Aprenda criar um bom planejamento estratégico para advocacia

Compartilhe nas redes!

Você montou um escritório de advocacia e seu desejo, naturalmente, é crescer, prosperar, tornar seu escritório conhecido e respeitado. Contudo, é certo que você tem muitos advogados concorrentes no mercado e precisa encontrar um diferencial para ser notado.
Crescer e se tornar conhecido exige muita dedicação e planejamento, e essa situação não é apenas com relação a escritórios de advocacia. Se você tem perspectivas e busca reconhecimento, é hora de fazer um bom planejamento estratégico.
O andamento dos trabalhos de um escritório de advocacia pode acontecer de uma forma normal e corriqueira ou você pode tomar as rédeas e estabelecer o seu roteiro. É exatamente aí que entra a importância de um planejamento estratégico.
O planejamento estratégico é uma excelente ferramenta, principalmente porque a única certeza que você pode ter sobre o seu negócio é que as coisas provavelmente não irão sair de acordo como planejado.
Contudo, o que devemos entender que é o planejamento estratégico para advocacia é um caminho que permite ajustar todos os imprevistos que possam acontecer, permitindo fazer os ajustes necessários sempre que houver qualquer mudança e levando o escritório de advocacia para seus objetivos.
Com um planejamento estratégico bem elaborado, o escritório de advocacia terá como aproveitar todas as oportunidades que surgirem, sabendo que terá condições de atendê-las.

O que é o planejamento estratégico para o escritório de advocacia?

Para definir em poucas palavras, o planejamento estratégico para um escritório de advocacia é estabelecer objetivos e metas bem definidas, com ferramentas que possam levar os profissionais até onde eles almejam.
Através do planejamento estratégico e de suas ferramentas, o advogado terá melhores condições de entender o mercado em que está inserido, poderá tomar as melhores decisões com relação ao escritório e saberá avaliar detalhadamente as condições de seu empreendimento.
Para começar a elaboração do planejamento estratégico do escritório de advocacia é preciso tratar o estabelecimento como uma empresa normal e comum, da mesma forma que tantas outras das mais diversas atividades, mesmo que o advogado seja um profissional autônomo e que esteja trabalhando sozinho, tendo apenas uma secretária.
Partindo da premissa de considerar o escritório de advocacia como uma empresa, torna-se mais fácil entender que o escritório exige a execução de tarefas rotineiras, que atua com prestação de serviços, e que tem como objetivo principal conseguir lucratividade.
A partir daí, o advogado deve tomar as atitudes necessárias para tratar o escritório de advocacia como uma empresa, definindo gastos necessários, custos que podem ser cortados, o valor do seu pró-labore, o recolhimento de impostos, o salário dos funcionários, os meios de pagamento que irá oferecer aos seus clientes, sua área de atuação, o público-alvo que irá atender e em quanto tempo espera o retorno de seu investimento.
O advogado, ao abrir um escritório de advocacia, a princípio não conhece administração, uma vez que seu curso foi voltado para o Direito e, por isso, deve contar com a ajuda de um contador, que poderá orientá-lo com relação às ferramentas que irá usar para montar o seu planejamento estratégico.

As ferramentas que devem ser usadas no planejamento estratégico

A aplicação das seguintes ferramentas permite elaborar um planejamento estratégico adequado para o escritório de advocacia:

        1-Análise SWOT

A análise SWOT, ou matriz FOFA, em português, permite que o advogado possa corrigir todas as deficiências do escritório de advocacia, valorizando as oportunidades e ganhando mais eficiência e competitividade. A análise SWOT trabalha com a avaliação de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses) Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

        2-Construção de cenários

O planejamento estratégico deve ter cenários e valores criados para as mais diversas situações. O escritório de advocacia precisa ter os cenários projetados de forma otimista e pessimista para o futuro, estabelecendo-se prazos determinados, como, por exemplo, para os próximos 2, 4 e 6 meses, e para os próximos anos.

        3-Plano PDCA

O plano PDCA traz as iniciais em inglês das atividades (Plan, Do, Check, Action), com uma sequência que deve ser seguida sempre que uma decisão for tomada. O plano estabelece Planejamento, Execução, Análise e Ação de melhoria, fazendo-se a avaliação do que foi realizado e tomando as providências para evitar possíveis erros.

        4-5WH2

A ferramenta 5WH2 é formada por sete questões a serem feitas sempre que um novo projeto for iniciado, identificando o que deve ser feito, quem vai fazer, quando, onde e porque cada ação deve ser tomada, além de seu custo (What, Who, When, Where, Why, How e How Much).
Para implementar essas ferramentas e elaborar o planejamento estratégico do escritório de advocacia, fale com seu contador. Ele poderá oferecer todas as informações necessárias para que você tenha sucesso com seu escritório.
Gostou? Confira mais 6 dicas que irão ajudá-lo a captar mais clientes para o seu escritório de advocacia.
A Capital é uma empresa de contabilidade, cuja especialidade é o setor jurídico. Contate- nos e obtenha todo o apoio necessário para contar com os resultados do seu negócio.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Se Destacarentre As Demais Imobiliarias Da Sua Regiao Agora Mesmo Blog - Contabilidade em Brasília

Como se destacar: o que fazer em sua imobiliária?

Saiba como se destacar entre as demais imobiliárias da sua região Conheça algumas técnicas que podem ser decisivas na hora de obter destaque em meio ao mercado imobiliário A busca por melhores estratégias e maneiras de aumentar as vendas, ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Uma das grandes dificuldades para captar clientes na advocacia é…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top