Quem deve recorrer ao direito social?

Advogado Autônomo Contabilidade Em Brasília - Contabilidade em Brasília

Compartilhe nas redes!

Garantir que o Estado forneça serviços fundamentais com o objetivo de assegurar uma qualidade mínima de vida e dignidade à população. Esse é o objetivo do direito social, que engloba uma série de ações e leis na defesa da igualdade social e que estão previstas na Constituição Brasileira de 1988.

O direito social trata de defender questões envolvendo direitos humanos e sociais, como casos de segurança, educação, moradia e saúde, por exemplo. Desse modo, sempre que uma pessoa ou grupo tiver um direito desrespeitado, pode recorrer ao Poder Judiciário e reivindicar que a lei seja cumprida.
Isso se aplica a atendimentos médicos através do Sistema Único de Saúde (SUS), acesso ao ensino público, proteção policial e questões da área da previdência social, como aposentadoria, pensões, entre outros.
Vale lembrar que quando se fala em Estado, trata-se das três esferas: União, estados e municípios, os quais têm suas responsabilidades quando se fala em direito social.

Como exigir meus direitos?

Sempre que a pessoa sentir que algum direito social está sendo desrespeitado, pode fazer uma denúncia no órgão responsável. Se a família tiver dificuldade em encontrar vagas para a criança ou tiver a matrícula recusada, por exemplo, pode buscar a Secretaria Municipal ou Estadual de Educação, ou o Ministério da Educação (MEC).
Caso isso não seja suficiente, a pessoa pode buscar o Ministério Público e fazer uma denúncia da irregularidade. O órgão é responsável por verificar a possível violação de direitos e tomar as medidas adequadas.
Além disso, é importante o acompanhamento e assessoramento de um advogado especializado em direito social. Em muitos casos, aliás, a presença do profissional é obrigatória.
Ademais, a falta de conhecimento às vezes faz com que muitos direitos sejam negados. Desse modo, o advogado prestará todo o auxílio e buscará o cumprimento da lei. Vale lembrar ainda que alguns casos podem ainda gerar indenizações à pessoa que teve seus direitos negados.
shutterstock-576213547.jpg

Quais são os direitos sociais básicos?

Conforme previsto na Constituição Brasileira de 1988, os direitos sociais que devem ser garantidos pelo Estado são:

  • Educação: trata-se de um direito de todos, e de um dever por parte do Estado e também da família, que tem a obrigação de matricular a criança na escola.
  • Saúde: a garantia de contar com atendimentos médicos tanto na prevenção como no tratamento de doenças.
  • Alimentação: é obrigação do Estado fornecer mecanismos que garantam a alimentação da população, como por meio de programas sociais, por exemplo.
  • Trabalho: prevê que toda pessoa tem direito ao trabalho, a escolher o emprego e também a contar com condições favoráveis para o desempenho da função. Também assegura remunerações e direitos.
  • Transporte: a oferta de um transporte adequado para a locomoção da pessoa também é um dos direitos sociais.
  • Moradia: visa a garantia de um local digno e adequado para que a intimidade e proteção da família.
  • Lazer: trata-se da obrigação do Estado de garantir opções de lazer à população. Também se aplica à garantia de descanso ao trabalhador entre as jornadas de trabalho.
  • Segurança: é a obrigação do Estado de proteger a vida do cidadão, além de zelar pela boa convivência social e garantir locais adequados para a prisão de quem é condenado por algum crime.
  • Previdência social: visa garantir o pagamento dos benefícios por invalidez, auxílio maternidade, auxílio reclusão, pensão, auxílio desemprego, aposentadoria, entre outros. Também em casos de prestação continuada, como acompanhamentos médicos e odontológicos, remédios, etc.
  • Proteção à maternidade e à infância: prevê a assistência previdenciária para assegurar o direito à vida e à dignidade, promovendo a saúde materna e desenvolvimento da criança.
  • Assistência aos desamparados: essa assistência a necessitados deve ser garantida pelo Estado mesmo se a pessoa não contribui com a Previdência Social.

Você teve algum direito negado e gostaria de saber como agir? Contate um advogado especializado em direito social.
Fonte: MundoAdvogados.com.br

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Facilidade para realizar uma compra, para fazer um pagamento bancário…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top