Saiba como funciona a folha de pagamentos e a emissão das guias tributárias.

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Nesse artigo você vai ver:

Entenda a importância da folha de pagamento e da emissão das guias tributárias para as empresas

Todas as empresas devem respeitar a lei no que diz respeito às contratações trabalhistas e pagamentos de tributos. Para não ter problemas é essencial que todo o processo seja acompanhado por um contador.

Para manter sua empresa viva, é crucial estar em dia com o Governo, então, uma das formas de alcançar esse objetivo, é recolher os tributos através da emissão das guias tributárias referentes à folha de pagamentos.
Uma empresa deve estar atenta às leis trabalhistas e tributárias para não correr o risco de sofrer multas e processos. Para isso é importante contar com o apoio de profissionais contábeis para cuidar de toda a parte burocrática do seu negócio.
Veja mais sobre a importância da folha de pagamento lendo o texto a seguir.

Como funciona a folha de pagamentos?

Folha de pagamentos é o nome dado a um documento onde estão registrados todos os valores pagos aos trabalhadores de uma empresa.
Dessa forma, para fazer o registro correto, todas essas informações financeiras devem ser transformadas em dados contábeis para que seja calculado o pagamento bruto e líquido.
Em cada documento, os dados podem ser distintos, porque diversos fatores interferem na remuneração de cada empregado, e, por isso, é necessário estar atento quando for realizar os cálculos.
Contudo, de qualquer forma, os tributos que a empresa deve recolher mensalmente na folha de pagamentos deverão ser os mesmos nessa situação.
Confira abaixo mais sobre esse assunto.

Emissão das guias tributárias: conheça os principais tributos

Por ser uma empresa, diversos dados cadastrais serão preenchidos na emissão das guias tributárias, com informações dos funcionários para o cadastro, para que sejam recolhidos os seguintes tributos:
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): o famoso FGTS é responsável por amparar o empregado em caso de demissão sem justa causa. É determinado por lei a alíquota de 8% sobre o salário bruto, e de 2%, caso o funcionário seja Aprendiz. O valor é recolhido mensalmente;
Instituto Nacional de Previdência Social (INSS): todos os meses também é descontado outro imposto, que é utilizado para pagar aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, etc;
Imposto de Renda (IR): para o IR, a cobrança recai sobre os valores recebidos mensalmente pelos funcionários e varia de acordo com a faixa salarial de cada um deles.
Para evitar correr o risco de cometer erros ao calcular os tributos e cadastrar os dados cadastrais dos funcionários na emissão das guias tributárias, deixe essas questões sob a responsabilidade de um contador.
Por isso, uma empresa deve investir em uma boa gestão tributária para evitar vários problemas com a lei que, até mesmo, possam afetar negativamente seu fluxo de caixa.

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Como você viu no artigo, administrar os tributos relacionados à folha de pagamentos de uma empresa e preencher dados cadastrais de vários funcionários na emissão das guias tributárias podem ser tarefas complexas.
No entanto, um bom planejamento tributário vai ajudar a reduzir riscos de irregularidades com órgãos fiscais. 
Entre em contato conosco para evitar erros nesses procedimentos. Acesse a nossa página e tire todas as suas dúvidas!
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