (ISS);
- Encargo de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL).
Juntar todos esses impostos em um acaba por facilitar a vida de quem tem de se acertar com o fisco. Mas, apesar de acertar, essa tarefa não fica necessariamente fácil.
Quem opta pelo Simples Nacional ainda tem de desenvolver, durante o ano, uma série de atividades. É necessário emitir notas e guardá-las, além de armazenar todo tipo de entrada e saída de capital. O que não é tarefa muito simples.
Nós podemos ajudar você a se inscrever no Simples Nacional e também a fazer a sua contabilidade de maneira clara e assertiva, sempre com foco no desenvolvimento do seu negócio. Se você estiver precisando de suporte, procure-nos!
Será um grande prazer poder ajudar!
QUERO ATINGIR O SUCESSO EM MEU CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA!