Saiba como funciona a folha de pagamentos e a emissão das guias tributárias.

Compartilhe nas redes!

Entenda a importância da folha de pagamento e da emissão das guias tributárias para as empresas

Todas as empresas devem respeitar a lei no que diz respeito às contratações trabalhistas e pagamentos de tributos. Para não ter problemas é essencial que todo o processo seja acompanhado por um contador.

Para manter sua empresa viva, é crucial estar em dia com o Governo, então, uma das formas de alcançar esse objetivo, é recolher os tributos através da emissão das guias tributárias referentes à folha de pagamentos.
Uma empresa deve estar atenta às leis trabalhistas e tributárias para não correr o risco de sofrer multas e processos. Para isso é importante contar com o apoio de profissionais contábeis para cuidar de toda a parte burocrática do seu negócio.
Veja mais sobre a importância da folha de pagamento lendo o texto a seguir.

Como funciona a folha de pagamentos?

Folha de pagamentos é o nome dado a um documento onde estão registrados todos os valores pagos aos trabalhadores de uma empresa.
Dessa forma, para fazer o registro correto, todas essas informações financeiras devem ser transformadas em dados contábeis para que seja calculado o pagamento bruto e líquido.
Em cada documento, os dados podem ser distintos, porque diversos fatores interferem na remuneração de cada empregado, e, por isso, é necessário estar atento quando for realizar os cálculos.
Contudo, de qualquer forma, os tributos que a empresa deve recolher mensalmente na folha de pagamentos deverão ser os mesmos nessa situação.
Confira abaixo mais sobre esse assunto.

Emissão das guias tributárias: conheça os principais tributos

Por ser uma empresa, diversos dados cadastrais serão preenchidos na emissão das guias tributárias, com informações dos funcionários para o cadastro, para que sejam recolhidos os seguintes tributos:
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): o famoso FGTS é responsável por amparar o empregado em caso de demissão sem justa causa. É determinado por lei a alíquota de 8% sobre o salário bruto, e de 2%, caso o funcionário seja Aprendiz. O valor é recolhido mensalmente;
Instituto Nacional de Previdência Social (INSS): todos os meses também é descontado outro imposto, que é utilizado para pagar aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, etc;
Imposto de Renda (IR): para o IR, a cobrança recai sobre os valores recebidos mensalmente pelos funcionários e varia de acordo com a faixa salarial de cada um deles.
Para evitar correr o risco de cometer erros ao calcular os tributos e cadastrar os dados cadastrais dos funcionários na emissão das guias tributárias, deixe essas questões sob a responsabilidade de um contador.
Por isso, uma empresa deve investir em uma boa gestão tributária para evitar vários problemas com a lei que, até mesmo, possam afetar negativamente seu fluxo de caixa.

Somus: trazemos soluções contábeis e fiscais para a sua empresa

Como você viu no artigo, administrar os tributos relacionados à folha de pagamentos de uma empresa e preencher dados cadastrais de vários funcionários na emissão das guias tributárias podem ser tarefas complexas.
No entanto, um bom planejamento tributário vai ajudar a reduzir riscos de irregularidades com órgãos fiscais. 
Entre em contato conosco para evitar erros nesses procedimentos. Acesse a nossa página e tire todas as suas dúvidas!
Ter uma assessoria contábil na minha empresa

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Talvez a reforma possa piorar! "Todos sabemos que a partir…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top